Dab vs fm

digital audio broadcasting

 Qualidade e eficiência

 

 

O fenómeno do multipercurso tem efeitos diferentes nos dois sistemas. Enquanto que em FM a sobreposição dos múltiplas reflexões recebidas tende a ser destrutiva, provocando desvanecimento rápido, no DAB há uma construção positiva associada a este fenómeno. Com a distância crescente ao local do emissor, o sinal recebido é cada vez mais fraco. Em FM isto é perceptível através da degradação da qualidade sonora e diminuição do volume mas no DAB o sinal é reproduzido sempre do mesmo modo, ainda que o sinal vá ficando mais fraco. Há, porém, relatos de um efeito sonoro de “lama borbulhante” quando a recepção do sinal DAB é fraca.

Devido ao uso de SFNs, o DAB faz uma gestão muito mais eficaz do espectro que o FM, permitindo que numa secção mais pequena deste sejam transmitidas mais estações.

A modulação em frequência exige a sintonia manual quando se pretende mudar de estação, algo que é automático em DAB uma vez que, ao escolher um multiplex, todos os canais nele contido são automaticamente sintonizados e dispostos para escolha no ecran. Para estações de cobertura nacional (ou, pelo menos, de vasta cobertura) é possível, no sistema DAB, atravessar o território mantendo sempre a sintonia na mesma frequência.

Com boas condições de recepção para ambos os sistemas, a qualidade sonora do DAB em relação ao FM é melhor se o débito binário do canal for igual ou superior a 192 kbit/s, como se observa na Fig. 3. Para cada um dos débitos binários é indicado o intervalo de qualidade sonora possível e, assinalado com uma marca,  os respectivos valores médios.

 

 

                      

Fig. 3: Comparação da qualidade sonora em DAB e em FM.

 

 Serviços

 

 

O DAB proporciona uma vasta gama de serviços para além de rádio, entre os quais: Electronic Programme Guide (EPG), que consiste num serviço onde o utilizador pode escolher o conteúdo por tempo, título, canal, género, entre outros, num ecran; Uma colecção de páginas HTML, conhecidas como Broadcast Web Sites; Apresentação de diapositivos, que pode ser sincronizada com as emissões de rádio; Vídeo, para o qual também já existe o serviço de Digital Video Bradcasting (DVB); Aplicações em plataforma Java; Encapsulamento do Internet Protocol (IP), que permite a emissão de grande quantidade de informação para muitos receptores em simultâneo, possibilitando o envio de jornais electrónicos – cobertura de uma grande área geográfica em tempo real, o jornal é disponivel logo que o documento seja produzido, em qualquer local do país, alterações são possíveis a qualquer momento, poderá haver um grande número de leitores, custos baixos, não é necessário o uso de recursos como o papel –, um teletexto mais sofisticado, mapas das estradas; Informação de trânsito – informação acerca dos problemas do trânsito, sugestões de estradas alternativas, etc, poderá ser transmitida por um dos canais DAB. A informação pode ser apresentada ao condutor por voz sintetizada ou no ecran, através de textos e mapas –, informação de viagem – sobre hotéis (e.g. preço dos quartos, imagens dos quartos), locais de eventos, existência de espaço livre em parques de estacionamento, bombas de abastecimento, localização de supermercados e outras informações –, transmissão de texto – suplemento de grande importância para um programa áudio, na actualidade, podendo mostrar detalhes sobre o compositor da música que está a passar, do programa que está no ar (como por exemplo o número de telefone, morada para enviar mais informações ou até mesmo um guia electrónico do programa) – que pode ser efectuada através de um de dois tipos de transmissão – Dynamic Label, funciona com mensagens curtas, com um limite de 128 caracteres, para serem mostradas num ecran simples do receptor com mais de 16 caracteres, usados para mostrar informação (nome da estação de rádio ou tipo de programas), e Interactive Text Transmission System (ITTS), que é o mais eficiente, permitindo operações sobre menus, transmitir texto texto à velocidade que a rádio desejar (pode mesmo transmitir a letra da música que está no ar), processar diversos conjuntos de informação em diversas línguas ou transmitir uma programação ao mesmo tempo que são dados detalhes sobre os programas que estão a passar. O ITTS suporta um variado leque de ecrans, desde 12 caracteres até ecrans a cores.