Evolução dos formatos de fotografia digital

Figura 3 - Máquina fotográfica analógica.

Introdução

 

Ao longo dos séculos a arte de registar imagens teve uma evolução significativa, passando dos desenhos nas cavernas, para a pintura e chegando por fim à fotografia e ao cinema. A fotografia nasceu na primeira metade do século XIX [1] a preto e branco e surge como forma de colmatar a necessidade humana de comunicação, através do registo rigoroso da informação visual.

           A fotografia foi a primeira manifestação artística a surgir no sistema industrial [1]. O mercado encontrava-se numa fase de profunda mudança, pois a fotografia possibilitou a maior democratização do saber, tornando o mundo portátil e ilustrativo. Este feito fez disparar o investimento no sector fotográfico, provocando uma renovação no mercado e chamando à atenção do grande público para as novidades tecnológicas.

           Em 1935 surgiu o domínio da cor na fotografia e no dia-a-dia, através do desenvolvimento do processo Kodachrome por parte da companhia fotográfica norte-americana Kodak [2].

           Com o surgimento da fotografia a cores, pensou-se ser o fim da fotografia preto-e-branco, mas tal não aconteceu. Esta sobreviveu tornando-se uma opção artística, os filmes a preto e branco tem maior riqueza de tons. Sem a presença de cores podemos perceber melhor as formas, expressões e tonalidades.

           A introdução da cor, porém, não significou uma revolução conceitual na fotografia, teve como efeito um impacto relativamente pequeno no conteúdo e estética.

           Cada vez mais aperfeiçoada, a fotografia desempenhou um papel decisivo como forma de documentação e dados informativos. Ao mesmo tempo a introdução da cor na fotografia reforçou de certo modo a sensação de realismo.

 

Do Analógico ao Digital

 

A fotografia vive uma crise de identidade com a revolução digital. A fotográfica digital foi desenvolvida na década de 60, durante o período da “Guerra Fria” [3], quando os Estados Unidos e a União Soviética, pela disputa ideológica e espacial, mostraram ao mundo imagens de voos espaciais, transmitidas às bases terrestres através do sistema digital, ainda embrionário.

A partir do ano 1990 a nova tecnologia começou a chegar ao grande público e, desde então, a fotografia tem sofrido uma grande transformação, com forte impacto nas empresas do sector e utilizadores de máquinas fotográficas.

A Figura 5 representa um diagrama que relaciona estes dois tipos de fotografia [4]. No que diz respeito aos sistemas de imagem analógica recebem como entrada um rolo fotográfico onde armazena as fotografias que posteriormente são impressas em papel fotográfico. Os sistemas de imagem digital oferecem uma maior quantidade de entradas e opções de saída. Isto é, as imagens digitais podem ser adquiridas através de scanners, máquinas fotográficas, telemóveis, entre outros. Estas imagens podem ser visualizadas em papel, em forma de vídeo, no ecrã dos dispositivos, no computador, entre outros.

Trabalho Realizado Por:

Figura 5 - Sistemas de fotografia analógica e digital.

Figura 4 - Máquina fotográfica digital.

Figura 1 - Desenhos em cavernas.

Figura 2 - Pintura.