SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES
Ano lectivo de 2001/2002 - 1o Semestre
2o Exame – 2 de Fevereiro de 2002



CADA GRUPO DEVE SER RESOLVIDO EM FOLHAS SEPARADAS.

A duração do exame é de 3 h. Responda às seguintes questões apresentando os cálculos que efectuar e JUSTIFICANDO as respostas dadas. Nunca fique ‘preso’ em nenhuma resposta; se necessário, passe à frente para regressar mais tarde à mesma questão. Boa sorte !
As notas desta prova sairão até às 14 h do dia 15 de Fevereiro (6ª feira), no placard da cadeira e a revisão de provas será às 14 h do dia 15 de Fevereiro (6ª feira), junto à Secretaria da Secção de Telecomunicações.
 
 

I (1.0 + 1.5 + 1.0 val.)

Considere a conversão analógica/digital (A/D) de um sinal de música utilizando PCM de 8 bits, com quantificação uniforme. A frequência máxima presente no sinal de música é 22 KHz. O quantificador utilizado apresenta uma tensão de corte de ± 10 V.
a) Quantos bits são produzidos pela digitalização de 20 minutos de música? (R: 422400 bits)
b) Para uma amostra de 3 V à entrada do conversor A/D, determine: i) os limites do intervalo de quantificação correspondente a essa amostra; ii) o valor do erro de quantificação. (R: 2.96875 - 3.046875; 0.0078125)
c) Admita que o débito binário do sinal digitalizado é 0.6 Mbit/s. Indique, justificando, que código de linha deveria utilizar para transmitir o sinal (sem interferência inter-simbólica), através de um canal passa-baixo ideal, com uma banda de 80 kHz. (R: código de linha com 16 níveis)
 


II (1+ 1+ 1 val.)

Considere um sistema de comunicação com uma largura de banda ideal de 8000 Hz.
a) Supondo que se usa modulação 16-PSK e filtros ideais, qual o ritmo binário máximo (i.é., sem interferência inter-simbólica), que este sistema consegue transmitir. (R: 32 kbit/s)
b) Se um canal com largura de banda total de 28 kHz for utilizado para multiplexar N sistemas semelhantes aos acima descritos e se se dispuser de filtros do tipo coseno-sobreelevado com um factor de excesso de banda de 0.17, calcule o número máximo de sistemas que se podem multiplexar. (R: 2)
c) Se pretender agora partilhar o canal de 28 kHz por 8 sistemas com um débito de 4800 bit/s cada, indique qual a modulação que proporia usar, considerando que se usam os mesmos filtros da alínea b) ? (R: 4-PSK)
 


III (1.5 + 1 + 1 val.)

Na 1a hierarquia TDM Europeia, cada trama é constituída por 32 "time-slots" de 8 bits (30 de voz e 2 de controlo), correspondendo cada "time-slot" a um canal de 64 kbit/s. Usando esta estrutura base, define-se uma multi-trama de 16 tramas. O sinal de alinhamento de multi-trama é constituído por 4 bits, sendo enviado num dos "time-slots" de controlo na primeira trama de cada multi-trama. Este alinhamento é considerado perdido quando não é detectado (i.é., pelo menos um dos bits está incorrecto) em duas multi-tramas consecutivas. A probabilidade de erro de bit no canal é Peb=10-4. (Considere os 0s e 1s equiprováveis e os erros independentes)
a) Determinar o débito binário total e o débito binário útil (i.e., correspondente aos canais de voz) à saída do multiplexer. (R: 2048 kbit/s; 1920 kbit/s)
b) Determinar a probabilidade de se considerar o alinhamento de multi-trama perdido devido a erros na transmissão. (R: 16 x 10-8)
c) Nas hierarquias TDM de ordem superior à 1a utiliza-se "justificação".i) Qual a função dos bits de justificação e controlo de justificação? ii) Quais os critérios a ter em conta no dimensionamento do número de bits de controlo de justificação?
 


IV (1+ 1.5+ 1.5 val.)

Suponha uma ligação por feixes hertzianos digitais, com propagação em espaço livre, a 4 GHz, na distância de 40 km. O débito binário é de 34 Mbit/s e a modulação é 8-PSK. O valor da margem para desvanecimento selectivo é 30 dB. Na ligação são usadas antenas parabólicas, com ganho de 40 dB. A potência de emissão é de 10 W. O receptor é do tipo coseno-sobreelevado, com um factor de ruído F=3 dB.
a) Qual a potência de sinal à entrada do receptor em condições ideais de propagação? Exprima este valor em W, dBW e dBm. (R: -46.5 dBW)
b) Determine a margem uniforme do sistema, relativa à 2a cláusula da ITU-R. (R: 69,18 dB)
c) Indique, justificando, se o sistema cumpre a 2a cláusula da ITU-R. (Nota: Caso não tenha resolvido a alínea b), considere uma margem uniforme de 65 dB) (R: Não)

V (1,5 + 1,5 val.)
Considere a norma de codificação para sinais videotelefónicos e de videoconferência ITU-T H.261.
a) Indique as 3 condições em que a predição do vector de movimento para a sua codificação diferencial vale zero. Justifique cada uma delas.
b) Como sabe, o método reconhecido como o mais eficiente para o controlo do débito binário nesta norma faz variar o passo de quantificação em função do enchimento da memória de saída do codificador.
i) Indique os valores que o passo de quantificação pode tomar em qualquer momento da codificação;
ii) Tendo em conta os valores que indicou em i), obtenha uma expressão matemática adequada que relacione o valor do passo de quantificação com o enchimento da memória de saída.
 
 

VI (1+ 1+1 val.)

Considere uma ligação lógica a 2 Mbit/s, com uma estratégia de controlo de erro do tipo stop and wait. O comprimento da ligação é de 2000 km e a velocidade de propagação é de 200 000 km/s. Após a recepção de uma trama de informação correcta, é enviada uma trama de acknowledgement positivo (ACK); quando a trama de informação é recebida com erro, é enviada uma trama de acknowledgement negativo (NACK). O comprimento das tramas de informação e ACK/NACK é, respectivamente, de 1024 e 32 bits. Despreze os tempos de processamento nos equipamentos terminais.
a) Supondo nula a probabilidade de perda ou corrupção das tramas transmitidas, calcule a eficiência da transmissão ou seja a fracção de tempo em que de facto se enviam tramas de informação. (R: 2.5 %)
b) Supondo que a probabilidade de uma trama de informação ser recebida com erro é de 0.01 e a probabilidade de as tramas de ACK e NACK sofrerem erros é nula, determine o número médio de transmissões para cada trama de informação (se necessário use o facto de ). (R: 1.01)
c) Calcule a eficiência da transmissão, se se verificarem as condições da alínea b). (R: 2.48%)
 
 

Formulário

nq=q2/12 - ruído de quantificação uniforme
Eb/N0 [dB]=C/N [dB] + 10 log (BW/fb)
Lfs [dB] = 32.4 + 20 log10 d (km) + 20 log10 f (MHz) - atenuação em espaço livre
N0 [dBW]= 10 log10 (K T Bw); K= 1.38 x 10-23 J/K - potência de ruído térmico
G [dB] = 20 log10 ( p .D / l ) + 10 log10 h - ganho de uma antena parabólica
a = (l 2 / 4p ) . g – abertura efectiva de uma antena
2 a cláusula: P=d(km)/2500 x 0.054 % , BER=10-3
mreal = 1.4 x 10 -8 f (GHz) d 3.5 (km) / P (margem real mínima)
Para 8-PSK, uma BER = 10-3 exige (Eb/No)min = 10 dB