Comparativo entre codec’s |
5. Conclusão
Apesar da antiguidade, ou mesmo por causa da mesma, o MP3 continua a ser o formato de áudio mais utilizado pelos leitores de todo o mundo. É deveras complicado alterar hábitos, ou mesmo tentar modificar algo que as pessoas sintam preencher os seus requisitos, neste caso, auditivos. Com o aparecimento do AAC, e mesmo do Ogg Vorbis, atinge-se uma maior eficiência mas com o custo de maior complexidade, quer em termos do sistema do codificador, quer em necessidade computacional. Num mundo a acompanhar o avanço tecnológico, e principalmente na área das telecomunicações (geração 3G, por exemplo), procura-se conseguir uma qualidade subjectiva tão boa quanto possível, e que ocupe a menor banda possível. Deste ponto de vista, o AAC oferece-nos essa possibilidade, e o mesmo tem servido como base para o desenvolvimento de aplicações áudio dos telemóveis, por exemplo. Tendo em conta as patentes, e estas apresentam-se como um factor muito importante no desenvolvimento de codecs de áudio, o Ogg Vorbis oferece-nos uma maior liberdade do ponto de vista financeiro. Ainda assim, a sua utilização, assim como o seu desenvolvimento, tem, por enquanto, uma utilização mais restrita do ponto de vista do utilizador. Em conclusão, o mercado de codecs de áudio tem sempre como meta atingir uma melhor performance em todos os aspectos, mantendo sempre a compatibilidade com os leitores já existentes, uma vez que o utilizador final procura sempre o melhor, mas não gosta muito da mudança. |
Comunicação Áudio e Vídeo |
Comparativo entre Mp3, aac e ogg vorbis |
Formato |
Ogg Vorbis |
MP3Pro |
MP3 |
AAC |
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Modo |
-q 0 (VBR for highest quality) |
-b 64 --managed (ABR for streaming) |
64kbps slowest high quality, allow mid/side, allow intensity stereo |
64kbps -qual 9, 22khz sampling by default |
64 kbps, no intensity stereo selectable, 32khz sampling by default |
Bitrate real (kbps) |
69 |
62 |
64 |
64 |
69 |
Amostra Comprimida |
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Amostra PCM |
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MP3 |
AAC |
Ogg Vorbis |
Vantagens |
· Aceitação no mercado · Reconhecido por praticamente todos os hardwares e aparelhos leitores de áudio · Norma da ISO e parte das especificações do MPEG · Baixa complexidade com alta velocidade de descodificação |
· Suporta várias taxas de amostragem (8000-96000 Hz) · Multicanais (até 48 canais) · Atinge a transparência por volta dos 150 kbps · Usa MDCT pura e blocos de comprimento variável · Maior flexibilidade na criação de codecs (diferentes perfis) · Norma ISO e parte das especificacões MPEG-2 e MPEG-4 · Começa a ser reconhecido por vários aparelhos leitores de áudio |
· Livre de patentes · Boas performances a baixos débitos binários · Melhor performance a 128 kbps · Apropriado para os fluxos binários utilizados na internet · Potencial para ser melhorado no futuro |
Desvantagens |
· Baixa performance/eficiência em relação a codecs modernos · Débito binário máximo suportado (320 kbps) começa a ser insuficiente · Sem implementação de multicanais · Desapropriado para áudio de alta definicão (taxas de amostragem maiores do que 48kHz) |
· Patentes · Alta complexidade · Demasiadas versões de AAC nem todas suportadas pelos aparelhos leitores de áudio |
· Desenvolvimento oficial limitado · Alta complexidade · Descodificação intensa em termos computacionais · Falta de acoplamento e sincronização nos multicanais utilizados |