Evolução Histórica
A evolução do Tablet é algo que para a maior parte das pessoas se encontra apenas com o aparecimento do primeiro iPad. No entanto, o conceito e ideia de criar algo portátil com interfaces de entrada e de saída e que demonstrassem informação num ecrã, ecrã esse, que tivesse como objetivo apresentar informação de forma visual ou até mesmo táctil, para o caso das pessoas invisuais, já existe desde 1888 com o aparecimento do Telautograph, inventado por Elisha Gray [1].
A motivação do aparecimento do Tablet prende-se com o facto de desde há muito tempo, haver o desejo de se poder ter o poder de um computador na palma da mão, que conseguisse fazer tudo o que os computadores portáteis atualmente fazem, mas de uma maneira mais portátil e acessível, e que tudo isto estivesse a uma distância de um simples toque no ecrã.
Embora a história do Tablet remonte até finais do seculo XIX, foi na segunda metade do século XX que este acabou por surgir, como é conhecido hoje, através de investigações universitárias e companhias que queriam lançar para o mercado produtos que fossem facilmente comercializados.
A primeira vez que o mundo viu uma espécie de Tablet foi no filme de ficção científica “2001: A Space Odyssey” de 1968. A partir desta data, mais produtos começaram a surgir.
Em 1972 surge o Dynabook [2], pela mão do cientista Alan Kay. Um dispositivo com um ecrã e um teclado, em uma superfície lisa, que era especialmente concebido para as crianças.
No ano de 1987 surgiu o primeiro Tablet com reconhecimento de escrita à mão. Chamava-se Linus Write-Top [3].
O primeiro Tablet a ser comercialmente vendido foi o GRiDPad, fabricado pela Samsung em 1989 [4].
Em 1993 surgiu o primeiro Tablet da Apple. Chamava-se MessagePad. Foi a primeira tentativa da Apple de criar algo portátil, direcionado para a redefinição da definição de computador pessoal.
Após este marco, os dispositivos começaram a surgir cada vez mais, muitos deles sobre a forma de PDA. O MessagePad foi um deles. Um destes produtos, acabou por ser o PalmPilot em 1997 [6].
Em 2000, Bill Gates apresenta o primeiro Tablet da Microsoft, o Microsoft Tablet PC [7].
Muitos críticos afirmam e defendem que o criador do Tablet próximo do que existe hoje foi o Bill Gates. No entanto, a ideia da Microsoft acabou por não ter o resultado esperado na altura. A possível implementação de um produto que viesse rivalizar com os computadores portáteis teria que esperar uns anos. Isso acabou por ser conseguido com o aparecimento do primeiro iPad em 2010, apresentado pela Apple.
A partir daqui, tudo mudou. A tecnologia, o mercado, os conceitos, a perspetiva de futuro e a própria opinião que as pessoas tinham quando surgiu o Tablet apresentado pela Microsoft em 2000, acabaram por se reformular, o mercado e a noção de computador portátil, deixou assim de pertencer apenas aos computadores pessoais.