Funcionamento Geral da Televisão Via Satélite

 

 

O Problema da Difusão Televisiva

 

Conceptualmente, televisão por satélite é bastante semelhante a uma transmissão televisiva normal, na medida em que ambas se definem como um sistema sem fios que permite entregar um serviço televisivo directamente até às casas dos utilizadores. Em ambos os sistemas, as estações e distribuidores televisivos utilizam sinais rádio para difundir a sua programação.

Para tal, as estações de transmissão utilizam antenas de grande potência. Porém, os utilizadores apenas necessitam de uma antena de menor potência para captar tais ondas.

A principal limitação da transmissão televisiva é o alcance. As ondas rádio utilizadas na transmissão são radiadas pela antena de tal forma que é necessário estar na zona de alcance da antena para captar a emissão. Pequenos objectos como arvores ou casas não são grande problema, mas um grande obstáculo como a Terra causa certamente efeitos atenuadores.

Se a Terra fosse perfeitamente plana, seria possível captar ondas de transmissão a distâncias enormes. No entanto, como o planeta é curvo, a linha de alcance do sinal acaba por ser quebrada a algumas dezenas de quilómetros do ponto de emissão.

O outro grande problema da transmissão televisiva, deve-se ao facto de que o sinal é regularmente distorcido, mesmo na zona de alcance. Para se obter um sinal limpo é necessário estar bastante perto da antena de transmissão, sem muitos obstáculos no caminho.

 

 

A Solução da Televisão Via Satélite

 

A televisão via satélite resolve os problemas de alcance e distorção através da transmissão de sinais a partir de satélites que se encontram em orbita.

Uma vez que os satélites se encontram a altitudes elevadas (cerca de 36000 km), existe um número bastante superior de utilizadores que se encontram na linha de alcance da transmissão.

Os sistemas de televisão via satélite, transmitem e recebem os sinais utilizando antenas especiais, denominadas antenas parabólicas.

Os satélites televisivos localizam-se numa orbita geocêntrica, o que significa que se localizam sempre no mesmo ponto relativamente à Terra. Desta forma, apenas é necessário direccionar o prato parabólico para o satélite uma vez para que este capte ou transmita o sinal.

 

                                                              Figura 1.1 – Sistema de televisão via satélite.

 

O Sistema Geral

 

Actualmente a grande maioria dos clientes de televisão via satélite obtêm este serviço directamente de um distribuidor de transmissão por satélite, o qual forma pacotes de vários canais com diferentes programações e conteúdos.

Os conteúdos produzidos são enviados para um satélite, propriedade de uma outra empresa, a qual aluga bandas de frequência ao distribuidor, para possibilitar a comunicação. Actualmente a transmissão de informação, de e para o satélite, é realizada no formato digital, utilizando-se tipicamente a banda de frequências Ku (12GHz a 14GHz).

            A informação é retransmitida para a Terra, onde os utilizadores a podem captar com antenas e receptores electrónicos próprios para o efeito.

 

 

Os Componentes

 

                                        Figura 1.2 – Componentes de um sistema de televisão por satélite.

 

·        Fontes de Programação:

Fontes de programação são simplesmente os canais que fornecem programação para posterior transmissão. O fornecedor não manipula a programação desses canais, simplesmente paga a outras empresas o direito de transmitir via satélite os seus conteúdos.

 

·        Distribuidor Televisivo:

O distribuidor televisivo é responsável por receber sinais provenientes de diversas fontes de programação, sendo o intermediário entre estas e o cliente. Após reunir diferentes sinais televisivos, processa-os adequadamente e transmite-os para um satélite.

 

·        Satélite:

Os satélites apenas são responsáveis por receber os sinais provenientes dos fornecedores televisivos e retransmiti-los, após amplificação, para os utilizadores.

 

·        Antenas parabólicas:

O prato dos utilizadores recebe o sinal proveniente do satélite e dirige-o para o receptor localizado na casa do utilizador.

 

·        Receptor:

O receptor electrónico processa o sinal de modo a que seja possível visualiza-lo na televisão, no formato por esta utilizado.

 

Voltar