Transmissão por Satélite

 

A televisão por satélite é semelhante à televisão terrestre. Em ambos os sistemas a emissão do sinal de TV é feita usando ondas de rádio. Mas as emissões terrestres têm uma grande limitação: o receptor tem de “ver ” a antena emissora, e mesmo quando isso acontece não há garantia de se receber o sinal em boas condições. A curvatura da terra torna-se assim um grande obstáculo no sentido em que limita a distância entre o emissor e o receptor.

 

O uso do satélite resolveu o problema da curvatura da terra

 

O uso de satélites resolveu esse problema. E como os satélites estão numa órbita alta, é possível transmitir o sinal para muito mais pessoas. A emissão e recepção do sinal são efectuadas por meio de antenas parabólicas.

 

Antena parabólica e receptor

 

Todos os satélites usados para transmitir sinais de televisão estão na órbita geostacionária, a cerca de 35.700 Km da Terra. O seu período de revolução é o mesmo da Terra, o que significa que o satélite permanece no mesmo sítio em relação à Terra. Deste modo só é necessário apontar a antena para o satélite uma única vez.

 

Sinal de Televisão desde o emissor até ao receptor

 

Inicialmente as emissões eram efectuadas com sinais analógicos, mas hoje em dia a transmissão é completamente digital, à semelhança do que acontece com o seu rival, a televisão por cabo. As transmissões são efectuadas na Banda-C (4GHz-6GHz)  e na Banda-Ku (11GHz-18GHz).

 

O primeiro sinal de televisão via satélite foi enviado em 1962 da Europa para a América do Norte.