De Digital para Analógico

A Televisão Digital Terrestre é um meio de transmissão televisiva que disponibiliza melhor qualidade de imagem (com um formato de 16:9, figura 3) e som, com possibilidade de emitir em alta definição. A TDT tem como objectivo substituir as actuais emissões aéreas analógicas, e oferecer a todos os Portugueses as novas Tecnologias de Teledifusão Terrestre [8]. Para as televisões que não suportem este formato é  apenas necessário adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264 [9].

Figura 3 – Alteração do formato 4:3, para 16:9 [8]

Usando compressão MPEG os sistemas CATV instalados actualmente podem transmitir até 10 canais de vídeo em 6 MHz de frequência num único cabo analógico. Quando este é combinado com a largura de banda geral de 550MHz, possibilita aproximadamente 1000 canais de vídeo num sistema [10].

Para além destas vantagens, os portugueses os portugueses que vêem os 4 canais actuais através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão [11]:

- A Televisão Digital Terrestre (TDT), para além da RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), um canal em Alta Definição, partilhado pelos operadores;

- A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, tais como Guia TV, Barra de Programação, Pausa TV, gravação da emissão ou agendamento de gravações;

- A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som Dolby digital).

Pode pressionar os botões abaixo para mais informações:

 
 
   

 

TVporCabo - © 2009 - Comunicação de Áudio e Vídeo