COMUNICAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Ano lectivo de 2009/2010 - 2º Semestre

2ª Época - 12 de Julho de 2010 (2ª feira) - 9 h

 

 

MEEC: As notas desta prova sairão até às 14 h do dia 19 Julho (2ª feira) na página Web da cadeira e a revisão de provas será às 14 h do dia 19 de Julho (2ª feira) no Laboratório de Telecomunicações 4. 

MERC: As notas desta prova sairão até às 14 h do dia 14 de Julho (4ª feira) na página Web da cadeira e a revisão de provas será às 14 h do dia 14 de Julho (4ª feira) na sala 0.13. 

A duração do exame é de 3 h. Responda às seguintes questões apresentando os cálculos que efectuar e JUSTIFICANDO as respostas dadas. Não se deixe ficar ‘preso’ em nenhuma resposta; se necessário, passe à frente para regressar mais tarde à mesma questão. Boa sorte !

 

I (1 + 1 + 1 + 0.5 = 3.5 val)

Considere um sistema de televisão analógica a cores.

a)      Indique quais os sinais visuais que são usados para o sinal composto de vídeo transmitido. Indique 2 razões para a escolha desses sinais.   (R: luminância e crominâncias)

b)     Indique qual o tipo de modulação usado para o sinal de luminância. Indique duas razões para a escolha deste tipo de modulação. (R: modulação de amplitude vestigial)

c)      Indique qual o tipo de modulação usado para os sinais de crominância. Indique a principal razão para a escolha deste tipo de modulação e qual é a sua principal debilidade. (R: modulação de amplitude em quadratura)

d)     Indique, justificando, quais são os 2 principais parâmetros de um sistema de televisão analógica que determinam a sua largura de banda. (R: número de linhas/imagem e número de imagens/s)

 

II (0.6 + 0.6 + 0.5 + 1 + 0.8 = 3.5 val.)

Considere uma transmissão de telecópia usando o método de READ modificado, a 3200 bit/s, para páginas com 2000 linhas, cada uma com 1728 amostras. Suponha que, em média, cada linha tem 75% dos pixels brancos. Suponha que as linhas codificadas unidimensionalmente têm um factor de compressão médio de 10 para os comprimentos pretos e 20 para os brancos e as linhas codificadas bidimensionalmente têm um factor de compressão médio de 20 para os comprimentos pretos e 25 para os brancos.

a)      Indique quantos pixels brancos e pixels pretos tem, em média, uma página de telecópia. (R: 2592000 brancos e 864000 pretos)

b)     Indique quantos bits gasta, em média, uma linha codificada unidimensionalmente e uma linha codificada bidimensionalmente. (R: 108 e 73.44 bits)

c)      Indique quantos bits gasta, em média, na codificação de uma página de telecópia com k=1. (R: 216000 bits)

d)     Indique qual o factor de compressão global se se usar um valor de k=5 para limitação da propagação dos erros de canal. (R: 21.505)

e)      Indique qual a variação percentual do factor de compressão global quando codifica uma página com k=5 depois de codificar com k=2000. (-8.58%) 

 

III (0.6+ 1.4+ 0.5 + 1+ 0.5 = 4 val.)

Considere uma comunicação videotelefónica, segundo a norma ITU-T H.261, usando um débito binário de 100 kbit/s. A sequência é codificada usando a resolução espacial CIF e uma frequência de imagem de 10 Hz.

A sequência de vídeo que tem de transmitir tem imagens divididas horizontalmente em 2 partes de igual dimensão, sendo a parte de baixo fixa e a parte de cima com movimento. Atendendo a que o codificador faz uma codificação sequencial dos macroblocos, constata-se que os bits de código são gerados uniformemente, nos intervalos em que há informação para codificar, não sendo gerados bits nos períodos correspondentes a zonas fixas, com excepção da primeira imagem onde os bits são gerados uniformemente em toda a imagem. No codificador, os bits de código aguardam a sua transmissão na memória de saída. Sabendo que na codificação da primeira imagem se gastaram 15000 bit, na da segunda 30000 e na da terceira 5000, calcule, justificando:

a)      O instante em que o receptor obtém todos os bits de código correspondentes às 1ª, 2ª e 3ª imagens. (R: 150, 450 e 500 ms)

b)     A dimensão mínima da memória de saída do codificador para que nunca haja perda de bits na situação acima descrita. (R: 30000 bits)

c)      O número máximo de bits que a 4ª imagem pode gastar supondo que a memória é aquela determinada na alínea anterior. (R: 20000 bits)

d)     O atraso inicial de visualização a aplicar no descodificador supondo que tem disponível à saída do codificador a memória determinada acima e que o codificador pode gerar os bits de código com qualquer distribuição temporal no intervalo de tempo entre a aquisição de 2 imagens. (R: 400 ms)

e)      De quanto varia percentualmente o atraso inicial de visualização se a memória passar para o dobro do tamanho ? (R: 75%)

 

IV (2.5 val.)

Considere que se usa o algoritmo MPEG-1 Vídeo para codificar informação de vídeo a 25 Hz que vai ser armazenada num CD. Suponha que se usa M=3 e que às tramas I são atribuídos 3 vezes mais bits que às tramas P e às tramas P são atribuídos 4 vezes mais bits que às tramas B (tudo em média) e ainda que o número médio de bits disponíveis por macrobloco em cada trama B é 50. Considere que cada trama tem resolução espacial CIF ou seja tem 396 macroblocos.

Nas condições acima, determine os valores de N aceitáveis (se existirem) se se pretender que o débito binário, só para a informação de vídeo, não exceda 1.8 Mbit/s e que o tempo de acesso máximo do sistema não exceda 400 ms. Assuma que o débito de leitura para descodificação é sempre igual ao débito de codificação. (R: N=6)

 

  V (0.5 + 0.5 + 0.5 + 0.5 + 0.5 + 1 = 3.5 val.)

Considere um sistema de televisão digital do tipo DVB-T.

a)      Explique porque se usa normalmente um período de simulcasting quando da introdução da TDT.

b)     Determine o débito binário total que precisa para enviar um sinal de vídeo com resolução de luminância 576×720, 4:2:2, 8 bit/amostra, a 25 Hz se usar um algoritmo de codificação com factor de compressão 45 e um codificador de canal com a taxa de codificação de ¼. (R: 14.75 Mbit/s)

c)      Sabendo que uma dada solução DVB-T consegue ‘inserir’ 20 Mbit/s ‘util (de fonte) na banda disponível, indique justificando que débito binário total que deverá usar se todos os parâmetros se mantiverem constantes com excepção da taxa de codificação que passa de 1/2 para 4/5 e a modulação que deixa de ser QPSK para passar a ser 64-QAM. (R: 120 Mbit/s)

d)     Se tivesse que escolher com base no débito binário útil (de fonte) entre uma solução usando um taxa de codificação 2/3 e modulação 16-QAM e outra solução usando uma taxa de codificação 6/7 e modulação QPSK (todos os outros parâmetros iguais) qual escolheria e porquê ? (R: solução 1)

e)      Porque razão se definem 2 variantes da modulação OFDM na norma DVB-T ?

f)      Explique para que serve o intervalo de guarda na modulação usada em DVB-T. Qual o valor mínimo que o intervalo de guarda deve tomar ?

 

VI (0.5+ 0.5 + 0.5 +0.5 + 0.5 + 0.5 = 3 val.)

Considere a norma de codificação de vídeo H.264/AVC.

a)      Indique qual a informação que corresponde a um macrobloco num contexto 4:2:2.

b)     Indique qual o número mínimo e máximo de macroblocos que pode ser incluído numa slice. (R: 1 e número de MBs na imagem)

c)      Explique que tipo de resíduo é transmitido na codificação Intra de um dado macrobloco.

d)     Explique qual o objectivo de se poder fazer a partição muito flexível do macrobloco em termos de compensação de movimento.

e)      Explique o que significa fazer a estimação de movimento a ¼ pixel.

f)      Explique em que consiste e porque é essencial a definição de perfis na norma H.264/AVC.