Impacto Sociológico

           A associação do formato MP3 com a Internet permitiu uma poderosa distribuição de música online, o que revolucionou o mundo da música.

           Alimentado pelo crescimento explosivo da Internet, o MP3 tornou-se o formato mais popular de ficheiros de música, tanto legais como ilegais. Foi bem sucedido porque o consumidor pensou nele como “CDs na Internet”, ou, em muitos casos, “CDs grátis na Internet”. A procura deste formato criou um ciclo: mais produtores criam conteúdo no formato MP3, o que por sua vez gera um aumento na procura de software e hardware MP3 (Figura 11).

 

Figura 11—”Ciclo do MP3”. [3]

 

           A atracção do consumidor pelo MP3 levou a indústria electrónica a criar o leitor portátil de música digital, com ele as pessoas passaram a poder localizar rapidamente a música pretendida, através da utilização de software que organiza a sua biblioteca musical (Figura 12) e a ouvi-la onde querem: em casa, na praia, nos transportes públicos, na rua, a praticar desporto, etc...

 

Figura 12—Exemplo de uma biblioteca musical da Xbox. [4]

 

           A razão pela qual o MP3 se tornou o formato de áudio mais utilizado na Internet prendeu-se com o facto de os detentores da patente terem permitido, durante algum tempo, que qualquer pessoa desenvolvesse um descodificador ou reprodutor gratuitamente. Por isso, no início, muitas pessoas desenvolveram reprodutores e outro software que se espalhou rapidamente. Em contrapartida, muitos outros formatos de áudio digital, que são mais eficientes ou têm um som melhor que o MP3, têm restrições sobre a forma como se pode empregar a sua tecnologia. Devido a este formato não ter segurança associada aos ficheiros, milhões deles são colocados diariamente na Internet. Os arquivos são suficientemente pequenos para serem descarregados facilmente, ou até mesmo enviados em anexo num e-mail para um amigo.

 

           Uma das vantagens do MP3 é ter uma perda de qualidade insignificante para o grande grau de compressão, permitindo o armazenamento online de “CDs” com qualidade musical, para não falar do aumento de capacidade dos discos rígidos e a sua diminuição de preço.

           O impacto do MP3 na sociedade, assemelha-se ao impacto que o rádio teve anteriormente.

 

 

O Porquê do Sucesso

MP3 - A Revolução do MPEG 1 – Layer III