Joint Stereo Coding

 

Na norma AAC existem duas técnicas de codificação stereo de sinais:

 

 

Essas duas técnicas são combinadas sendo aplicadas a diferentes gamas de frequências.

 

            Codificação Stereo M/S

 

Este algoritmo aplica uma matriz aos sinais do canal da direita e ao sinal do canal da esquerda, e calcula as diferenças entre os dois sinais.

Quando um sinal está concentrado no meio da imagem stereo, o algoritmo M/S stereo consegue poupar significativamente em débito binário. Também importante é o facto de quando aplicado a matriz inversa no descodificador o ruido de quantização torna-se correlacionado e acaba por ficar no meio da image stereo sendo assim mascarado pelo sinal.

 

Codificação Stereo de Intensidade

 

Este algoritmo possibilita poupar no débito binário com a substituição dos sinais do canal da esquerda e do canal de direita por um único sinal e informação direcional. Esta substituição é justificada para altas frequências pois o sistema auditivo humano é insensível à fase do sinal para frequências acima de 2kHz. A codificação stereo de Intensidade é por definição um método de codificação com perdas, logo é principalmente usado para baixos débitos binários. Para codificação à mais altos débitos binário é usado somente a codificação Stereo M/S.