Para uma tecnologia ter sucesso no mundo dos negócios e vingar, não basta que a tecnologia seja superior às existentes, há que ter em conta o modelo como abordará os seus possíveis clientes. Como já referimos anteriormente, a TDT tem vantagens e desvantagens relativamente aos seus concorrentes. Concorrentes esses que em certos casos estão muito mais enraizados no mercado do fornecimento de TV que a TDT, mercado esse altamente dinâmico e competitivo. Surge então a questão, quais as vantagens da TDT relativamente aos seus concorrentes e que clientes teriam preferência pela por este serviço.
A TDT será uma das poucas opções para se visualizar os canais de televisão portuguesa em emissão aberta sem se ter qualquer custo sem ser o inicial, que no caso da TDT será a compra de descodificador. Outras opções requereriam uma conexão de Internet, uma vez que certos pacotes de Internet podem incluir um pequeno pacote de canais de TV ou até porque se pode ver a emissão de certos canais pela WEB, se bem que a qualidade é bastante reduzida nesta última situação. Relativamente aos canais pagos que venham possivelmente a ser oferecidos pela TDT, esta terá de concorrer com o Cabo, com a IPTV, entre outros. A não ser que aposte num preço mais reduzido a TDT terá dificuldades em “arrancar” clientes destes outros serviços salvo em situações específicas. Destas situações específicas há a destacar as pessoas que queiram visualizar canais pagos em zonas em que não haja cobertura de Cabo ou de IPTV (o satélite seria o único concorrente). A grande vantagem da TDT é que necessita de apenas uma pequena antena de recepção. Por este motivo, também se espera que a sua utilização venha a ser possível em dispositivos móveis como portáteis e telemóveis sendo este um mercado bastante grande também, mas em que há menos concorrência em serviços de TV e não com a qualidade possível de ser alcançada com a TDT. Para estes aparelhos móveis cujo consumo de energia tem ser mais reduzido dada terem bateria pondera-se utilizar a norma DVB-H e em vez da DVB-T, mas é possível que a transmissão venha a ser feita por antenas que também transmitem para os televisores comuns.
Para os canais pagos as emissoras de televisão digital terrestre podem dar aos utilizadores várias hipóteses de visualização de programas. Essa visualização pode ter varias formas de pagamento como por exemplo pagamento por subscrição (subscrição de um programa por um período definido), pay-per-view (pagamento por programa), Impulse pay-per-view.