Agora que os filmes podem ser feitos de modo digital, porque voltar para o modo antigo ? O preço dos projectores digitais esta a descer rapidamente e estão melhorando na qualidade. Os projectores de filme são caros no desenvolvimento e na distribuição filmes. Em adição uma cópia digital não perde qualidade cada vez que é reproduzida. Enquanto não for economicamente necessário que os cinemas façam uma transição imediata para a projecção digital iremos continuar na mesma, mas provavelmente será necessário ainda dentro desta década.
A definição de cinema digital está ainda a evoluir. As exigências de qualidade são muito mais elevadas do que são para o consumidor HD, Hollywood gosta desta maneira - querem ter a vantagem da experiência cinematográfica sobre a experiência em casa que vai para além das pipocas e bebidas. Espera-se que padrão que for adoptado para que a projecção cinemática seja bem além do padrão que será adoptado para o mercado de consumidores.
A notícia boa é que é já possível para a projecção digital igualar ou exceder a qualidade da projecção do filme. É simplesmente uma questão de começar adquirir projectores baratos e colocá-los nos cinemas.
Mesmo que este ponto ainda não tenha sido alcançado, muitos cinemas estão aderindo aos vídeos projectores para reproduzir excertos de filmes, passagem de slides e outros conteúdos. Estes projectores são tipicamente mais baratos (resolução 1280 x 1024). Embora a resolução se realize longe de 1920 x 1080, as maiorias dos utilizadores não observam a diferença entre esta definição e definição do filme.
Uma possibilidade interessante é depois de o cinema digital ser padrão, pensar numa transição para taxas mais elevadas de frame. Por muitas décadas, 24p foi o padrão do filme porque actualizar câmeras e projectores sai muito caro. Mas com a projecção digital, 60p não é que muito mais caro criar, distribuir do que um projecto 24p.