COMUNICAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Ano lectivo de 2010/2011 - 2º Semestre

2ª Época - 27 de Junho de 2011 (2ª feira)

 

 

MEEC: As notas desta prova sairão até às 18 h do dia 30 Junho (5ª feira) na página Web da cadeira e a revisão de provas será às 17 h do dia 1 de Julho (6ª feira) no Laboratório de Telecomunicações 4. 

MERC: As notas desta prova sairão até às 18 h do dia 30 de Junho (5ª feira) na página Web da cadeira e a revisão de provas será às 14 h do dia 1 de Julho (6ª feira) na sala 0.32. 

A duração do exame é de 3 h. Responda às seguintes questões apresentando os cálculos que efectuar e JUSTIFICANDO as respostas dadas. Não se deixe ficar ‘preso’ em nenhuma resposta; se necessário, passe à frente para regressar mais tarde à mesma questão. Boa sorte !

 

I (1.5 + 1 + 1 = 3.5 val.)

Considere a transmissão de telecópia usando o Método de READ Modificado a 3200 bit/s, para páginas com 1000 linhas, cada uma com 1728 amostras. Suponha que, em média, cada linha tem 75% dos pixels brancos.

a)       Supondo que as linhas codificadas unidimensionalmente têm um factor de compressão médio de 15 para os comprimentos pretos e 25 para os brancos e as linhas codificadas bidimensionalmente têm um factor de compressão médio de 20 para os comprimentos pretos e 30 para os brancos, indique a gama de factores de compressão que se podem alcançar se, devido à necessidade de oferecer resistência a erros, se tiver de se usar um valor de k inferior a 10.  (R: FCmin= 21.43 e FCmax= 25.96)

b)       Supondo que, devido à necessidade de limitar a propagação de erros se usa k=2, indique qual o número (médio) de bits gastos na codificação de uma imagem que é 3 vezes menos eficiente em termos de codificação do que uma ‘imagem média’. (R: 218160)

c)       Supondo agora que se faz a transmissão sobre uma rede virtualmente isenta de erros, indique duas (2) formas de diminuir o tempo de transmissão de uma imagem, actuando apenas ao nível do fluxo binário codificado.

 

II (1 + 0.5 + 1 val. = 2.5 val.)

Considere a norma JPEG para codificação de imagens fotográficas.

a)       Qual o número médio de bits por pixel (considerando luminância e crominâncias) que se gastam na codificação de uma imagem com formato 4:2:2, 16 bit/amostra, quando codificada com um factor de compressão global (luminância e crominâncias) de 25 ? (R: 1.28 bi/pixel)

b)       Quantos bits se gastam na codificação de uma imagem a cores com resolução de 576×720 amostras para a luminância e formato 4:2:0, com 12 bit/amostra, se o factor de compressão for 20 para a luminância e o dobro desse valor para as crominâncias ? (R: 311040 bit)

c)       Indique qual a modulação mais simples que pode ser usada para transmitir numa largura de banda de 2 MHz uma sequência de vídeo a 25 Hz codificada como uma sequência de imagens JPEG com o formato e nas condições da alínea b), nomeadamente se a transmissão for via satélite. (R: 16-PSK)

 

III (1 + 0.5 + 1.5 + 1 val. = 4 val.)

Considere uma comunicação videotelefónica, segundo a norma CCITT H.261, usando um débito binário de 120 kbit/s. A sequência é codificada usando a resolução espacial CIF e uma frequência de imagem de 10 Hz.

A imagem que tem de transmitir está dividida horizontalmente em 3 partes iguais, sendo a parte central fixa e as partes mais acima e mais abaixo com diferente actividade. Atendendo a que o codificador faz uma codificação sequencial dos macroblocos, constata-se que os bits de código são gerados uniformemente, nos vários intervalos em que há informação para codificar, não sendo gerados bits nos períodos correspondentes a zonas fixas, com excepção da primeira imagem onde os bits são gerados uniformemente em toda a imagem. Posteriormente à primeira imagem, a faixa da imagem mais abaixo tem uma maior actividade que se traduz por uma produção de bits que, para cada imagem, é sempre dupla da faixa mais acima, menos activa.

No codificador, os bits de código aguardam a sua transmissão na memória de saída. Sabendo que na codificação da primeira imagem se gastaram 18000 bit, na da segunda 24000 e na da terceira 6000, calcule, justificando:

a)       Os instantes em que o receptor obtém todos os bits de código correspondentes às 1ª, 2ª e 3ª imagens. (R: 150, 350 e 400 ms)

b)       Os instantes em que são disponibilizadas ao codificador as 4ª e 5ª imagens. (R: 300 e 400 ms)

c)       A dimensão mínima da memória de saída do codificador para que nunca haja perda de bits na situação acima descrita. (R: 18000 bit)

d)       O número máximo de bits que pode produzir a 5ª imagem na situação acima descrita se se usar a memória calculada na alínea c) e os bits forem produzidos no período dessa imagem sem qualquer restrição. (R: 30000 bit)

 

IV (2.5 val.)

Suponha que é contactado por uma empresa que pretende instalar um sistema de videoconferência entre as suas sedes nas várias capitais Europeias usando linhas com o menor débito médio possível para a qualidade de imagem considerada aceitável. O atraso aquisição-visualização máximo aceitável é de 150 ms. A resolução a usar é a resolução CIF (352x288 amostras de luminância por imagem), 4:2:0, a 25 Hz com o número usual de bits por amostra. Supondo que tem à sua disposição, oferecendo a qualidade de vídeo considerada aceitável:

1.       Um sistema H.261 que lhe oferece factores de compressão médios de 15 e 25 para a luminância e crominâncias, respectivamente; os factores de compressão críticos (imagens mais difíceis) são 8 e 10 para a luminância e crominâncias, respectivamente.

2.       Um sistema MPEG-2 Vídeo com N = M = 3 e que lhe oferece um factor de compressão de 10 e 20, respectivamente para a luminância e crominâncias, nas tramas I e um factor de compressão de 30 e 40, respectivamente para a luminância e crominâncias, nas tramas B e P (valores médios e críticos semelhantes).

Indique, justificando, qual a solução que vai propôr ao seu cliente para lhe poder satisfazer da forma mais económica possível, em termos de débito binário, as necessidade indicadas supondo que a transmissão se faz sempre ao débito (médio) da codificação. (R: H.261)

 

V (0.5 + 1 + 0.5 + 0.5 + 1 = 3.5 val.)

Considere as soluções DVB-T para televisão digital.

a)       Como sabe, existem em DVB redes de frequência única (de Single Frequency Network, SFN) onde um mesmo programa TV pode ser emitido na mesma frequência em todos os emissores da rede. Como se resolve neste caso o problema de um receptor poder estar a receber a mesma informação através de dois emissores e logo através de dois sinais com atrasos diferentes ?

b)       Explique, justificando, se é desejável que o intervalo de guarda tenha de ser grande ou pequeno numa dada célula de transmissão DVB-T.

c)       Se se mantiverem todas as outras condições, explique como varia, em princípio, o débito binário útil (de fonte) se aumentasse a taxa de codificação do sistema ?

d)       Porque motivo pode a diversidade espacial de recepção melhorar a qualidade do sinal recebido ?

e)       Indique em que data (mês e ano) está previsto terminar o simulcasting analógico-digital de televisão em Portugal. Indique duas (2) formas que os utentes poderão adoptar para continuar a ver televisão terrestre em Portugal, após essa data.

 

VI (1 + 1 + 0.5 + 1 + 0.5 = 4 val.)

Considere um sistema baseado em 3D vídeo.

a)       Como sabe, mesmo em televisão 2D (apenas uma vista), os utentes adquirem alguma noção de profundidade e de tridimensionalidade. Indique, explicando, dois (2) mecanismos que contribuem para isso.

b)       Indique o que se entende por paralaxe estéreo e paralaxe de movimento. Indique em que tipo de soluções 3D vídeo cada um destes tipos de paralaxe desempenha um papel fundamental.

c)       Indique o que se entende por ‘escalabilidade de vistas’ no contexto de um sistema de vídeo multivista.

d)       Explique em que consiste a solução multiview simulcasting e indique uma vantagem e uma desvantagem principais de se usar este tipo de solução.

e)       Explique porque se pode dizer que as ferramentas básicas de codificação nas normas H.264/AVC e MVC são essencialmente as mesmas.