Arquitectura da Plataforma
O modelo arquitectónico consiste, no geral, em servidores, clientes e uma cloud, da qual fazem parte satélites, fornecedores de serviço de internet, entre outros.
Do lado do servidor, o conteúdo é armazenado em diferentes localizações, face a sua popularidade. Quando é efectuada uma procura por parte do utilizador, o primeiro ficheiro enviado é o HTML com o formato da página web pretendida, seguido do vídeo seleccionado pelo utilizador.
A entrega do vídeo depende de vários fatores entre eles hardware, largura de banda e popularidade.
Um vídeo geralmente é fornecido por mais que um servidor, garantindo assim que se um deles parar de responder, os restantes podem completar a tarefa.
O cliente dispõe de um descodificador de vídeo que permitira visualizar o conteúdo correspondente ao pedido. É apresentado em baixo um diagrama de blocos simplificado da arquitetura.
Protocolos de transmissão
Na grande maioria dos casos, o processo de transferência de conteúdo é realizado por HTTP/TCP (Transmission Control Protocol) dada a sua elevada eficiência. O conteúdo é gradualmente armazenado em memória cache e o vídeo é reproduzido continuamente a partir da informação recebida.
Para ligações mais “frágeis”, como por exemplo tenologias móveis ou streaming, é utilizado o protocolo RTSP (Real Time Streaming Protocol).
Reprodução de Vídeo e Áudio
Uma das grandes vantagens do Youtube é não ser necessário dispor de um codec específico para cada tipo de vídeo. Através do Plug-In Adobe Flash Player, é possível visualizar qualquer tipo de conteúdo, independentemente do codec utilizado aquando da compressão.
O primeiro codec utilizado pela plataforma para transmissão de vídeo foi o Sorenson H.263 com suporte de áudio MP3 mono. Este oferece a possibilidade de reprodução em ecrã completo sem ser necessária a retransmissão do conteúdo. Em março de 2008 foi introduzido um novo tamanho máximo de 480x360 associado a este codec.
Devido à rápida evolução da tecnologia, a velocidade das ligações tem vindo a aumentar a um ritmo acelerado. Isto levou a que em novembro de 2008 se tenha implementado o codec H.264/AVC (também conhecido por MPEG-4) com formato de áudio stereo AAC.Isto tornou possível a utilização do suporte 720p HD, que veio acompanhado da alteração do aspect ratio de 4:3 para 16:9 widescreen.
Em novembro de 2009 a plataforma introduz o suporte 1080p HD, também conhecido por FULL HD. Ficam assim disponíveis dois formatos de visualização em alta definição, dependendo da resolução original do vídeo.
Em julho de 2011 é anunciada e implementada a resolução 4K (4096x3072). Na imagem em baixo é possível notar as diferenças entre os formatos HD e 4K
Para assistir a um video nesta resolução, clique no URL https://www.youtube.com/watch?v=6pxRHBw-k8M.
Vídeos 3D
A 21 de Julho de 2009, o engenheiro Peter Bradshaw anunciou que seria possível fazer upload de vídeos 3D.
Atualmente, o vídeo é convertido automaticamente para 3D aquando do upload, caso o autor escolha um modo específico de visualização englobado neste formato.
São proporcionados três modos de reprodução deste tipo de vídeos, nomeadamente, óculos 3D, dispositivo ou monitor 3D ou então sem qualquer tipo de dispositivo 3D.
Assista a um vídeo em 3D https://www.youtube.com/watch?v=FSGfN9rr78Q.
Live Streaming
Para fazer face à concorrência, o Youtube criou a sua própria plataforma que permite a qualquer pessoa fazer streaming de eventos, desde que disponha das condições para tal.
O protocolo utilizado neste serviço é o RTMP Flash Streaming. O vídeo é comprimido com o codec H.264 e o áudio é codificado utilizando as normas MP3 ou AAC.
O Youtube dispõe de um canal especializado para Live Streams. Para aceder, clique em https://www.youtube.com/channel/UC4R8DWoMoI7CAwX8_LjQHig