Tabela 1: Vantagens e desvantagens do anterior standard JPEG.
JPEG ``baseline'' Vantagens Desvantagens · baixos requisitos de memória · resolução única · baixa complexidade · qualidade única · taxa de compressão eficiente · impossibilidade de especificar o débito binário · utilização do modelo visual · não existe compressão sem perdas · robustez · não existe tiling · não é possível especificar regiões de interesse · efeito de bloco · fraca resiliência a erros
No descodificador, o índice de quantificação é descodificado e convertido no respectivo valor quantificado. Este processo é designado de ``desquantificação''.
No codificador JPEG, a imagem é primeiro dividida em blocos de 8 × 8 amostras. Para imagens típicas, os pixels de cada bloco contêm alguma redundância espacial que é explorada pela transformada DCT.
Esta ordenação faz com que os coeficientes não nulos de baixa frequência fiquem agrupados facilitando a operação do codificador entrópico. O primeiro coeficiente (coeficiente DC ou valor médio), que contém uma parte significativa da energia da imagem, é codificado de forma diferencial, tirando partido do facto do valor médio não variar substancialmente de bloco para bloco.
A seguir descrevem-se os vários blocos do codificador de imagem JPEG2000.
|
|
|
Esta transformada tem as seguintes características:
A grande vantagem da transformada de wavelet reside no facto das funções wavelet serem localizadas no tempo e na frequência. Por exemplo, na análise das descontinuidades dum sinal, o desejável é ter-se funções base de curta duração. Por outro lado, se se pretender resolução na frequência o desejável é ter-se funções base de longa duração. Então, o ideal seria ter umas funções base de alta frequência e curta duração, e outras de baixa frequência e longa duração temporal.
A vantagem deste esquema reside no facto ser necessário desenhar apenas dois filtros, LP e HP, sendo os outros filtros obtidos por iterações sucessivas; este método tem como desvantagem a cobertura fixa do espectro.
Para realizar a ``desquantificação'' é usada a seguinte regra: onde q é o índice de quantificação, Db é o passo de quantificação, z é o valor reconstruído (com erro de quantificação), sign(q) representa o sinal de q e r é o desvio (``bias'') de reconstrução:
A organização em bit-planes tem várias vantagens incluindo descodificação progressiva dos índices de quantificação e codificação eficiente realizada pelo codificador entrópico [9].
A organização dos code-blocks em bit-planes é apresentada na figura 15.
Na transmissão progressiva, podem ser configurados os seguintes modos: