DVB-H
FUNCIONAMENTO DESIGN E IMPLEMENTAÇÃO

DESIGN E IMPLEMENTAÇÃO

A estrutura conceptual de um receptor de DVB-H é retratada na figura 7. Inclui um desmodelador de DVB-H e um terminal de DVB-H. Este por si, inclui um desmodelador de DVB-T, um módulo de time-slicing e um módulo de MPE-FEC.

 

 

Fig. 7 - Estrutura conceptual de um receptor de DVB-H. (ampliar imagem)

 

- O desmodulador do DVB-T recupera os pacotes de fluxo de transporte MPEG-2 do sinal RF DVB-T recebido. Oferece 3 modos de transmissão: 8K, 4K e 2K com o correspondente TPS (Transmitter Parameter Signalling ). De notar que no modo 4K, os interleavers e a sinalização TPS DVB-H estão definidos no contexto do DVB-H.

 

- O módulo de time-slicing, “fornecido” pelo DVB-H, tem como objectivo reduzir o consumo de energia, além de oferecer uma “handover” de frequência suave.

- O módulo MPE-FEC, fornecido pelo DVB-H, além da transmissão de camada física, oferece uma função complementar de correcção de erros que permite ao receptor resolver situações onde a recepção é particularmente difícil.

 

Um exemplo da utilização de DVB-H para a transmissão de serviços IP é dado na figura 8. Neste exemplo, ambos os tradicionais serviços MPEG-2 e os serviços DVB-H “time-sliced” são transportados através do mesmo multiplexer. O terminal manual apenas descodifica/utiliza serviços IP. De notar que o modo 4K e os interleavers não estão disponíveis em casos onde o multiplexer é partilhado entre serviços destinados a receptores DVB-T e serviços para aparelhos DVB-H.

 

 

Fig. 8 - Uma descrição conceptual de usar um sistema de DVB-H (compartilhando um MUX com serviços MPEG-2). (ampliar imagem)