Comparativo entre codec’s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Conclusão

 

Apesar da antiguidade, ou mesmo por causa da mesma, o MP3 continua a ser o formato de áudio mais utilizado pelos leitores de todo o mundo. É deveras complicado alterar hábitos, ou mesmo tentar modificar algo que as pessoas sintam preencher os seus requisitos, neste caso, auditivos.

             Com o aparecimento do AAC, e mesmo do Ogg Vorbis, atinge-se uma maior eficiência mas com o custo de maior complexidade, quer em termos do sistema do codificador, quer em necessidade computacional. Num mundo a acompanhar o avanço tecnológico, e principalmente na área das telecomunicações (geração 3G, por exemplo), procura-se conseguir uma qualidade subjectiva tão boa quanto possível, e que ocupe a menor banda possível. Deste ponto de vista, o AAC oferece-nos essa possibilidade, e o mesmo tem servido como base para o desenvolvimento de aplicações áudio dos telemóveis, por exemplo.

             Tendo em conta as patentes, e estas apresentam-se como um factor muito importante no desenvolvimento de codecs de áudio, o Ogg Vorbis oferece-nos uma maior liberdade do ponto de vista financeiro. Ainda assim, a sua utilização, assim como o seu desenvolvimento, tem, por enquanto, uma utilização mais restrita do ponto de vista do utilizador.

Em conclusão, o mercado de codecs de áudio tem sempre como meta atingir uma melhor performance em todos os aspectos, mantendo sempre a compatibilidade com os leitores já existentes, uma vez que o utilizador final procura sempre o melhor, mas não gosta muito da mudança.

Comunicação Áudio e Vídeo

Comparativo entre Mp3, aac e ogg vorbis

Formato

Ogg Vorbis

MP3Pro

MP3

AAC

Modo

-q 0 (VBR for highest quality)

-b 64 --managed (ABR for streaming)

64kbps slowest high quality, allow mid/side, allow intensity stereo

64kbps -qual 9, 22khz sampling by default

64 kbps, no intensity stereo selectable, 32khz sampling by default

Bitrate real (kbps)

69

62

64

64

69

Amostra Comprimida

.ogg

.ogg

.mp3

.mp3

.mp4

Amostra PCM

.wav

.wav

.wav

.wav

.wav

 

MP3

AAC

Ogg Vorbis

Vantagens

· Aceitação no mercado

· Reconhecido por praticamente todos os hardwares e aparelhos leitores de áudio

· Norma da ISO e parte das especificações do MPEG

· Baixa complexidade com alta velocidade de descodificação

· Suporta várias taxas de amostragem (8000-96000 Hz)

· Multicanais (até 48 canais)

· Atinge a transparência por volta dos 150 kbps

· Usa MDCT pura e blocos de comprimento variável

· Maior flexibilidade na criação de codecs (diferentes perfis)

· Norma ISO e parte das especificacões MPEG-2 e MPEG-4

· Começa a ser reconhecido por vários aparelhos leitores de áudio

· Livre de patentes

· Boas performances a baixos débitos binários

· Melhor performance a 128 kbps

· Apropriado para os fluxos binários utilizados na internet

· Potencial para ser melhorado no futuro

Desvantagens

· Baixa performance/eficiência em relação a codecs modernos

· Débito binário máximo suportado (320 kbps) começa a ser insuficiente

· Sem implementação de multicanais

· Desapropriado para áudio de alta definicão (taxas de amostragem maiores do que 48kHz)

· Patentes

· Alta complexidade

· Demasiadas versões de AAC nem todas suportadas pelos aparelhos leitores de áudio

· Desenvolvimento oficial limitado

· Alta complexidade

· Descodificação intensa em termos computacionais

· Falta de acoplamento e sincronização nos multicanais utilizados