O programa proposto tem em consideração o que se pensa
serem os aspectos mais relevantes dos sistemas e tecnologias de comunicação multimédia
mas também a actividade desempenhada pela grande maioria dos engenheiros com
formação em Telecomunicações nas empresas em Portugal. O programa tem,
naturalmente, evoluído ao longo dos anos, fruto não só da experiência de
leccionação mas também das mudanças ocorridas na área de influência da
disciplina.
Tendo em conta o contexto, os objectivos e os pressupostos descritos na secção
anterior, o programa da disciplina de Comunicação Multimédia foi estruturado em:
1. Introdução à
comunicação multimédia.
2. Conceitos de
representação multimédia.
3. Sistemas visual
e auditivo humanos.
4. Qualidade e
avaliação de qualidade.
5. Representação
de imagem digital: conceitos, ferramentas e normas.
6. Representação
de vídeo digital: conceitos, ferramentas e normas.
7. Representação
de áudio digital: conceitos, ferramentas e normas.
8. Multiplexagem,
sincronização e streaming de
informação multimédia.
9. Principais
sistemas de comunicação multimédia, nomeadamente comunicações pessoais, TV
digital, armazenamento e sistemas 3D: requisitos, arquitecturas e soluções.
10. Tendências
futuras dos sistemas e serviços multimédia com ênfase nas tecnologias de
representação.
Esta sequência começa por ensinar aos alunos os conceitos e técnicas básicas
das comunicações multimédia para entrar depois em cada um dos sistemas mais
importantes, de modo mais detalhado. A consideração dos requisitos associados
aos sistemas e serviços é importante para que os sistemas não se reduzam a
tecnologias mas sejam integrados de forma útil e rentável no mundo real,
satifazendo as necessidades dos utentes. Os vários sistemas são apresentados de
forma ‘cronológica’ o que permite aos alunos seguir melhor a evolução
tecnológica neste domínio, especialmente em termos de codificação. Dá-se
particular relevância às normas internacionais desenvolvidas para cada um dos
sistemas e serviços em questão, uma vez que as normas usam normalmente as
tecnologias mais relevantes e é com estas tecnologias que os alunos vão ter de
trabalhar na vida real, na maioria dos casos. De qualquer forma, os sistemas
são analisados funcionalmente e as tecnologias motivadas o que deverá permitir
aos alunos perceber facilmente tecnologias alternativas.
Finalmente, apresentam-se aos alunos sistemas, tecnologias e tendências
emergentes de modo a permitir-lhes mais facilmente, mesmo após o fim do
Mestrado, acompanhar os desenvolvimentos tecnológicas na área. Como seria de
esperar, a totalidade dos sistemas estudados é digital já que a digitalização é hoje um facto
incontornável. Sempre que seja adequado, analisar-se-á a especificidade do caso
Português.
A UC tem uma perspectiva integradora ou seja na abordagem dos vários
sistemas e serviços multimédia vão sendo referidos aspectos da Teoria da
Informação, modulação, codificação de canal, rede, etc, tentando que os alunos
percebam também o modo como os vários módulos de uma arquitectura e logo as
várias tecnologias se relacionam e integram.