Serviços e modelos de negócio
Actualmente existem vários modelos de negócio nesta indústria, sendo estes normalmente combinados para dar um grande número de serviços aos seus clientes.
TV POR SUBSCRIÇÃO
Os fornecedores deste serviço oferecem vários pacotes de canais por uma subscrição mensal ou anual. Esta subscrição inclui também uma guia electrónica de programação e alguns canais de rádio. Alguns destes fornecedores também têm a capacidade de oferecer pacotes por subscrição dos canais transmitidos pela rede local de televisão por difusão analógica terrestre.
PAY PER VIEW
Um serviço normalmente utilizado neste tipo de sistemas é a oferta da transmissão de um ou uma série de programas por um preço. Este aluguer pode ser só para uma visualização, mas em alguns casos é estendido para a duração de um dia.
HDTV
Quando as televisões HDTV apareceram, estas eram caras e o mercado HDTV estava disperso geograficamente. Os fornecedores de TV por satélite aproveitaram esta oportunidade para oferecer os pacotes ou serviços que já ofereciam em HDTV por simulcast. Hoje em dia esta resolução é aplicada nos diversos serviços aqui mencionados, e já se tornou um serviço main stream.
SERVIÇOS INTERACTIVOS
A televisão por satélite oferece hoje em dia uma interface gráfica interactiva. Esta interface pode fornecer serviços como EPGs, meteorologia, noticias, ver dois canais ao mesmo tempo, jogos, etc. Esta interactividade é possível com o uso de software middleware, normalmente proprietário, que é responsável por interpretar a informação recebida.
MERCADOS ESPECIAIS
Além das transmissões típicas para um domicílio também são oferecidos serviços a mercados especiais como redes de hotéis, aviões comerciais [1] e veículos [2].
[1]- http://www.jetblue.com/havefun/directv/directv.html
[2] – http://www.kvh.com/tracvision_kvh/