DTH

dth


Face à dificuldade em implementar redes de CATV em todo o país e à não rentabilidade em instalar fibra óptica em zonas menos povoadas, foi também adoptada uma outra tecnologia na difusão de televisão, o DTH.
O DTH é um sistema de emissão de televisão via satélite. Deste modo, para se ter acesso à emissão de televisão o cliente apenas tem de possuir uma antena parabólica e a respectiva “set-top box”.Os canais de transmissão existentes nos satélites permitem que o serviço disponibilizado seja de grande qualidade, permitindo serviços como o VoD e o “pay-per view”.
Por consequência o sistema terá uma arquitectura ligeiramente diferente do CATV.


dth
Figura3. Arquitectura de um sistema DTH[7]

Nesta arquitectura demonstra-se que devido à não existência de bi-direccionalidade, a interactividade realiza-se através de um canal de retorno diferente do de recepção como por exemplo a rede móvel.

dth2

Características

A grande vantagem do DTH será conseguir ter uma boa qualidade de televisão, estando em locais que não tenham uma boa cobertura de rede terrestre. As suas desvantagens prendem-se com o facto de que de periódicamente a parabólica terá de ser ajustada para que se tenha sempre uma boa linha de vista com o satélite, sendo a falta de linha de retorno também uma desvantagem de algum peso.