O que é o Artigo de Divulgação

 

O artigo de divulgação consiste num texto de índole tutorial e pedagógica sobre um assunto ligado às Comunicações de Áudio e Vídeo. Este artigo tem como objectivos proporcionar aos alunos o contacto com a pesquisa bibliográfica e com as empresas na área relevante dando-lhes a conhecer, de uma forma mais profunda e real, uma parte relevante das Comunicações de Áudio e Vídeo. Naturalmente, qualquer que seja o tema escolhido, os aspectos técnicos ligados ao áudio e ao vídeo deverão ter uma papel principal no artigo. 

 

O artigo de divulgação deverá ser feito em 2 versões:

 

·         Versão em papel usando o template disponibilizado e que não deverá ser alterado em qualquer condição. 

 

·         Versão em HTML basicamente com o mesmo conteúdo da versão em papel mas explorando as capacidades do HTML e as funcionalidades típicas dos conteúdos disponíveis na Internet. Esta versão pretende levar aos alunos ao contacto directo com o mundo Web. Esta versão deve incluir um vídeo de 3 minutos (sem cortes) onde todos os elementos do grupo apresentam o tópico em questão, usando um único slide.

O artigo de divulgação não pretende ser uma ‘redacção’ sobre um tema com actualidade mas sim um trabalho de bom nível técnico e científico, ainda que fugindo às descrições tipo manual, apresentando a visão de um engenheiro electrotécnico, com particular incidência na evolução e previsão futuras. Para além da aquisição de conhecimentos técnicos, tem também como objectivo proporcionar aos alunos o contacto com a elaboração de um texto com índole técnica. O leitor típico do artigo deverá ser um colega do mesmo ano, e do mesmo curso, do Instituto Superior Técnico.


Para além dos aspectos técnicos e científicos, serão também importantes para a avaliação deste artigo, a sua organização, clareza, qualidade da escrita e aspecto gráfico, atendendo a que estes elementos são também fundamentais para a formação e sucesso de um engenheiro. No contexto dos temas escolhidos deverá ser sempre dada especial importância a todos os aspectos relacionados com a informação áudio/voz, imagem e vídeo, nomeadamente os respectivos codecs. 


Na Página Web da disciplina estão disponíveis dois documentos, um indicando os principais critérios para a avaliação do artigo e outro sugerindo um conjunto de regras importantes para a sua escrita e organização. Pretende-se que os alunos se dediquem a este trabalho a partir da primeira semana de aulas de modo a que este possa estar terminado antes do final do semestre, para que a sua realização não vá coincidir e afectar o período de exames.


A ideia de limitar o espaço disponível para o artigo de divulgação é obrigar os alunos a escolher o que é realmente importante e a sintetizar a informação disponível; sendo hoje em dia bastante fácil aceder a informação sobre virtualmente tudo através da Internet (para além das fontes ‘convencionais’), pensa-se que é muito importante a capacidade de 'filtrar' a informação disponível e ter uma atitude crítica perante esta.