SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Ano lectivo de 1999/2000 - 1o Semestre

2o Exame - 17 de Fevereiro de 2000




CADA GRUPO DEVE SER RESOLVIDO EM FOLHAS SEPARADAS.

A duração do exame é de 3 h. Responda às seguintes questões apresentando os cálculos que efectuar e JUSTIFICANDO as respostas dadas. Nunca fique ‘preso’ em nenhuma resposta; se necessário, passe à frente para regressar mais tarde à mesma questão. Boa sorte !

As notas desta prova sairão até às 14 h do dia 22 de Fevereiro (3ª feira), no placard da cadeira e a revisão de provas será às 14 h do dia 22 de Fevereiro (3ª feira), junto à Secretaria da Secção de Telecomunicações.
 
 

I (1 + 1,5 + 1,5)

Considere a estrutura de trama da 3a hierarquia plesiócrona (CEPT3) do CCITT (34,368 Mbit/s):
 


a) Determinar a taxa máxima de justificação (em bit/s), por tributário. (R: 22,32 kbit/s)

b) O sinal de alinhamento de trama (SAT) é considerado incorrecto desde que dois ou mais bits desse sinal sejam recebidos com erro. Supondo que se declara a perda de sincronismo de trama quando são recebidos 2 SAT’s consecutivos errados e que a probabilidade de erro de bit no canal de transmissão é de 10-4, calcular o tempo médio entre declarações indevidas de perda de sincronismo de trama. (R: 1,75 anos)

c)Calcular a probabilidade de erro de bit no canal de transmissão que conduz a um tempo médio entre erros no sentido da justificação de 52 h. Como poderia aumentar este tempo, mantendo o mesmo canal de transmissão? Qual a desvantagem de o fazer ? (R: 8,93 x 10-6)
 
 

II (1,5 + 1,5)

Considere um codificador PCM de 8 bits, com quantificação uniforme, desenhado para uma gama de entrada de
± 10 V. Os níveis de quantificação são codificados em palavras de código binário simples (o bit mais significativo é o bit de sinal).

a) Determine a palavra de código que representa uma amostra de – 4V à entrada do codificador. Qual o valor desta amostra depois da descodificação e qual o valor do erro de quantificação ? (R: 10110011)

b) Supondo que se utiliza uma frequência de amostragem de 10 kamostra/s e que é enviada uma palavra de 20 bits para detecção e correcção de erros por cada 100 bits de informação útil, determinar o débito binário total gerado. Qual a banda mínima necessária para a transmissão, supondo que se utiliza um código multi-nível com 4 níveis ? (R: 24 kHz)
 
 

III (1,5 + 1 + 1)

Considere um sistema de transmissão digital via satélite (em órbita geo-estacionária, d=40000 km). A frequência da portadora nos percursos ascendente e descendente é, respectivamente, 11 GHz e 4 GHz. A estação de Terra apresenta o seguinte diagrama de blocos:
 



Em recepção, a estação de Terra tem as seguintes características:

a) Calcular o diâmetro mínimo da antena da estação de Terra. (R: 20,32 m)

b) Calcular a potência do emissor da estação de Terra de forma a garantir uma densidade de potência na zona do satélite de – 43 dBm/m2. Admita para a antena da estação de Terra um diâmetro de 10 m e um rendimento de 50%. (R: 31,8 dBW)

c) No contexto das comunicações via-satélite, o que se entende por "acesso múltiplo"? Descreva 3 formas distintas de realizar este tipo de acesso. (R: FDMA, TDMA, CDMA)
 
 

IV (1 + 1 + 1 val.)

Considere a norma de codificação ITU-T H.261.
a) Explique porque razão esta norma não define os níveis de decisão a usar na quantificação dos coeficientes DCT. Que vantagens tem esta opção ?

b) Indique quantos coeficientes DCT são necessários para transmitir toda a informação de imagem correspondente a um macrobloco (16x16) se todos os seus blocos foram iguais e uniformes (tudo da mesma cor). Justifique. (R: 6)

c) Indique em que condições não se faz a codificação diferencial dos vectores de movimento. Porquê ?
 
 

V (1 + 1,5 + 1 val.)

Considere uma comunicação videotelefónica, segundo a norma ITU-T H.261, usando um débito binário de 64 kbit/s. A sequência é codificada usando a resolução espacial CIF e uma frequência de imagem de 12.5 Hz.

A imagem que tem de transmitir está dividida horizontalmente em 2 partes iguais sendo a parte de baixo fixa e uniforme e a parte de cima com movimento. Atendendo a que o codificador faz uma codificação sequencial dos macroblocos, constata-se que todos os bits de código são gerados uniformemente na primeira metade do intervalo de tempo que o codificador normalmente dedica a codificar cada imagem. No codificador, os bits de código aguardam a sua transmissão na memória de saída. Sabendo que na codificação da primeira imagem se gastaram 15360 bit, na da segunda 2048 e na da terceira 256, calcule, justificando:

a) Os instantes em que o receptor recebe todos os bits de código correspondentes às 1ª, 2ª e 3ª imagens (tome como origem dos tempo o instante de aquisição da 1ª imagem). (R: 240, 272 e 276 ms)

b) A dimensão mínima da memória de saída do codificador para que nunca haja perda de bits na situação acima descrita. (R: 12800 bit)

c) O atraso inicial de visualização mínimo a aplicar no descodificador supondo que tem disponível à saída do codificador a memória determinada na alínea anterior e que o codificador pode gerar os bits de código com qualquer distribuição temporal no intervalo de tempo entre a aquisição de 2 imagens. Justifique. (R: 280 ms)
 
 

VI (2 + 1 val.)

a) Considere uma ligação lógica full-duplex sob uma linha digital T1 (1544 kbit/s), de 3500 km de comprimento, cuja velocidade de propagação é de 250 000 km/s. Admita que a numeração (cíclica) das tramas de informação é efectuada por recurso a 5 bits e que as tramas de acknowledge de 48 bits de comprimento são expedidas imediatamente após a recepção correcta de uma trama de informação. O terminal receptor demora 10 ms a processar cada uma das tramas recebidas, para determinar se está correcta, antes de enviar a trama de acknowledge. Despreze a probabilidade de perda ou corrupção das tramas transmitidas.
Para uma estratégia de controlo de erro go back N, em que o fluxo de informação seja unidireccional, determine o comprimento mínimo das tramas de informação de forma a que o seu remetente nunca esgote a janela de transmissão. (R: 1958 bit)

b) Indique 4 dos grandes princípios que regeram a escolha do número de níveis para o Modelo OSI da ISO.
 
 

Formulário

nq=q2/12 - ruído de quantificação uniforme
Eb/N0 [dB]=C/N [dB] + 10 log (BW/fb)
Lfs [dB] = 32.4 + 20 log10 d (km) + 20 log10 f (MHz) - atenuação em espaço livre
N0 [dBW]= 10 log10 (K T Bw); K= 1.38 x 10-23 J/K - potência de ruído térmico
G [dB] = 20 log10 ( p .D / l ) + 10 log10 h - ganho de uma antena parabólica