História e evolução
A evolução da televisão por satélite começou com a corrida espacial entre a Rússia e os EUA, evento desencadeado pelo lançamento do satélite Sputnik por parte dos russos em Outubro de 1957. Os americanos responderam rapidamente em Janeiro de 1958 com o lançamento do Explorer I, e com a criação da NASA em Julho do mesmo ano.
Com os satélites já em órbita, novas ideias começaram a surgir para dar uso a estas plataformas. Em Julho de 1963 a marinha dos EUA fez a primeira comunicação por satélite usando o Syncom II. [1]
Entre 1976 e 1978 as redes de televisão mais relevantes dos EUA adoptaram a transmissão por satélite como forma de distribuir o seu conteúdo entre estações de televisão e as suas redes de distribuição. Esta transmissão era analógica e não tinha qualquer cifra, no entanto era obrigatória uma licença para poder ter um receptor receive-only.
Em 1979 a Federal Communications Comission (FCC) removeu a exigência da licença para o uso destes receptores, o que fez com que indivíduos começassem a instalar equipamento para captar as transmissões de forma gratuita, causando um crescimento nesta indústria, denominada Television Receive Only (TVRO). [2] Os distribuidores de televisão responderam a esta pirataria fazendo scrambling ao sinal.
Entretanto em 1980 a Federal Communications Comission começou a estabelecer o sistema Direct Broadcast Satellite (DBS), onde é usada outra frequência para a transmissão, e antenas parabólicas receptoras Ku e Ka Band de dimensões muito inferiores (mini dish). O lançamento de satélites deste novo sistema para o mercado consumidor teve sucesso no Japão (1986) e em Hong Kong (1990), seguidos pela Europa e os EUA. [1]
A era da televisão digital por satélite, nos EUA, começou em 1994, com o sistema DBS, e absorveu o mercado TVRO. Na tabela 1 pode-se ver a evolução da transmissão de televisão por satélite Direct to Home (DTH) desde que esta apareceu nos EUA. Foi feita uma separação nesta tabela de Fixed Satellite Service (FSS) e Broadcast Satellite Service (BSS), pois a primeira é mais utilizada a nível de recepção comercial e a segunda é mais utilizada a nível recepção doméstica.
[1] – http://transition.fcc.gov/cgb/kidszone/history_sat_tv.html
[2] – http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=1566626&userType=&tag=1