História

A disciplina de Comunicação de Imagem foi proposta, pela primeira vez, como disciplina de opção do 5º ano da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores, aos Ramos de Telecomunicações e Electrónica e Sistemas Electrónicos e Computadores, no ano lectivo de 1992/93. A disciplina de Comunicação de Imagem funcionou até ao ano lectivo de 2000/2001, tendo então passado a existir a disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo. O número de alunos ao longo dos vários anos lectivos é apresentado nas figuras abaixo.

No ano lectivo de 2001/2002, a disciplina funcionou pela primeira vez para o MEEC (antigos Mestrados) com um total de 5 alunos. As oscilações do número de alunos ao longo do tempo são sobretudo devidas à obrigatoriedade ou não da realização do Trabalho Final de Curso ao longo dos vários anos (e ao correspondente maior ou menor número de disciplinas de opção a fazer) e ao leque de disciplinas de opção em alternativa que foram existindo ao longo dos anos.

No ano lectivo de 2003/04, a disciplina passou a fazer parte da lista de disciplinas da Área de Especialização em Telecomunicações da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores.

No ano lectivo de 2012/2013, a disciplina passou a funcionar no 1º semestre ao contrário dos anos anteriores onde sempre funcionou no 2º semestre.

 

Figura 1 – Evolução do número de alunos LEEC e MEEC em Comunicação de Imagem (1992/93 a 2000/01) e Comunicação de Áudio e Vídeo (desde 2001/02).