Tecnologia

Soluções

A Televisão Digital pode chegar à população através de diversos meios de transmissão. De destacar o Cabo, Satélite, Internet e Terrestre. Enquanto que para a Televisão Digital por Satélite é necessária a colocação de uma antena parabólica, a Televisão Digital por Cabo (ex: Zon) só é possível em áreas cobertas pela operadora de cabo. A Televisão Digital por Internet é também designada por IPTV (ex: Meo) e também é costume só estar disponível em áreas cobertas pela operadora. A Televisão Digital Terrestre por seu turno necessita apenas de uma pequena antena de recepção. Quanto às diferenças de serviços é de destacar que é o IPTV e o Cabo que apresentam uma maior bidireccionalidade. A Televisão Digital Terrestre apresenta um bidireccionalidade reduzida fruto das baixas potências de emissão das antenas dos clientes e às óbvias perdas devidas à emissão pela atmosfera. A Televisão por Satélite é, ainda assim, a que apresenta menor bidireccionalidade, devido aos mesmos problemas que a TDT mas em maior escala (a distância do Satélite ao cliente é superior à distância da antena de TDT ao mesmo cliente).

Como funciona a TDT

Na forma como chega aos consumidores a televisão digital terrestre (TDT) não é muito diferente da actual televisão analógica. Com a televisão analógica temos um transmissor que emite um sinal analógico de televisão utilizando ondas de rádio. Este sinal é recebido por uma antena que por sua vez transmite o sinal para o receptor analógico do televisor que converte este sinal em imagens e sons. Com a TDT temos o mesmo transmissor mas a emitir um sinal digital sendo que a antena que capta este sinal reenvia-o para o receptor digital do televisor, que por sua vez converte-o em imagens e sons. Para alem desta característica o receptor fornece também ao utilizador informação suplementar, barra de programação, interactividade etc. com a ajuda de dados enviados junto com sinal digital.

Os principais sistemas de televisão digital são:

O sistema ISDB-T, desenvolvido pelo Japão, utiliza o mesmo esquema de modulação e codificação de canal do DVB-T tendo também uma performance muito semelhante à do sistema DVB-T. Foi concebido para operar numa rede de single frequency a uma larga escala e, particularmente, num ambiente de recepção móvel. O sistema ATSC, desenvolvido nos Estados Unidos, tem uma performance semelhante à dos sistemas DVB e ISDB a um nível baixo de distorção multi-path e com interferência de televisão analógica. O DVB alem de ter criado normas para a televisão digital por cabo satélite e terrestre também criou uma norma, DVB-H, para visualização de televisão digital através de equipamentos portáteis.