MPEG-1 AudioLayer 3 (MP3)
Este formato mais conhecido por MP3, é o formato mais comum para o armazenamento áudio e também para transferências e playback de musicas. Usa o tipo de compressão lossy, compressão esta que é projectada para reduzir extremamente a quantidade de dados necessária para a reprodução áudio sem a perda de qualidade sonora.
Advanced Audio Coding (AAC) e MPEG-4 Part 14 (M4A)
O AAC foi o formato designado como sucessor do MP3, conseguindo com o mesmo tipo de compressão lossy conter melhor qualidade e mais bit-rate. É formato “standard” de varias marcas e software’s como por exemplo a marca Apple, Sony, Nokia, Nintendo por entre outras.
O M4A é um formato multimédia que constitui parte do formato MPEG-4, usado vulgarmente para o armazenamento de musica digital e “streams” de vídeo digital.
AudioInterchange File Format (AIFF)
Formato geralmente usado para armazenamento de sons em computadores pessoais e outros dispositivos electrónicos. É um formato não comprimido (PCM), apesar de existir uma variante deste formato que contem compressão (AIFF-C). Foi criado pela Apple Computer em 1988 e é um formato escolhido por maior parte dos profissionais da musica e vídeo.
WaveformAudioFormat (WAV)
Criado pela Microsoft e IBM, é usado para armazenar bitstream áudio em computadores pessoais. É o formato principal para a Microsoft e geralmente não é comprimido, também sendo utilizado em CD’s de áudio. A codificação do bitstream é o Pulse Code Modulation (PCM).
Apple Lossless
Este formato é destinado a compressão lossless de musica digital e foi desenvolvido pela Apple Inc. . Os dados são contidos dentro de MP4 com extensão “.m4a” já falada anteriormente. Este tipo de formato é muito idêntico a outros com compressão lossless como o FLAC (free lossless áudio codec), e todos os iPod’s podem correr este tipo de formato.
MPEG-4
Conhecido em 1998, o MPEG-4 contem vários métodos de definição para compressão de áudio e dados visuais (AV). É usado para compressão de dados vídeo na internet (streaming media), voz (telefone e videotelefone) e aplicações de transmissões televisivas. Foram absorvidas as funcionalidades do MPEG-1 e MPEG-2 no MPEG-4 mas também existem novas funcionalidades como o suporte para 3D, compostos de ficheiros de objectos orientados (áudio, vídeo e objectos VRML) e suporte no controlo externo de direitos digitais. O MPEG-4 oferece funcionalidades como aceitar a eficiência de codificação, codificar/descodificar vários tipos de dados misturados, erro na resistência para transmissão robusta e capacidade de interagir com dados vindos do receptor.
JPEG, BMP, GIF, TIFF e PNG
JPEG é o métodos de compressão normalmente usado para fotografias, em que o grau de compressão pode ser ajustado, seleccionando o tamanho e a qualidade da imagem. Com cerca de 10:1 de compressão é um pouco perceptível a perca de qualidade na imagem.
Chamado por vezes bitmap, o BMP é especialmente usado para armazenar imagens digitais em sistemas operativos Windows e OS/2.
O GIF é uma imagem com formato BMP, mas mais virada para a internet tendo melhores características de portabilidade. A compressão de imagem é feita com o algoritmo Lempel-Ziv-Welch (LZW) do tipo lossless que reduz o tamanho sem perder qualidade visual.
Tal como o GIF o formato PNG tem como base bitmap , mas este formato foi criado para substituir o GIF. É designado para a transferência pela internet, não profissional, suportando apenas 24-bits de cores RGB.
O formato TIFF é usado para armazenar imagens, mais direccionado para fotógrafos e imagens de arte. Foi criado para uso em imagens captadas através de um scanner , mas nos dias de hoje é um formato de alta resolução para imagens de muita cor e profundidade.