História

A disciplina de Comunicação Multimédia foi oferecida pela primeira vez ao Mestrado em Redes de Comunicação no ano lectivo de 2012/2103. Esta disciplina teve como antecedentes directas as disciplinas de Comunicação de Imagem, primeiro, no MEEC, e de seguida, Comunicação de Áudio e Vídeo, no MERC e no MEEC.

A disciplina de Comunicação de Imagem foi proposta, pela primeira vez, como disciplina de opção do 5º ano da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores, aos Ramos de Telecomunicações e Electrónica e Sistemas Electrónicos e Computadores, no ano lectivo de 1992/93. A disciplina de Comunicação de Imagem funcionou até ao ano lectivo de 2000/2001, tendo então passado a existir a disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo.

No MERC, a disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo funcionou pela primeira vez no ano lectivo de 2005/2006. Em 2012/2013, foi substituída pela disciplina de Comunicação Multimédia.

O número de alunos ao longo dos vários anos lectivos é apresentado nas figuras abaixo. As oscilações do número de alunos ao longo do tempo são sobretudo devidas à obrigatoriedade ou não da realização do Trabalho Final de Curso ao longo dos vários anos (e ao correspondente maior ou menor número de disciplinas de opção a fazer) e ao leque de disciplinas de opção em alternativa que foram existindo ao longo dos anos.

 

 

 

Figura 1 – Evolução do número de alunos MERC/METI em Comunicação de Áudio e Vídeo/Comunicação Multimédia (desde 2005/2006).