Resumo

 

O IMAX foi desenvolvido com a intenção de proporcionar ao espectador uma experiência de imersão total. Essa sensação é conseguida através de um conjunto de fatores como a curvatura e aumento do ecrã, de projetores especialmente desenhados, da geometria da sala e da qualidade do áudio e vídeo do filme IMAX.

Neste artigo é abordado o formato de filme IMAX dando a conhecer a sua história, as tecnologias envolventes e a importância que tem hoje, sobretudo devido à sua entrada no mundo do cinema.

Levou algum tempo para se impor, mas recentemente, com o desenvolvimento da técnica de Digital Media Remastering (DMR) e com o aparecimento do cinema digital, conseguiu imenso sucesso e expandiu-se por vários países.

Nos dias de hoje, grande parte dos filmes de ação com maior reputação são exibidos em IMAX o que tem permitido alguns lucros consideráveis.

 

 

Introdução

 

Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo, fazendo parte da avaliação da disciplina. Por ser um trabalho sobre um tema à escolha, é uma oportunidade para estudar um tema que pareça interessante e que provoque alguma curiosidade. Por isso, foi escolhido o IMAX.

Em Portugal, pelo menos com algum destaque, só apareceu recentemente (em 2013) e por isso, são poucas as pessoas que o conhecem em detalhe.

Para abordar o tema, tem-se que perceber em que contexto e a motivação em que surgiu o IMAX, abordando um pouco da sua história. Sendo a sua principal promessa a imersão no filme, é curioso saber como e o que fazem, expondo a sua tecnologia, incluindo câmaras, projeção, som, geometria da sala e algumas variações que foram surgindo com o passar dos anos.

Devido à evolução nos últimos anos, são expostos alguns dados que refletem esse sucesso relatando o impacto no Mundo e em Portugal e em que tipo de negócios se insere o IMAX.

 

Início e Evolução do IMAX

 

  • 1967

    A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA IMAX

    O IMAX (acrónimo de Image Maximum) é um formato de filme inovador, criado pela empresa IMAX Corporation. O desejo de visualizar imagens e vídeos de tamanho enorme levou 3 realizadores canadianos a criarem o Multiscreen (que mais tarde mudaria o nome para IMAX), exposto na EXPO ‘67 em Montreal, Canadá [1].

     

    A primeira experiência IMAX consistiu em sincronizar nove projetores em vários ecrãs, uma ideia simples e que funcionava, mas pouco prática pois era um sistema difícil de montar. De seguida, foi comprado o Rolling Loop, um sistema constituído por um só projetor e um só ecrã.

     

  • 1970 - 1986

    O PRIMEIRO FILME IMAX

    Em 1970, surgiu o primeiro filme em IMAX, Tiger Child, realizado pelo canadiano Donald Brittain, com a duração de apenas 17 minutos. A partir desse ano, o IMAX teve algum crescimento, começando por apresentar filmes curtos, documentários e servindo até como planetário (projetando o céu num ecrã gigante).

    Dome e 3D

    Em 1973, é inaugurado em San Diego, o primeiro sistema IMAX Dome (antes designado de OMNIMAX). Na EXPO ’86, em Vancouver, surge o primeiro IMAX 3D.

  • 1994 - 2002

    ENTRADA NO CINEMA DE AÇÃO

    Em 1994 os diretores da empresa apercebem-se que a tecnologia IMAX provavelmente conseguiria reproduzir filmes com mais movimento, os action movies produzidos por Hollywood.

    IMAX DMR

    Contudo, surgia um problema: Não haviam muitos filmes no formato IMAX mas também haviam poucas salas, o que desencorajava o interesse dos produtores no formato, pois não compensava os custos. Para resolver o problema, em 2002, apareceu a revolucionária tecnologia DMR, que passava a permitir converter um filme no formato normal para IMAX. Nesse ano, foi transformado por DMR o primeiro filme: Apollo 13 (Ron Howard, 1995).

  • 2008 - 2010

    IMAX DIGITAL

    Em 2008, surgiu o IMAX Digital que, entretanto, possibilitou o aparecimento de equipamentos mais compactos, desde os projetores às câmaras e tornando as instalações das salas mais fáceis.

    Afirmação

    Em 2010 a empresa bate um recorde de vendas na bilhetaria do filme Avatar (James Cameron, 2009) com um total de mais de 220 milhões de dólares [2].

Tecnologia

Câmaras

 

Projeção

 

Sala e Ecrã

 

Som e Áudio

Variações do IMAX

 

IMAX DOME

 

IMAX 3D

 

IMAX HD

.

IMAX DMR

.

IMAX Digital

.

4D

.

Características de negócio

Modelo de Negócios

 

Preços e Concorrência

 

Impactos no Mundo

Impactos no Mundo

 

Impactos em Portugal

 

Conclusão

 

O IMAX é em muitos aspetos diferente do cinema comum, distinguindo-se por criar ao utilizador uma sensação de imersão e transformando-o numa espécie de cinema de primeira classe. O princípio básico realmente começou por ser o tamanho do ecrã, preenchendo o campo visual do utilizador. Contudo, com um ecrã maior a resoluções baixas, a qualidade de um vídeo perdia-se e possíveis falhas eram detetadas mais facilmente. Era preciso aumentar a resolução dos filmes. A forma que o IMAX adotou para fazer isso, foi usar películas maiores e isso implicou o desenvolvimento de câmaras, projetores e um cuidado maior de imagem.

Entre outras melhorias, desenvolveram um sistema de som que parece rodear o espectador e ajustar a sala de modo a enchê-la com o maior número de pessoas sem perder a sensação de imersão.

Porém, nem sempre foi fácil a vida do IMAX. Para passar os filmes nas suas salas precisavam de… filmes. Os estúdios de cinema sabiam que o IMAX tinha poucas salas e que por esse motivo, não iriam tirar grande proveito desse formato, logo não eram feitos filmes para salas IMAX. Nesse ciclo vicioso, foi desenvolvido o DMR, que foi a grande chave para o atual sucesso do IMAX. A partir desse momento, podia-se converter um filme no formato convencional para IMAX, ajustando vários parâmetros da imagem como a cor e o brilho.

Com isso, o IMAX começou a subir à ribalta e o número de salas foi aumentando. Mas, mais tarde, houve outro fator que proporcionou a subida, o surgimento do cinema digital. As películas dos filmes tinham dimensões elevadas, assim como as câmaras e os projetores e com o digital, passou-se a usar dispositivos de armazenamento, simplificando os projetores (hoje grande parte são digitais) e facilitando a abertura de salas e gravações neste formato.

Noutros aspetos o IMAX é comparável a um filme em cinema convencional: Os filmes mais comuns são exibidos em 2D, em 3D e em relação ao cinema digital, também é comprimido com JPEG2000. A evolução foi enorme na última década e prevê-se que no futuro o IMAX esteja cada vez mais presente, porventura ultrapassando o cinema tradicional.

 

 

Referências

 

[1] Disse, Diane. “The Birth of Imax”. Acedido a 15 Nov 2014.
http://www.ieee.ca/millennium/imax/imax_birth.html
[2] IMAX Corporation. “History”. Acedido a 15 Nov 2014.
https://www.imax.com/corporate/history/
[3] “michaelgloversmith”. “Adventures in IMAX”. 19 Nov 2012. Acedido a 5 Dez 2014.
http://whitecitycinema.com/2012/11/19/adventures-in-imax/
[4] Brain, Marshall. "How IMAX Works". 3 Ago 2001. HowStuffWorks.com. Acedido a 8 Dez 2014.
http://entertainment.howstuffworks.com/imax.htm
[5] TPO. “Cámara IMAX 3D”. Acedido a 5 Dez 2014.
http://www.filmcommissionchile.org/category/destacados/?lang=en
[6] Wientraub, Steve ‘Frosty’. “Exclusive: Michael Bay Reveals TRANSFORMERS 4 Will Shoot the ‘Showcase Scenes’ With the New IMAX 3D Digital Camera.” 15 Abr 2013. Acedido a 5 Dez 2014. http://collider.com/transformers-4-imax-digital-camera-michael-bay/
[7]SØrensen, Rene. “The Basics of The Rolling Loop IMAX Projector”. 26 Jul 2014. Acedido a 20 Nov 2014.
http://in70mm.com/newsletter/1997/48/imax_projector/index.htm
[8] Palazzo, Anthony. “Imax Tests Laser Projector Built With Kodac Patents”. 25 Abril 2012. Acedido a 3 Dez 2014.
http://www.bloomberg.com/news/2012-04-25/imax-tests-laser-projector-built-with-kodak-patents.html
[9] Goss, Patrick. “Why lasers are the future for our cinemas”. 14 Jun 2014. Acedido a 3 Dez 2014.
http://www.techradar.com/news/world-of-tech/future-tech/why-lasers-are-the-future-for-our-cinemas-1158762
[10] IMAX Corporation. “About Imax”.
https://www.imax.com/about/
[11] “BCI guy”. “Is IMAX Overrated & A Waste of Money?”. 24 Set 2014. Acedido a 5 Dez 2014.
http://www.he-man.org/forums/boards/showthread.php?197741-Is-IMAX-Overrated-amp-A-Waste-Of-Money
[12] Digital preservation. “Linear Pulse Code Modulated Audio (LPCM)”. 17 Oct 2013. Acedido a 28 Nov 2014.
http://www.digitalpreservation.gov/formats/fdd/fdd000011.shtml
[13] Morse, Peter. “Hobart Fulldome: An Imaginary Immersive Space”. 9 Jul 2010. Acedido a 5 Dez 2014.
http://www.petermorse.com.au/2010/07/hobart-fulldome/
[14] IMAX Corporation. “IMAX 101: 3D”. 16 Jan 2014. Acedido a 7 Dez 2014.
http://www.imax.com/community/blog/imax-101-3d/
[15] Castro, Gabriel. “Qual a diferença entre o IMAX e um cinema convencional?”. 5 Fev 2014. Canaltech. Acedido a 28 Nov 2014. http://canaltech.com.br/o-que-e/cinema/Qual-a-diferenca-entre-o-IMAX-e-um-cinema-convencional/
[16] IMAX Corporation. “Financial Reports”. 2014. Acedido a 7 Dez 2014.
https://www.imax.com/corporate/investors/financial-reports/
[17] Wilson, Mark. “How Regular Movies Become "IMAX" Films”. 29 Mai 2014. Gizmodo. Acedido a 1 Dez 2014. http://gizmodo.com/5250780/how-regular-movies-become-imax-films
[18] Elzinga, Jason. Feenstra, Keith. “JPEG 2000: The Next Compression Standard using wavelet technology”. 4 Dez 2001. Acedido a 29 Nov 2014.
http://faculty.gvsu.edu/aboufade/web/wavelets/student_work/ef/how-works.html
[19] Futuroscope. “Arthur The 4D Adventure: Tecnology”. 2009. Acedido a 28 Nov 2014.
http://en.futuroscope.com/attractions-and-shows/thrills/arthur-the-4d-adventure
[20] Variety. “‘Interstellar’ Box Office Gets Big Boost from Imax Sales”. 24 Nov 2014. Acedido a 7 Dez 2014.
http://variety.com/2014/film/news/interstellar-box-office-gets-big-imax-boost-1201363890/
[21] NOS. “Bilheteira Cinema NOS”. 2014. Acedido a 1 Dez 2014.
https://bilheteira.cinemas.nos.pt/web/filme.jsp
[22] Moon, Mariella. “Dolby is launching its super-vivid IMAX theater competitor in the Netherlands”. 7 Dez 2014. Engadget. Acedido a 8 Dez 2014.
http://www.engadget.com/2014/12/07/dolby-cinema-imax-rival/
[23] Fonseca, Patricia. “Sala Imax ultrapassa os 100 mil espectadores”. 23 Abril 2014. Acedido a 5 Dez 2014.
http://www.leak.pt/sala-imax-ultrapassa-os-100-mil-espectadores/