Método de Avaliação

A avaliação dos estudantes é uma parte muito importante de uma disciplina, à qual se deve dedicar uma atenção especial. Atendendo a que a disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo é uma disciplina mais terminal dos Cursos, espera-se que os alunos tenham já uma certa maturidade para abordar questões mais complexas que um enunciado de problema de exame podendo, por exemplo, efectuar pesquisas direccionadas de literatura.


O método proposto para a avaliação da disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo considera 4 componentes (uma delas opcional), nomeadamente:

 

·        Exame final realizado após o final das aulas (com peso de 70%);

·        Elaboração de um artigo de divulgação científica e correspondente página Web sobre um dado tema, a entregar em data previamente definida (com peso de 30%)

·        Participação no laboratório através do preenchimento de um formulário durante a própria sessão de laboratório

·        Participação em perguntas feitas online nas aulas teóricas (opcional)

 

A nota final da disciplina será calculada através da seguinte fórmula: 

 

Nota_final = round [(0.7 × Nota_Exame + 0.3 × Nota_Artigo) × Lab]

 

onde Lab vale 1 se o aluno participou em pelo menos N-1 das N sessões de laboratório e 0.95 em caso contrário.

 

·        Exame

§  A nota mínima do exame é de 9.5 valores.

 

·        Artigo de Divulgação

§  A nota mínima do artigo de divulgação é de 9.5 valores.

§  O artigo de divulgação será elaborado em grupos de 2 ou 3 alunos.

§  A nota é individual mesmo que o artigo seja escrito em grupo.

§  A avaliação do artigo de divulgação poderá incluir uma apresentação e/ou discussão se o docente achar necessário.

§  A avaliação do artigo de divulgação poderá incluir uma componente de auto-avaliação (para os alunos que assim o desejarem) que poderá beneficiar o aluno no máximo em 1 valor na nota do artigo; a bonificação de 1 valor na nota do artigo será dada aos alunos cuja previsão de nota for idêntica à nota atribuída pelo docente (que não saberá as previsões dos alunos ao classificar os artigos); a bonificação de 0.5 valores será dada aos alunos que previrem uma nota de ±1 valor em relação à nota do docente.

§  A nota do artigo é mantida de um ano para o seguinte (mas não a presença no laboratório).

 

·        Nota final

§  Os alunos que obtenham uma nota final superior a 17 valores deverão realizar um exame oral para confirmação da nota.

§  A não realização deste exame oral, se pedido, implica a atribuição automática da nota de 17 valores.

§  Para os alunos que tenham respondido a mais de 50%, 75% ou 90% dos conjuntos de perguntas feitas online nas aulas teóricas, a nota mínima do exame e do artigo será de 9.0, 8.5 e 8.0 valores, respectivamente.

§  Os alunos que tenham respondido a mais de 75% dos conjuntos de perguntas feitas online nas aulas teóricas com mais de 75% de respostas correctas (medidas sobre o número total de perguntas nas aulas em que estiveram presentes), terão um bónus na nota final de 0.5 valores.

 

 

Para o ano lectivo de 2017/2018, o prazo para a entrega do artigo de divulgação é o dia 7 DE DEZEMBRO DE 2017 (5ª feira).

 

No dia 16 de OUTUBRO de 2017 (2ª feira), os alunos deverão enviar por email uma versão preliminar do índice do trabalho (file pdf) com uma breve descrição de cada secção (1-2 páginas).