Bem-vindo ao mundo em directo

LIVE STREAMING
VISITE O NOSSO SITE

HOME

A evolução tecnológica tornou possível o aparecimento de streams de vídeo ao vivo na internet.

O Streaming é uma tecnologia que envia informações multimédia através da transferência de dados em redes de computadores. Os utilizadores visualizam através da internet um ficheiro multimédia. A grande diferença entre Streaming e um Download é o tipo de servidores e protocolos que utilizam, por outro lado o ficheiro visualizado não fica guardado e armazenado numa pasta como num download. A qualidade da visualização difere consoante a qualidade da ligação do cliente e o ritmo de transmissão que consegue alcançar.

 Na internet o Youtube é uma das mais famosas plataformas de partilha de vídeos online, onde os utilizadores podem carregar e ver conteúdos audiovisuais. Este é um serviço onde o Streaming está em constante utilização e o número de visualizações torna-se absurdo. O vídeo mais visto até à actualidade, cerca de 8 milhões de visualizações simultâneas é o salto de Felix Baumgartner, o austríaco que saltou desde a estratosfera. Actualmente esta plataforma já permite a difusão de vídeo em directo, live streaming quer por utilizadores, quer eventos.

 Hoje em dia a maior percentagem de trafego na internet provem do vídeo, dados retirados através do relatório da Cisco, e o responsável por grande parte desta fatia é exactamente o streaming de vídeo em tempo real. Com a análise do artigo Cisco prevê-se que o trafego a circular em redes globais no ano de 2018 seja maior que a soma de todo o trafego em anos anteriores. Estima-se ainda que o trafego através de IP vai multiplicar-se devido ao elevado crescimento de utilizadores e dispositivos com acesso à internet, ao aumento velocidade de banda larga e ao aumento de consumo de vídeo em ultra-altadefinição/4K, sendo este ultimo o grande impulsionador do exponencial crescimento. Em números este aumento reproduz-se num crescimento em cada ano de 21% entre 2013 e 2018, então em 2018 supõe-se que 79% do trafego seja de vídeo IP, dos quais 11% corresponda ao ultra-definição e 52% à alta-definição.

 O live streaming é a difusão de média pela internet em directo. Apesar de no presente artigo o foco principal ser o live streaming de vídeo e áudio existe o streaming só de áudio, com os rádios online e o streaming só de vídeo através das câmaras de vigilância.

 Inicia-se o artigo descrevendo se uma forma breve um pouco da evolução do streaming até ser transmitido com a qualidade que hoje se conhece. De seguinda apresenta-se algumas tecnologias utilizadas na difusão de vídeo através da Internet e retrata-se os aspectos técnicos que se considerou de maior interesse, como é o exemplo dos codecs, protocolos e arquitectura de rede. Considerou-se ainda de grande importância mencionar no presente artigo algumas aplicações onde o live streaming se incorpora nomeadamente, nos serviços OTT. Por fim aborda-se os modelos de negócio e questões legais e sociais associadas à utilização do live streaming, bem como se comenta sobre as perspectivas de evolução futura e potencialidades que ainda se poderão atingir para melhorar a qualidade do serviço.

Evolução Histórica

Voltando atrás no tempo

O acesso a conteúdos de vídeo nem sempre foi tão fácil como acontece nos dias de hoje. Foi percorrido um longo e trabalhoso percurso por parte de centenas de trabalhadores. Dependeu de um conjunto de evoluções tecnológicas que ainda hoje não atingiram a perfeição, culminando nos dias de hoje com a implementação de fibra até casa do utilizador (fiber to the home).

 O Streaming é uma tecnologia que está em constante evolução, surgiu pela primeira vez na Internet em 1985 com o Real Audio da Progressive Networks funcionando apenas com som. A qualidade da transmissão era bastante rudimentar em relação ao arquivo original, tal deve-se à baixa taxa de frequência, ao processo de comparação e à pequena taxa de largura de banda.

 O streaming manteve-se e vingou no mundo cibernáutico porque permitiu ao utilizador deixar de descarregar longos e pesados downloads, conseguindo visualizar um vídeo sem o ter de guardar no seu dispositivo. Ao aparecer novas versões do Real Player a qualidade das transmissões foi melhorando gradualmente até que nos dias de hoje e neste momento é possível equiparar à qualidade de áudio de um CD.

 Sentiu-se necessidade de evoluir até ser possível transmitir um fluxo de áudio ao vivo através de uma rede, e isso foi realizado no dia 4 de Janeiro de 1996. Em 1997 surgiu a primeira transmissão com imagens mostrando o evento desportivo jogo de futebol americano. É nesta data que a Progressive Network apresenta o Real Vídeo.

 Até à actualidade muitas tecnologias como o MP3, Peer-To-Peer, Youtube entre outras, surgiram e tornaram o Streaming o responsável pela grande fatia de trafego na internet.



Tecnologia

Quando o cliente se conecta a um servidor que esteja a transmitir, um ficheiro de áudio ou vídeo é reproduzido. O procedimento por detrás da simples acção de assistir a uma transmissão de streaming é um pouco mais complexo. Um cliente ao iniciar o streaming constrói um buffer, onde guarda a informação e quando este enche significa que está preparado para transmitir. Enquanto o utilizador vai visualizando o conteúdo, este está a receber novos dados do servidor. Hoje em dia ainda não é possível transmitir em directo sem um pequeno atraso (cerca de um segundo), devido à codificação e transmissão do sinal, no entanto o sistema está preparado para, caso exista uma quebra de sinal, o ficheiro continue a ser reproduzido recorrendo à informação guardada no buffer.

Arquitectura

Protocolos

Codecs

Outras Técnicas

 

Aplicações

Nos dias de hoje existem inúmeras aplicações para assistir em directo a concertos, jogos desportivos, ao seu canal televisivo preferido e a qualquer outro evento que esteja a ser transmitido. As aplicações podem oferecer serviços gratuitos ou pagos consoante o tipo de tarefa que pretenda. Tornou-se ainda possível ter acesso a esses conteúdos através de dispositivos móveis, desde que tenham conexão à internet.

 O Youtube é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas a nível mundial, e há cerca de dois anos anunciou a transmissão de vídeo em directo para todos os canais que assim o pretendam [14]. O único requisito é ter conta verificada e a não existência de vídeos bloqueados por questões legais. O recurso live streaming começou por ser testado por um reduzido grupo de utilizadores seleccionados pela Google. Hoje em dia está disponível para todos, desde que respeitem os requisitos acima mencionados.

 Outro exemplo é o site First Row, um dos melhores para ver futebol grátis online. O First Row tem dezenas de jogos internacionais com várias feeds

  • Serviços PayTV

    Os serviços PayTv oferecem serviços audiovisuais, nomeadamente a transmissão de conteúdos em directo. Este serviço é pago e caro quando comparado com serviços mais actuais e é de esperar que a quantidade de visualizações por este meio vá diminuindo ao longo dos anos. Este facto deve-se a ser um serviço mais dispendioso e a desempenhar uma qualidade igual ou até mesmo inferior à dos serviços OTT (referidos abaixo). Antigamente estes serviços tinham a exclusividade da transmissão em directo mas actualmente tal já não acontece. Este foi o remate final para que muitos dos utilizadores com subscrições de serviços OTT considerem a hipótese de prescindir do contracto de TV por cabo.
  • Serviços OTT

    Um serviço Over the Top define-se pela distribuição de conteúdos de áudio e vídeo na internet. Utiliza uma infra-estrutura gerida por ISP (Internet Service Providers) que garante uma qualidade de serviço, QoS.

    O serviço assenta no protocolo HTTP, o que pode provocar algumas flutuações na largura de banda da rede e por consequência afecta a QoS. Contudo, traz a vantagem de ser comum a todos os aparelhos que se consigam conectar à internet. Desta maneira, os conteúdos transmitidos estão disponíveis em qualquer aparelho desde que suporte o protocolo de OTT associado.

     É de salientar que o serviço OTT difere dos restantes serviços de Vídeo on Demand, pois nestes casos não existem restrições de transmissão em directo. O ficheiro a ser visualizado já existe no servidor na sua totalidade e é progressivamente transferido para o utilizador, enquanto a fracção já transferida é reproduzida.

     Actualmente, os serviços OTT já permitem a visualização em tempo real, eliminando a exclusividade de visualização de conteúdos live através de serviços PayTv. As empresas deste tipo fornecem serviços gratuitos ou praticam preços mensais baixos comparando com as operadoras PayTv. O serviço gratuito da Hulo é um exemplo de sucesso deste tipo de serviço. A entrega de conteúdos aos utilizadores é feita com base numa rede já existente.

  • Serviços Móveis

    Hoje em dia, os smartphones e restantes dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no quotidiano das nossas vidas. Os seus processadores estão cada vez mais fortes tornando-os capazes de realizar qualquer tarefa que um computador pode fazer. Com a evolução tecnológica também se tornou possível assistir a conteúdos audiovisuais em directo através de dispositivos móveis.

     Existem diversos sistemas operativos presentes no mercado, como é o exemplo do IOS para dispositivos Apple, Android e Windows Phone para a Microsoft.

     Recentemente a Vodafone (operadora de móvel multinacional Britânica) anunciou o serviço LiveOnTv como pioneiro a nível mundial. Este serviço permite transmitir em directo para um televisor o que a câmara do smartphone ou tablet está a captar. A operadora diz que os conteúdos podem ser partilhados com os amigos, pelo que a distribuição de conteúdos não ficará limitada apenas ao televisor do utilizador.

      Existem imensas plataformas disponíveis na AppleStore ou Google Play, para o caso de dispositivos Apple e Android respectivamente, que permitem descarregar para o dispositivo, aplicações que permitem assistir em directo qualquer conteúdo que pretenda.

     O ustream é uma das plataformas acessíveis para móveis, com compatibilidade para dispositivos Apple e Android. É um sistema simples e flexível que disponibiliza a transmissão de conteúdos móveis para milhões de utilizadores.

Modelo de Negócio

Plano Estratégico

Em seguida apresentam-se as soluções de modelos de negócio de acordo com o tipo de mídia.

 No streaming apenas de áudio existem várias plataformas online que possibilitam a difusão de áudio, onde é possível que um certo utilizador cria a sua própria estação de áudio streaming. Hoje em dia qualquer das soluções apresentadas nesta secção são grátis para o utilizador, a transmissão é totalmente suportada pelos anúncios publicitários que as diversas plataformas possuem. Actualmente, embora continuemos a ter uma transmissão de rádio tradicional limitada a uma certa frequência por região, deparamo-nos com o evoluir para uma transmissão para todo o mundo utilizando a Internet. Este serviço traz vantagens pois além de qualquer pessoa poder estar conectada à sua rádio de eleição também possibilita a existência de rádios interactivas nas quais o utilizador pode organizar a sua própria playlist e temáticas transmitindo apenas os géneros musicais ou épocas que gosta. Actualmente existe também um número considerável de rádios que oferecem um stream da sua emissão via rádio, como é o exemplo da rádio RFM. Mais uma vez não é o utilizador que paga o serviço, mas sim a publicidade que é introduzida nas suas plataformas.

 No streaming de vídeo, mais uma vez, o conteúdo publicitário é usado como meio de retorno financeiro. Um exemplo é o caso do site BeachCam onde mostra o vídeo de algumas praias para a prática de surf. Por outro lado existem algumas empresas que permitem ao cliente o sistema de videovigilância e câmaras de segurança, onde podem aceder à sua transmissão via Internet em tempo real. Esse serviço já tem um custo associado de centenas de dólares.

 Por fim temos o streaming de áudio e vídeo, onde existem dois tipos de soluções: a primeira onde qualquer pessoa com acesso a uma câmara e à internet pode comunicar ao vivo para qualquer parte do mundo com outra pessoa e a segunda solução corresponde à transmissão ao vivo de eventos de grande escala pelas diversas empresas. O modelo de negócio aplicado pelas empresas que fornecem estes exemplos de serviço divide-se em serviços pagos ou gratuitos para o utilizador.

 Na oferta de um serviço grátis inclui-se a publicidade e o utilizador comum é o broadcast, todos os utilizadores registados têm a possibilidade de fazer a difusão para internet de vídeo em tempo real. Na versão paga o utilizador fica livre de publicidade e aparece a oferta de mais gamas de serviços.

 Os diversos pacotes disponíveis estão orientados para diferentes públicos-alvo consoante a remoção de publicidade e o controlo do stream. Nas versões pagas há uma variedade de pacotes para o cliente escolher consoante o serviço que pretende. Uma das hipóteses é um acesso a uma conta premium, onde os anúncios publicitários ficam bloqueados em todos os canais, outra é a transmissão em HD, possibilidade de armazenamento dos conteúdos visualizados e ainda a possibilidade de restringir o limite a visualizações para melhorar a transmissão. Dando agora o exemplo da plataforma ustream, esta pratica os preços de planos mensais que variam entre 99 a 999 dólares, e ainda existe a possibilidade de adquirir um pacote empresarial por 2000 dólares por mês.

 Como referenciado durante este artigo, a grande fonte de rendimentos é a publicidade, os gastos associados à transmissão em tempo real são suportados pelas receitas dos anúncios publicitários de outras marcas e empresas. Milhões de utilizadores transmitem e assistem a conteúdos neste tipo de sites, o que torna bastante aliciante a utilização destas plataformas para dispor propaganda.

Aspectos Legais e Sociológicos

Direitos de autor e propriedade intelectual

Para a transmissão de eventos ao vivo é necessário ter sempre em consideração um conjunto de aspectos para evitar problemas legais. A violação dos direitos de autor e dos direitos de transmissão são os principais problemas associados ao Internet live streaming.

 Para ocorrer uma ilegalidade basta que um utilizador difunda um filme ou evento que esteja protegido por direitos de autor ou que uma entidade tenha adquirido os direitos de transmissão. Um exemplo de constante violação de direitos de transmissão ocorre quando são transmitidos os jogos de futebol, que normalmente são transmitidos em canais de sinal fechado como é o exemplo da Sport TV e a sua visualização apenas é possível mediante do pagamento de uma mensalidade. Este crime pode custar a pena de prisão e multas de quantias avultadas de dinheiro, pois o utilizador está a aceder de graça a transmissões apenas disponíveis sob assinatura.

 Para combater a violação de direitos de autor e de transmissão desportiva temos o exemplo do governo norte-americano que, dias antes do início do evento Super Bowl 2012 fechou vários sites que faziam o live stream de eventos das várias ligas desportivas nacionais nomeadamente de futebol, afirmando que os serviços de transmissão online reflectiam na perda de milhões de dólares em bilhetes vendidos.

 Por outro lado, quanto aos aspectos sociológicos a transmissão de vídeo em tempo real é uma mais-valia para a comunicação entre pessoas a longa distância. Também é uma fonte de divulgação de alguns conteúdos de vídeo e áudio que de outra maneira não teriam tanta visualização. É o exemplo de muitos artistas que só ficaram conhecidos e vingaram na carreira por disponibilizarem as suas obras na internet.

Perspectivas de Evolução Futura

A Evolução é uma necessidade

Num futuro próximo pensa-se que o recurso a serviços PayTv deixe de ser procurado pelas vantagens demonstradas nos serviços OTT. O elevado uso de sistemas móveis também obriga a que num futuro próximo se uniformize os codecs de stream implementados nos diferentes sistemas..

 Quanto se fala na evolução do live streaming rapidamente se pensa no aumento de qualidade de transmissão e em dois aspectos fundamentais, o vídeo a 3D e a interactividade com o utilizador, ambos visando proporcionar uma sensação de realidade.

 O vídeo a 3D trata apenas da projecção de duas imagens, na mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes. O nosso cérebro funde as duas imagens proporcionando uma sensação de profundidade, distância e tamanho dos objectos, surgindo então a ilusão de 3D. Esta tecnologia ainda é vista como a arma mais eficaz para combater a pirataria, quando um streaming de vídeo conseguir captar este avanço esta arma deixa de ser viável.

 Outra ideia de evolução passa pela interactividade com o utilizador, dando-lhe a hipótese de escolher qual o plano da câmara que pretende assistir, havendo a hipótese de poder escolher mais que um plano de visualização ao mesmo tempo, serviço multi-view. Os planos distintos são captados por diferentes câmaras, e todos codificados em computadores separados. O áudio é captado em separado e a sua codificação é efectuada num dos computadores utilizados para a codificação de uma das câmaras. Numa transmissão em tempo real, tem de ser garantido que mesmo quando o servidor está a trocar de plano, o áudio continua a ter uma transmissão contínua. A selecção dos planos que cada utilizador pretende visualizar é efectuada no buffer do servidor. O stream recebido pelo utilizador pode conter um ou mais planos, e no terminal é seleccionado o plano a visualizar.




Canais

Assista em directo ao seu canal favorito

SkyNews

Euronews Spain

KBS World

Weather Orlando

Meerkat

Otter

A nossa magnífica equipa

Ana Gomes

Estudante no Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST, em Lisboa.

Rodrigo Lourenço

Estudante no Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST, em Lisboa.