O Seu Serviço de Streaming Preferido


Através do Netflix pode ver os seus filmes, séries e programas televisivos preferidos a qualquer hora em qualquer lugar! Basta subscrever o plano que se adequa melhor a si e aos seus interesses!

Conheca o Netflix


A Netflix é uma empresa Americana especializada em serviço de streaming, video on demand online e DVD por mail. Neste momento, o Netflix é uma aplicação muito influente no que diz respeito ao consumo de multimédia através da Internet. E conta na presente data com cerca de 98,75 milhões de subscritores e está disponível em 190 países.

Surgiu em 1997, fundado por Marc Randolph e Reed Hasting nos Estados Unidos com um modelo de aluguer de filmes em DVD por correio, com uma taxa fixa por aluguer. Em 1998 a empresa lançou o primeiro site de aluguer e venda de DVDs, o netflix.com. Com vista em expandir o mercado, em 2007 a empresa começou a distribuir conteúdos através de streaming. Das parcerias milionárias à expansão internacional foi um pequeno salto, em 2010 o Netflix lançou o seu serviço no Canada. E de seguida a expansão continuou para a América Latina. O ano de 2016 foi o culminar, ficando o seu serviço disponível em todo o mundo. No primeiro trimestre de 2017, contava com 98.75 milhões de assinantes de streaming em todo o mundo.

Saiba mais!

O que oferece?


Flexibilidade

O Netflix fornece uma aplicação que desde que o utilizador esteja ligado à internet permite que este aceda a qualquer filme ou série de forma ilimitada. Esta aplicação pode ser instalada em dispositivos móveis como smartphones e tablets ou então o utilizador pode aceder a esta através do browser do seu computador pessoal.

Exclusividade

Através do algoritmo CineMatch, a aplicação adequa o conteúdo ao utilizador. Este algoritmo procura os conteúdos que correspondem aos dados recolhidos sobre o subscritor, como gostos particulares, interesses e preferências que por exemplo o seu histórico indica!

Proximidade

Para chegar ao maior numero de utilizadores possível, a aplicação está disponível em diferentes línguas e disponibiliza legendas em vários idiomas.

Tecnologia


Nesta secção apresentamos a arquitetura de serviço do Netflix bem como as principais tecnologias usadas pelas empresa no que diz respeito ao serviço de streaming.

Arquitetura

Nos horários de pico, a Netflix representa cerca de um terço do tráfego dos consumidores na Internet, na América do Norte. A empresa gere a sua própria rede de distribuição de conteúdo (CDN), uma rede global de servidores de armazenamento que guarda os conteúdos em cache próximos do local onde vão ser exibidos. Esta cache local reduz assim os custos de largura de banda e facilita a escalabilidade do serviço em grandes áreas.

Armazenamento

Em Agosto de 2008, a Netflix sofreu uma enorme corrupção na sua base de dados que impediu que durante três dias conseguissem enviar DVDs para os seus membros. Esta ataque fez com que a empresa inicia-se a sua viagem para a cloud. Pois foi quando perceberam que tinham que deixar de utilizar pontos de falha isolados, como bases de dados relacionais no seu data center e passar a utilizar sistemas distribuídos altamente confiáveis e escaláveis na cloud. Para isso escolheram o Amazon Web Services (AWS) pois adequava-se as suas necessidades

Transmissão

A transmissão de streams é feita utilizando o método adaptative bitrate streaming, que consiste em adaptar o bitrate dos segmentos de dados à capacidade de receção e reprodução do utilizador, avaliando a largura de banda e a capacidade de processamento do CPU do dispositivo.

Codificação

A codificação permite tornar o armazenamento mais eficiente e reduzir a taxa de transmissão a valores admissíveis no canal e no dispositivo final. No vídeo, o processo consiste na utilização de algoritmos eficazes em explorar redundância espacial numa imagem e temporal entre imagens e irrelevância em relação à sensibilidade em função da frequência do sistema visual humano. Em áudio, a codificação explora maioritariamente a irrelevância.

Pacotes de Serviço


A Netflix oferece três planos de streaming para satisfazer necessidades dos seus clientes. O plano que escolher irá determinar o número de dispositivos nos quais o cliente pode ver em streaming a Netflix em simultâneo. Independentemente do plano que escolher, pode instalar a aplicação Netflix nos dispositivos que quiser, e desfrutar de todos os filmes e séries de televisão que quiser, quando quiser, onde quiser

Base

Permite ver em streaming filmes e séries da Netflix num dispositivo de cada vez, em definição padrão (SD). Este plano permite ainda ao membro transferir títulos para um telemóvel ou tablet . Este plano tem o custo de 7,99Eur/mês.

Standard

Permite ver em streaming filmes e séries da Netflix em dois dispositivos em simultâneo e em alta definição (HD) quando disponível. Este plano permite ainda ao membro transferir títulos para dois telemóveis ou tablets. Este plano tem o custo de 9,99Eur/mês.

Premium

Permite ver em streaming filmes e séries da Netflix em quatro dispositivos em simultâneo e em HD (Alta Definição) e UHD (Ultra Alta Definição) quando disponível. Este plano permite ainda ao membro transferir títulos para quatro telemóveis ou tablets. Este plano tem o custo de 11,99Eur/mês.

Competidores de Mercado


A Netflix tem mantido uma posição de reinado monarca na indústria de streaming de vídeo on-line. Isto é, devido a uma combinação de fatores, incluído originalidade (foi a primeira operação de grande escala deste tipo), partilha grande quantidade de conteúdo e capacidade de satisfazer o aumento dos utilizadores.No entanto, o serviço tem sentido a ameaça de alguns pequenos mas crescentes serviços, muitos dos quais estão a começar a imitar os movimentos da empresa, e em alguns casos, a melhorá-los. Como por exemplo:

Impactos no Ambiente e Sociedade


A Netflix veio revolucionar o mercado de streaming disso ninguém tem dúidas, mas as suas medidas e objetivos tiveram alguns danos colaterais no ambiente e na sociedade, que passamos a descrever nas sub-secções apresentadas em baixo.

Ambiente

Um estudo citado no Journal of Industrial Ecology descobriu que a energia consumida enquanto se navega no site da Netflix num ambiente confortável por 30 minutos excederia a energia gasta e a pegada de carbono a entregar DVDs aos seus utilizadores. E é aproximadamente equivalente a conduzir um carro hibrido até uma loja que esteja a 805 metros.

Standard

Além do impacto ambiental, há também impacto social a considerar. O modelo Netflix leva a eliminar empregos, se for bem-sucedido. No caso da Netflix, a empresa primeiro bateu os concorrentes que operavam em lojas de venda de DVDs e, em seguida, abraçou serviços de streaming que reduziu o número de centros de distribuição de vídeo.

Netflix em Portugal


A 21 de outubro de 2015 a Netflix chegou aos portugueses com uma oferta muito precária, sobretudo na área do cinema. O serviço foi um êxito na adesão de clientes, mas apenas oferecia cerca de 540 conteúdos (entre filmes e séries) no serviço de streaming. Passado um ano a Netflix Portugal conseguiu triplicar a sua oferta de conteúdos para cerca de 1511 filmes e 370 séries. Portugal encontra-se bastante distante dos 5311 conteúdos disponíveis nos EUA, dos 3805 conteúdos no Brasil e dos 3277 conteúdos no Reino Unido. Espanha, França e Itália dispõe de cerca de 2100 conteúdos.

Pode dizer-se que ao fim de um ano de Netflix Portugal a experiência é positiva, mas com muito potencial para melhorar ao nível do conteúdo cinematográfico

Evolução Futura


O futuro da empresa em 5 caminhos possíveis, por Reed Hastings:

Daqui a 10 ou 20 anos todo o vídeo que consumirmos vai ter origem na internet.

Uma ligação de 200 Kbps será suficiente para ver Netflix com qualidade.

Conteúdos verticais? É uma hipótese.

Mente Mesmo Aberta

Netflix e a inteligência artificial.

Autores


Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Comunicação Multimédia

patricia.s.santos@tecnico.ulisboa.pt

francisco.caixeiro@tecnico.ulisboa.pt