Codecs Vídeo

A codificação de vídeo assenta em 3 tipos de redundância: Espácio-Temporal, Entrópica e Psico-Visual. Para informações mais detalhadas clique aqui.

De seguida apresentam-se alguns dos tipos mais importantes para vídeo em multimédia móvel.

ITU-T H.263

Esta norma foi desenvolvida para aplicações de videotelefonia e videoconferência, com o intuito de introduzir melhorias na compressão de vídeo a baixo débito, com qualidades superiores às obtidas com a recomendação anterior, ITU-T H.261.

Este modo de compressão apresenta, à semelhança do seu antecessor, sistemas de compensação de movimento, e um buffer de saída, uma vez que a codificação não é feita a ritmo constante, mas o canal transmite com bit rate constante.

MPEG2/ITU-T H.262

O MPEG-2 é uma norma de codificação para áudio e vídeo associados, desenvolvido pela ISO - Motion Picture Experts Group, em colaboração com a ITU-T, para aplicações de alta definição com débitos de 5 a 10 Mbit/s.

O codificador MPEG-2 é muito semelhante ao apresentado no capítulo anterior. No entanto, esta norma foi optimizada para débitos superiores, e utiliza entrelaçamento, tal como na TV analógica.

Esta norma é usada, entre outras coisas, para transmissão de TV digital – DVB.

MPEG 4

Desenvolvido pela ISO – MPEG, o MPEG 4 tem como base o MPEG 2, com a adição de novas funcionalidades, tais como a possibilidade de codificação de metadados, menor susceptibilidade à propagação de erros, possibilidade de interacção com o conteúdo audiovisual gerado no receptor, e melhor eficiência de codificação.

Esta norma introduz, ainda, a possibilidade de protecção de conteúdos através de DRM – Digital Rights Management.

Codecs populares entre utilizadores de Multimédia Móvel, tais como o DivX, Xvid, 3ivX, e o Quicktime 6 usam o MPEG 4 Part 2.

MPEG4/H.264-AVC

Conhecido também por MPEG 4 Part 10, esta norma foi desenvolvido em conjunto pela ITU-T e pela ISO – MPEG, com o intuito de criar um modo de compressão de vídeo com boa qualidade, com débitos muito inferiores aos das normas existentes, sem custos excessivos em complexidade.

Apresenta um método de predição temporal mais flexível, permite o uso de múltiplos vectores de movimento, utiliza múltiplas transformadas, entre muitas outras novas funcionalidades, que lhe conferem a flexibilidade necessária para a aplicação numa grande variedade de sistemas.

Análise Comparativa

A imagem abaixo representa uma comparação entre os débitos de compressão obtidos para alguns dos codificadores apresentados, para a mesma qualidade de imagem.

A figura seguinte mostra o Leap Gain, ou seja, a diminuição da bit-rate de codificação ao longo do tempo, em percentagem.