Programa

O programa proposto tem em consideração o que se pensa serem os aspectos mais relevantes dos sistemas e tecnologias de comunicação multimédia mas também a actividade desempenhada pela grande maioria dos engenheiros com formação em Telecomunicações nas empresas em Portugal. O programa tem, naturalmente, evoluído ao longo dos anos, fruto não só da experiência de leccionação mas também das mudanças ocorridas na área de influência da disciplina.


Tendo em conta o contexto, os objectivos e os pressupostos descritos na secção anterior, o programa da disciplina de Comunicação Multimédia foi estruturado em:

 

1.       Introdução à comunicação multimédia.

2.       Conceitos de representação multimédia.

3.       Sistemas visual e auditivo humanos.

4.       Qualidade e avaliação de qualidade.

5.       Representação de imagem digital: conceitos, ferramentas e normas.

6.       Representação de vídeo digital: conceitos, ferramentas e normas.

7.       Representação de áudio digital: conceitos, ferramentas e normas.

8.       Multiplexagem, sincronização e streaming de informação multimédia.

9.       Principais sistemas de comunicação multimédia, nomeadamente comunicações pessoais, TV digital, armazenamento e sistemas 3D: requisitos, arquitecturas e soluções.

10.     Tendências futuras dos sistemas e serviços multimédia com ênfase nas tecnologias de representação.

 


Esta sequência começa por ensinar aos alunos os conceitos e técnicas básicas das comunicações multimédia para entrar depois em cada um dos sistemas mais importantes, de modo mais detalhado. A consideração dos requisitos associados aos sistemas e serviços é importante para que os sistemas não se reduzam a tecnologias mas sejam integrados de forma útil e rentável no mundo real, satifazendo as necessidades dos utentes. Os vários sistemas são apresentados de forma ‘cronológica’ o que permite aos alunos seguir melhor a evolução tecnológica neste domínio, especialmente em termos de codificação. Dá-se particular relevância às normas internacionais desenvolvidas para cada um dos sistemas e serviços em questão, uma vez que as normas usam normalmente as tecnologias mais relevantes e é com estas tecnologias que os alunos vão ter de trabalhar na vida real, na maioria dos casos. De qualquer forma, os sistemas são analisados funcionalmente e as tecnologias motivadas o que deverá permitir aos alunos perceber facilmente tecnologias alternativas.


Finalmente, apresentam-se aos alunos sistemas, tecnologias e tendências emergentes de modo a permitir-lhes mais facilmente, mesmo após o fim do Mestrado, acompanhar os desenvolvimentos tecnológicas na área. Como seria de esperar, a totalidade dos sistemas estudados é digital  já que a digitalização é hoje um facto incontornável. Sempre que seja adequado, analisar-se-á a especificidade do caso Português.


A UC tem uma perspectiva integradora ou seja na abordagem dos vários sistemas e serviços multimédia vão sendo referidos aspectos da Teoria da Informação, modulação, codificação de canal, rede, etc, tentando que os alunos percebam também o modo como os vários módulos de uma arquitectura e logo as várias tecnologias se relacionam e integram.