O fim da guerra de formatos entre o Blu-Ray e o HD-DVD foi ditado por aspectos não-técnicos, com o prevalecer do Blu-Ray. As diferenças entre ambos são na maioria marginais, havendo apenas uma diferença de capacidade, sendo que mesmo usando codificação MPEG-2 no HD-DVD consiga-se guardar 3.3 horas de vídeo, não foi esta diferença que ditou quem ganhava o mercado. Quem faria um formato prevalecer sobre outros era o apoio das indústrias cinematográficas e a indústria de jogos e entretenimento.
Nas indústria cinematográficas os principais estúdios estavam divididos, com uns a apoiar o Blu-Ray, outros o HD-DVD e algumas não apoiavam nenhum dos formatos, suportando ambos. Isto pode ser observado na Fig. 1.
Fig. 1 - Divisão da indústria cinematográfica entre os formatos
A consola XBox360 foi lançada pela Microsoft na indústria de jogos e entretenimento, com o formato HD-DVD. A Sony por outro lado lançou a Playstation 3 com o formato Blu-Ray. Alguns títulos de sequelas já conhecidas pelo público saíram apenas para a Playstation 3, dando assim um avanço de vendas da Sony. Titulos como "Final Fantasy XIII" (Fig. 2), "God of War III" (Fig. 3), "Metal Gear Solid 4" (e a versão online do jogo - Fig. 4), "Time Crisis 4" (Fig. 5) e "Buzz" (três versões diferentes - Fig. 6).
![]() Fig. 2 - Final Fantasy XIII |
![]() Fig. 3 - God Of War III |
![]() Fig. 4 - Metal Gear Solid 4 |
![]() Fig. 5 - Time Crisis 4 |
![]() Fig. 5 - Buzz |
Estes já bem conhecidos títulos pelo mercado e seus fãs, tinham provado o seu valor anteriormente. Nas fases finais da luta entre Blu-ray e HD-DVD, tanto um formato como o outro viram as suas marcas apoiantes (Sony e Toshiba respectivamente) a fazerem os maiores esforços possíveis para levar fabricantes, empresas e outros a apoiarem um lado ou outro. Após o endosso de companhias tais como a Netflix e a Blockbuster, em Janeiro de 2008 a Warner Brothers apoia o Blu-ray, e em Fevereiro do mesmo ano a Wal-Mart e BestBuy acabam por favorecer o formato também. É a partir deste momento que a tecnologia Blu-ray vê-se vitoriosa.
Adicionalmente, como se pode ver em "Blu-Ray disc statistics - historical Blu-Ray software market share vs. HD-DVD" a evolução da percentagem de mercado, ao longo do ano de 2008, controlada pelo Blu-ray escala tendenciosamente em directa proporção da descida verificada pelo HD-DVD. Actualmente, a supremacia da tecnologia Blu-ray evidencia-se até pelo facto de ter feito o DVD tomar o mesmo caminho da tecnologia VHS, apesar da diferença significante entre o preço de um leitor Blu-Ray para um leitor DVD. As receitas respeitantes a leitores Blu-ray têm aumentado significativamente, sendo por esta altura quatro vezes mais altas que as de leitores DVD.