DVB-S |
É um mecanismo de difusão via satélite que permite transmitir qualquer tipo de dados codificados com a norma MPEG-2 (recentemente em MPEG-4), o que resulta, num maior aproveitamento da largura de banda em relação ao sistema analógico. Nesta norma, o processamento de canal pode ser representado por várias funções que são:
· Dispersão de energia · Codificador Reed-Solomon · Interleaving · Codificador convulucional · Formatação de banda de banda de base
e um modulador QPSK (Quaternary Phase Shift Keying), como se encontra de na figura 5.
Figura 5-Sistema de transmissão DVB-S
O sistema DVB-S é uma arquitectura em camadas, sendo a camada de nível mais elevado o fluxo de bits correspondente aos dados a serem enviados (vídeo, áudio e dados de sincronização para o descodificador) que para o efeito são agrupados em pacotes de 188 bytes. Estes pacotes contêm a informação comprimida pelo codificador MPEG-2. Este sistema especifica também as taxas de compressão/transmissão possíveis para o codificador MPEG-2 operar, que variam tipicamente entre 1Mbps e 5Mbps por camada, com possibilidade de serem automaticamente ajustadas aos conteúdos transmitidos, e poderem ser alteradas sem interrupção da transmissão.
Dispersão de energia
Este bloco reorganiza a sequência de bits, de modo a obter transições binárias em número adequado para garantir a sincronização do receptor. Ela é conhecida como função de scrambling, e é implementada por um gerador polinomial (1+X14+X15).
Codificador Reed-SolomonÉ um código de blocos que permite a detecção e correcção de símbolos errados. Em combinação com o Interleaver, consegue-se obter bons desempenhos para erros de rajadas. A percentagem de dados adicionada (overhead) é de 16/188=8,5% e o código tem capacidade de corrigir 8 bits em cada bloco; se houver mais do que 8 bits errados no bloco, é dada a indicação da impossibilidade de corrigir os erros. Para complementar o codificador Reed-solomon, usa-se o codificador convolucional e Puncturing. Este código é normalmente referenciado como RS (204, 188, T=8).
InterleavingOrdena os símbolos de forma a corrigir os erros de rajada e de bit de uma forma eficiente. Ela é utilizada juntamente com o codificador Reed-Solomon com objectivo de aumentar a eficiência deste último.
Formatação de banda de banda de baseEsta função combina símbolos correspondentes a pulsos rectangulares. Ela consiste num filtro coseno-elevado (raised-cosine), que permite limitar a largura de banda (LB) e minimizar a interferência inter-simbolica dos canais. A LB é dada por BB=0.5RS(1+
|
TV DIGITAL EM PORTUGAL |
Tomorow’s TV Today! |