DVB-S

É um mecanismo de difusão via satélite que permite transmitir qualquer tipo de dados codificados com a norma MPEG-2 (recentemente em MPEG-4), o que resulta, num maior aproveitamento da largura de banda em relação ao sistema analógico. Nesta norma, o processamento de canal pode ser representado por várias funções que são:

 

· Dispersão de energia

· Codificador Reed-Solomon

· Interleaving

· Codificador convulucional

· Formatação de banda de banda de base

 

 e um modulador QPSK (Quaternary Phase  Shift Keying), como se encontra de na figura 5.

 

 

Figura 5-Sistema de transmissão DVB-S

 

O sistema DVB-S é uma arquitectura em camadas, sendo a camada de nível mais elevado o fluxo de bits correspondente aos dados a serem enviados (vídeo, áudio e dados de sincronização para o descodificador) que para o efeito são agrupados em pacotes de 188 bytes. Estes pacotes contêm a informação comprimida pelo codificador MPEG-2. Este sistema especifica também as taxas de compressão/transmissão possíveis para o codificador MPEG-2 operar, que variam tipicamente entre 1Mbps e 5Mbps por camada, com possibilidade de serem automaticamente ajustadas aos conteúdos transmitidos, e poderem ser alteradas sem interrupção da transmissão.

 

Dispersão de energia

 

Este bloco reorganiza a sequência de bits, de modo a obter transições binárias em número adequado para garantir a sincronização do receptor. Ela é conhecida como função de scrambling, e é implementada por um gerador polinomial (1+X14+X15).

 

Codificador Reed-Solomon

 

É um código de blocos que permite a detecção e correcção de símbolos errados. Em combinação com o Interleaver, consegue-se obter bons desempenhos para erros de rajadas. A percentagem de dados adicionada (overhead) é de 16/188=8,5% e o código tem capacidade de corrigir 8 bits em cada bloco; se houver mais do que 8 bits errados no bloco, é dada a indicação da impossibilidade de corrigir os erros.

Para complementar o codificador Reed-solomon, usa-se o codificador convolucional e Puncturing. Este código é normalmente referenciado como RS (204, 188, T=8).

 

Interleaving

 

Ordena os símbolos de forma a corrigir os erros de rajada e de bit de uma forma eficiente. Ela é utilizada juntamente com o codificador Reed-Solomon com objectivo de aumentar a eficiência deste último.

 

Formatação de banda de banda de base

 

Esta função combina símbolos correspondentes a pulsos rectangulares. Ela consiste num filtro coseno-elevado (raised-cosine), que permite limitar a largura de banda (LB) e minimizar a interferência inter-simbolica dos canais. A LB é dada por BB=0.5RS(1+), em que RS é o debito em símbolo/s e o factor de decaimento (roll-off factor) do filtro, que pode variar entre 0 e 1. Sendo neste sistema (DVB-S) .

 

Modulador QPSK

 

É uma modulação de fase, em que a informação transmitida está contida na fase de sinal, sendo a largura de banda ocupada pelo sinal modulado o dobro do sinal em banda de base.

 

DVB-S2

 

É uma versão melhorada do DVB-S que será provavelmente mais usado num futuro próximo. Os receptores de satélite estarão equipados com as duas normas (DVB-S e DVB-S2). Actualmente utiliza-se esta norma principalmente em HDTV (High definition TV), enquanto que a norma DVB-S tem sido usado para SDTV (Standard TV). O desenvolvimento da norma DVB-S2 coincidiu com a introdução do HDTV e a norma H.264 (MPEG-4).

Para a codificação de canal o DVB-S2 usa uma codificação mais complexa e mais eficaz, o Reed-Solomon do DVB-S é substituído por um código BCH (Bose, Ray-Chaudhuri, Hocquenghem) com capacidade de correcção de 8 a 12 bits.

O DVB-S2 tira proveito dos avanços recentes em modulação e codificação de canais que proporcionam um aumento de 30% de desempenho e uma recepção mais robusta em comparação com o DVB-S nas mesmas condições de transmissão.

 

 

O caso português

 

O serviço digital via satélite existe em portugal desde 1998. A operadora TV Cabo fornece o serviço e opera em Hispasat.

Em Portugal a primeira estação com perspectiva de emitir em alta definição é o canal TVI (televisão independente).

TV DIGITAL EM PORTUGAL

Tomorow’s TV Today!