Contexto e Objectivos

O crescente e rápido desenvolvimento dos sistemas de aquisição, processamento, armazenamento, transmissão e visualização de informação digital audiovisual tem motivado a sua difusão, cada vez em mais larga escala, como é hoje por demais evidente, através de:

 

Os sistemas e serviços associados à tecnologia digital de representação de informação audiovisual estão espalhados pelos mais variados domínios da actividade económica, sendo cada vez mais importante a formação de engenheiros com conhecimentos adequados nesta área científica. Os equipamentos e serviços acima mencionados têm aliás conhecido particular relevância em Portugal, um dos primeiros países a oferecer serviços interactivos via cabo e também bem posicionado nos serviços móveis audiovisuais e IPTV.


A tecnologia associada aos novos serviços audiovisuais (ou multimédia se se preferir este termo, ‘carregado’ com as dimensões visual e auditiva na sua máxima expressão ou seja integrando não só áudio, fala, imagem e vídeo mas também texto, gráficos e modelos 3D) baseia-se cada vez mais em software, o que apresenta inúmeras vantagens para um país como Portugal, até aqui com uma modesta indústria audiovisual, em parte devido aos grandes investimentos associados às tecnologias hardware envolvidas. Esta é aliás uma questão essencial para os futuros engenheiros pelo elevado impacto que poderá vir a ter na modernização da indústria Portuguesa uma área tão importante como as tecnologias e serviços audiovisuais baseadas em software.


Aceitando-se como domínio da comunicação audiovisual toda a transferência de informação de áudio e vídeo através do tempo, do espaço ou de ambos, é notória a explosão de aplicações audiovisuais que está já a acontecer e deverá aumentar nos próximos anos. No contexto deste relatório e da disciplina associada, o termo ‘áudio’ carrega em si também a dimensão da fala (tecnologicamente muito diferente do áudio genérico ou música); por sua vez, o termo ‘vídeo’ carrega não só a dimensão de imagem mas também a dimensão visual mais genérica associada não apenas ao vídeo tradicional mas também a modelos 2D e 3D cada vez mais importantes no contexto de jogos e conteúdos de ensino e entretenimento. Assim, usar-se-á muitas vezes nesta disciplina o termo ‘vídeo’ para incluir também quer imagem parada (telecópia ou fotografia), quer modelos 2D e 3D, e o termo ‘áudio’ para incluir não só áudio genérico e música mas também fala.


Atendendo a que a omnipresença da informação audiovisual é uma das grandes tendências dos últimos e dos próximos anos, revolucionando em boa parte a estrutura e o lugar na sociedade das telecomunicações vindouras, parece essencial que a formação em telecomunicações dos futuros engenheiros electrotécnicos do IST inclua uma disciplina que especificamente considere a problemática das comunicações audiovisuais, com particular incidência nas aspectos associados às telecomunicações, mas também nos aspectos legais, sociológicos e éticos devido à sua especial importância para alguns dos serviços em questão. Estas dimensões são essenciais num momento em que muitas vezes a grande questão já não é se se consegue tecnicamente implementar um dado sistema mas se é legalmente, socialmente ou eticamente aceitável implementar esse mesmo sistema. A necessidade desta disciplina é reforçada pelo facto de, também em Portugal, as comunicações audiovisuais terem ganho nova ambição, facto que é visível no aparecimento de novos canais de televisão, na transmissão de televisão interactiva via cabo, na introdução da televisão digital terrestre e no sucesso da IPTV.


Face ao contexto acima apresentado, julga-se importante a existência de uma disciplina visando o ensino dos conceitos, tecnologias e normas associados aos principais sistemas e serviços de comunicação multimédia no Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicação (MERC) do Instituto Superior Técnico.


A disciplina de Comunicação Multimédia deverá debruçar-se não só sobre os conceitos e tecnologias básicas relevantes mas também sobre os principais sistemas de comunicação multimédia dando particular ênfase ao processamento e codificação da informação. Estes aspectos serão estudados não só na perspectiva da obtenção no receptor, de forma tão eficiente quanto possível, de uma réplica de boa qualidade da informação original mas também com vista ao alcance de outras capacidades ou facilidades, p.e. interactividade, acesso aleatório e resiliência a erros. A codificação eficiente tem-se mantido como um dos problemas centrais das comunicações multimédia e, concerteza, aquele que durante muitos anos impediu a explosão dos serviços digitais, nomeadamente incluindo vídeo.


Assim, os grandes objectivos da disciplina de Comunicação Multimédia aqui apresentada são:

 

Para que os objectivos acima descritos possam ser alcançados com sucesso e de forma mais eficiente, pressupõe-se que os alunos estarão familiarizados com os seguintes conceitos e técnicas:

 

A disciplina de Comunicação Multimédia, pelos seus pressupostos e objectivos, destina-se a alunos numa fase terminal do seu curso (daí as precedências estabelecidas). A disciplina de Comunicação Multimédia pretende claramente ter uma abordagem integradora dos conhecimentos adquiridos nesta e noutras disciplinas, anteriormente frequentadas pelos alunos, levando os alunos a ‘ver’ os sistemas como sistemas completos nos quais se integram de forma coerente as técnicas aprendidas ao longo de todo o curso.

 

A disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo, predecessora da disciplina de Comunicação Multimédia, foi oferecida, como disciplina obrigatória ou opção, aos alunos do do Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicação, do Instituto Superior Técnico entre os anos lectivos de 1999/2000 e 2011/2012.


A disciplina de Comunicação de Imagem, predecessora da disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo, foi oferecida, como disciplina de opção, aos alunos dos 4º e 5º anos (2º semestre) do Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores - Ramos de Telecomunicações e Electrónica e Sistemas Electrónicos e Computadores, do Instituto Superior Técnico entre os anos lectivos de 1992/93 e 1999/2000.


Como se disse atrás, a disciplina de Comunicação Multimédia pretende abordar o problema das comunicações e tecnologias de representação multimédia de uma forma integrada ainda que com especial incidência nas ferramentas de codificação. Em termos de disciplinas de algum modo próximas, oferecidas por outras Universidades, existem tipicamente disciplinas de processamento e codificação de vídeo, áudio ou fala (e raramente existem disciplinas que considerem as três áreas) ou disciplinas que consideram um sistema específico, tipicamente disciplinas apenas dedicadas a televisão digital.