Arquitectura da Rede

Num sistema de televisão por cabo convencional (figura 1) a operadora envia o sinal analógico de TV através de uma rede que é formada basicamente por cabos coaxiais conectados entre si por divisores e quando é necessário são adicionados amplificadores unidireccionais [6].


       

Figura 1: Rede de Televisão por Cabo convencional [6]

Um problema que advém da utilização do cabo coaxial é a introdução de um ruído ligeiramente acentuado ao sinal sobretudo a longas distâncias e, devido a este facto, existe a necessidade de se incluir um grande número de amplificadores para evitar que o sinal se perca, para além deste factor, a banda passante que os cabos coaxiais suportam é muito limitada.


Para solucionar estes problemas criaram-se as redes HFC. Estas possuem amplificadores bidireccionais e introduzem a fibra óptica que tem como principais características a baixa introdução de ruído no sinal e o bom funcionamento em alta frequência possibilitando assim uma banda bastante elevada.


As redes HFC (figura 2) introduzem ainda um dispositivo para transformação (denominado de nó óptico) do sinal luminoso trazido pela fibra óptica num sinal eléctrico transmitido pelo cabo coaxial. Cada nó óptico possui capacidade para enviar o sinal para um número de 500 a 2000 assinantes [6].

Figura 2: Rede HFC [6].

Em suma, as redes Híbridas Fibra-Coaxial (HFC), são muito úteis na distribuição de serviços multimédia em banda larga, isto devido à caracterização dos limites de transmissão da rede de fibra óptica poder suportar elevado tráfego, sobre extensão territorial ampla.

Pode pressionar nos botões que se seguem para obter mais informações relativa à Televisão por Cabo:


 
 
   

 

TVporCabo - © 2009 - Comunicação de Áudio e Vídeo