O Streaming é uma tecnologia que envia informações multimédia através da transferência de dados em redes de computadores. Os utilizadores visualizam através da internet um ficheiro multimédia. A grande diferença entre Streaming e um Download é o tipo de servidores e protocolos que utilizam, por outro lado o ficheiro visualizado não fica guardado e armazenado numa pasta como num download. A qualidade da visualização difere consoante a qualidade da ligação do cliente e o ritmo de transmissão que consegue alcançar.
Na internet o Youtube é uma das mais famosas plataformas de partilha de vídeos online, onde os utilizadores podem carregar e ver conteúdos audiovisuais. Este é um serviço onde o Streaming está em constante utilização e o número de visualizações torna-se absurdo. O vídeo mais visto até à actualidade, cerca de 8 milhões de visualizações simultâneas é o salto de Felix Baumgartner, o austríaco que saltou desde a estratosfera. Actualmente esta plataforma já permite a difusão de vídeo em directo, live streaming quer por utilizadores, quer eventos.
Hoje em dia a maior percentagem de trafego na internet provem do vídeo, dados retirados através do relatório da Cisco, e o responsável por grande parte desta fatia é exactamente o streaming de vídeo em tempo real. Com a análise do artigo Cisco prevê-se que o trafego a circular em redes globais no ano de 2018 seja maior que a soma de todo o trafego em anos anteriores. Estima-se ainda que o trafego através de IP vai multiplicar-se devido ao elevado crescimento de utilizadores e dispositivos com acesso à internet, ao aumento velocidade de banda larga e ao aumento de consumo de vídeo em ultra-altadefinição/4K, sendo este ultimo o grande impulsionador do exponencial crescimento. Em números este aumento reproduz-se num crescimento em cada ano de 21% entre 2013 e 2018, então em 2018 supõe-se que 79% do trafego seja de vídeo IP, dos quais 11% corresponda ao ultra-definição e 52% à alta-definição.
O live streaming é a difusão de média pela internet em directo. Apesar de no presente artigo o foco principal ser o live streaming de vídeo e áudio existe o streaming só de áudio, com os rádios online e o streaming só de vídeo através das câmaras de vigilância.
Inicia-se o artigo descrevendo se uma forma breve um pouco da evolução do streaming até ser transmitido com a qualidade que hoje se conhece. De seguinda apresenta-se algumas tecnologias utilizadas na difusão de vídeo através da Internet e retrata-se os aspectos técnicos que se considerou de maior interesse, como é o exemplo dos codecs, protocolos e arquitectura de rede. Considerou-se ainda de grande importância mencionar no presente artigo algumas aplicações onde o live streaming se incorpora nomeadamente, nos serviços OTT. Por fim aborda-se os modelos de negócio e questões legais e sociais associadas à utilização do live streaming, bem como se comenta sobre as perspectivas de evolução futura e potencialidades que ainda se poderão atingir para melhorar a qualidade do serviço.
O acesso a conteúdos de vídeo nem sempre foi tão fácil como acontece nos dias de hoje. Foi percorrido um longo e trabalhoso percurso por parte de centenas de trabalhadores. Dependeu de um conjunto de evoluções tecnológicas que ainda hoje não atingiram a perfeição, culminando nos dias de hoje com a implementação de fibra até casa do utilizador (fiber to the home).
O Streaming é uma tecnologia que está em constante evolução, surgiu pela primeira vez na Internet em 1985 com o Real Audio da Progressive Networks funcionando apenas com som. A qualidade da transmissão era bastante rudimentar em relação ao arquivo original, tal deve-se à baixa taxa de frequência, ao processo de comparação e à pequena taxa de largura de banda.
O streaming manteve-se e vingou no mundo cibernáutico porque permitiu ao utilizador deixar de descarregar longos e pesados downloads, conseguindo visualizar um vídeo sem o ter de guardar no seu dispositivo. Ao aparecer novas versões do Real Player a qualidade das transmissões foi melhorando gradualmente até que nos dias de hoje e neste momento é possível equiparar à qualidade de áudio de um CD.
Sentiu-se necessidade de evoluir até ser possível transmitir um fluxo de áudio ao vivo através de uma rede, e isso foi realizado no dia 4 de Janeiro de 1996. Em 1997 surgiu a primeira transmissão com imagens mostrando o evento desportivo jogo de futebol americano. É nesta data que a Progressive Network apresenta o Real Vídeo.
Até à actualidade muitas tecnologias como o MP3, Peer-To-Peer, Youtube entre outras, surgiram e tornaram o Streaming o responsável pela grande fatia de trafego na internet.
Quando o cliente se conecta a um servidor que esteja a transmitir, um ficheiro de áudio ou vídeo é reproduzido. O procedimento por detrás da simples acção de assistir a uma transmissão de streaming é um pouco mais complexo. Um cliente ao iniciar o streaming constrói um buffer, onde guarda a informação e quando este enche significa que está preparado para transmitir. Enquanto o utilizador vai visualizando o conteúdo, este está a receber novos dados do servidor. Hoje em dia ainda não é possível transmitir em directo sem um pequeno atraso (cerca de um segundo), devido à codificação e transmissão do sinal, no entanto o sistema está preparado para, caso exista uma quebra de sinal, o ficheiro continue a ser reproduzido recorrendo à informação guardada no buffer.