Introdução
O Advanced Audio Coding (AAC) é um algoritmo de codificação de audio de banda larga, que foi desenvolvido tendo em vista cumprir os objectivos estipulados pela norma ITU-R TG10-2/3, que exigia uma codificação de audio em que não fosse perceptível perda de qualidade, a ritmos de/inferiores a 384 kb/s. Teste efectuados em 1996 pela BBC no Reino Unido e pela NHK no Japão mostraram ser possível satisfazer as exigencias da norma, a apenas 320 kb/s.
O AAC foi desenvolvido pelo grupo MPEG, que inclui empresas tais como a Dolby, Fraunhofer, AT&T, Sony e Nokia (companhias que foram também responsáveis pelo desenvolvimente das ferramentas audio MP3 e AC3 (Dolby Digital) ). Devido à sua excelente qualidade a vários bitrates, o uso da norma AAC está a começar a ser adoptado em larga escala. A titulo de exemplo, toda a musica vendida no site Itunes Music Store, um dos maiores sites de venda de musica online, está codificada em AAC. O MPEG-2 usa também o AAC para codificação de audio, num regime de não retro-compatibilidade com o MPEG-1(que usa o MP3). Foi ainda adoptado pelos maiores standards, como o ISO MPEG (MPEG-4), 3GPP, 3GPP2, DVB e radio por satélite XM. Por exemplo, o AAC é o formato audio usado no sistema de Digital Broadcast japonês, o ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting), é utilizado em vários sistemas portáteis de som (como telemóveis e leitores de memória flash) e é suportado pela maioria dos softwares reprodutores de audio usados hoje em dia (como o Media Player e o WinAmp). É também famoso no meio, o codificador AAC da Nero, o Nero Digital Audio, capaz de produzir audio nos variados perfis.
O MPEG-2 define 3 perfis diferentes de codificação de audio, usando as várias ferramentas do AAC. São estes:
· Low Complexity Profile (LC), o mais simples e mais usado;
· Main Profile (MAIN), baseado no LC mas melhor através do uso de backward prediction;
· Sample-Rate Scalable (SRS), menos complexo que os anteriores mas permite escalabilidade para larguras de banda reduzidas;
O MPEG-4, além de todos os perfis usados no MPEG-2, inclui um perfil adicional:
Existem ainda algumas variantes do codificador AAC:
Desde alguns anos que muitos telemoveis fabricados por grandes marcas tais como Nokia, Motorola, Samsung e Sony Ericsson tem suportado o formato AAC. No ano de 2005 o mercado dos telemóveis com acesso a música aumentou drásticamente o que confirma a tendencia das grandes marcas em fabricarem cada vez mais telemoveis com tecnologia para o suporte deste formato de codificação de audio.