![]() 2004 |
![]() |
|
11/30/04 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
Os Primeiros Dias1770 Luigi Galvani investigou a natureza e os efeitos electrostáticos, começando experiências de estimulação eléctrica de músculos.
1799 Alessandro Volta descobriu a pilha voltaica, percursora da pilha actual, que produzia um valor estável de corrente eléctrica.
1820 Christian Ørsted descobriu o electromagnetismo.
1830 Joseph Henry transmitiu o primeiro sinal eléctrico prático.
1831 Michael Faraday publica a sua descoberta: o principio da indução electromagnética.
1837 Samuel F.B. Morse desenvolveu um telégrafo completamente funcional.
1842 Joseph Henry descobriu que uma faísca eléctrica entre dois condutores é capaz de induzir magnetismo em agulhas, sendo este efeito detectado a uma distância de 30 metros.
1849/1857 Antonio Meucci inventou o “telégrafo de som”, um dispositivo que permite transformar electricidade em som. Chamou à sua invenção o teletrofono, ou telefone eléctrico.
1854 Os fundamentos da transmissão eléctrica do som foram pela primeira vez publicados por Charles Bourseul na revista “L'Illustration de Paris”.
1858 Feddersen prova com as suas experiências o carácter oscilatório das descargas de faíscas eléctricas.
1861 Phillip Reis demonstra o seu “ouvido eléctrico” perante a Sociedade de Física de Frankfurt, Alemanha. Nessa demonstração P. Reis cria a palavra “telefonia”.
1865 O professor Britânico James Clerk Maxwell publica uma teoria puramente matemática em “On a dynamical Theory of the Electromagnetic Field”.
1873 Maxwell mostra matematicamente que as ondas eléctricas podem ser enviadas á distância em "Treatise on Electricity and Magnetism".
1875 Thomas Alva Edison fez experiências com o “magneto vibrador” oscilando ondas electromagnéticas.
1876 Alexander Graham Bell fez a primeira experiência bem sucedida com telefones. Bell registou a patente no dia 14 de Fevereiro de 1876 batendo Elisha Gray por apenas duas horas.
1879 David E. Hughes descobriu as ondas rádio. Possivelmente fez a primeira chamada telefónica móvel.
1886 German scientist Heinrich Hertz calculou que as ondas electromagnéticas podem ser transmitidas usando uma antena curta, alternando rapidamente a corrente.
1888 Hertz prova as teorias de Maxwell's fazendo experiências com a transmissão de ondas dentro do seu laboratório no Politécnico Karlsruhe em Berlim. Ele demonstrou que estas ondas, longas e transversais viajavam à velocidade da luz e podiam ser reflectidas, refractadas e polarizadas como a luz.
1892 Tesla enuncia a teoria básica para a comunicação rádio.
1894 O Físico inglês Sir Oliver Lodge usa um dispositivo eléctrico baseado na descoberta feita pelo físico Francês Édouard Brandly em 1890. Este dispositivo detecta a presença de ondas rádio, demonstrando que as ondas rádio podem ser utilizadas para sinalização.
1895 Alexander Stepanovich Popov relatou o envio e recepção de um sinal sem fios através de 600 jardas (549 metros) de distância.
1895 Guglielmo Marconi fez, em sua casa em Itália, a primeira tentativa de transmissão sem fios.
1896 Marconi fez a primeira demonstração pública do telégrafo sem fios.
1898 Primeira transmissão comercial usando telégrafo sem fios.
1898 A telegrafia sem fios é utilizada pela primeira vez em manobras navais com um alcance de 60 milhas (111 km).
1899 Comunicação sem fios entre Inglaterra e França.
1900 Reginald Fessenden conseguiu transmitir voz por de rádio. Fessenden disse para o microfone, “Um, dois, três, quatro. Está a nevar aí Sr. Thiessen? Se sim, confirme-me por telégrafo.” Thiessen respondeu por telégrafo, em código Morse, que de facto estava a nevar.
1901 Marconi fez a primeira comunicação sem fios através do Atlântico a uma distância de 3.500 quilómetros, entre Cornwall (Inglaterra) para uma estação receptora perto do porto de St. John em Newfoundland (E.U.A.).
1903 Valdemar Poulsen (Dinamarca) inventou o meio de produzir ondas contínuas, denominado “transmissão por arco”, construindo mais tarde um alternador de alta-frequência para enviar ondas rádio.
1904 John Fleming inventou a válvula termiónica de dois eléctrodos (diodo), usada para transmissão de áudio.
1906 Lee Forest adiciona o terceiro eléctrodo ao diodo (triodo), produzindo um receptor e amplificador de alta sensibilidade. Reginald Fessenden construiu um alternador de alta-frequência (2kW, 100 kHz) e conseguiu transmitir a voz humana a uma maior distância via rádio.
1914 Marconi usou uma válvula termiónica como um gerador de rádio, que produzia uma portadora capaz de ser modulada pela fala e ser transmitida através de 50 milhas (80 km).
1920 Implantados os primeiros rádios de carro e walkie-talkies, usados pela policia de Nova Iorque.
1941 Hedy Lamarr com a ajuda de George Antheil inventou e patenteou a tecnologia chamada espalhamento espectral. Mais tarde teve uso militar em transmissões anti-escuta.
1946 Primeiro serviço de telefone móvel em St. Louis, E.U.A., introduzido pela AT&T.
1948 Claude Shannon publicou a equação de Shannon-Hartley, na qual afirma que a capacidade de comunicação sem erros é limitada e proporcional à largura de banda do sinal e à relação entre a potência do sinal e potência do ruído de recepção. Capacidade = Largura de Banda x Log2 {1 + SNR}
1949 Claude Shannon e Robert Pierce desenvolveram as ideias básicas sobre CDMA.
1950 Sture Lauhrén fez a primeira chamada a partir de um telefone celular usando um sistema protótipo desenvolvido pela Ericsson e a Telecom Sueca.
1956 A companhia sueca PTT Televerket pôs em funcionamento o primeiro sistema completamente automático de telefone móvel.
1962 Os laboratórios da Bell construíram e lançaram o primeiro satélite orbital de comunicações, Telstar I.
1970 Os primeiros microprocessadores foram utilizados para a implementação de redes celulares.
1971 A primeira rede pública de radiotelefone (sem comutação automática) entrou em funcionamento na Finlândia.
1973 O vice-presidente da Motorola Marty Cooper e John Mitchell fizeram a primeira demonstração pública de um telefone de mão sem fios.
A Era Celular Analógica1979 A primeira rede comercial de telefones móveis entrou em funcionamento em Tóquio (MCS-L1 introduzido pela NTT, baseado em AMPS, canais de 25 kHz). Entrada em funcionamento pré-comercial do AMPS (Advanced Mobile Phone System) nos E.U.A..
1981 Entrada em funcionamento comercial de sistema de telecomunicações móvel NMT-450 na Arábia Saudita, Suécia e Dinamarca.
1982 Inicio do desenvolvimento do GSM pelo "Groupe Spécial Mobile" constituído pela CEPT (Confederação Europeia das Administrações Postal e de Telecomunicações). Foi iniciado o serviço da INMARSAT, empresa internacional de comunicações que opera nove satélites.
1983 A Motorola introduziu o primeiro telefone celular portátil, o Motorola DynaTAC 8000X. Entrada em funcionamento do sistema AMPS em Chicago
1985 Entrada em funcionamento do primeiro sistema C450 na Alemanha. Sistema TACS (baseado no AMPS) entra em funcionamento comercial no Reino Unido. Sistema RadioCom entra em funcionamento comercial em França. O estudo do IMT-2000 começou. IMT é “International Mobile Telecommunications” e o número 2000 tem três significados: ano 2000 (data em que a ITU supunha que o sistema estaria disponível); débito de dados de 2000 kbps e frequência na zona dos 2000 MHz.
1986 Sistema NMT900 introduzido na Escandinávia
1987 Operadores e administradores Europeus assinaram o acordo GSM MoU e acordaram que a data de lançamento seria em 1 de Julho 1991. O nome original Francês foi mudado para “Global System for Mobile Communications”. Iniciados os projectos de investigação em UMTS.
1988 Constituído o ETSI, organização europeia responsável pelas normas em telecomunicações. O ETACS introduzido no Reino Unido.
1989 JTACS introduzido no Japão. Lançamento do Serviço Móvel Terrestre, em tecnologia analógica (primeira geração), pelo operador constituído pelos CTT e TLP, em consórcio, que daria posteriormente origem à TMN. A 31 de Dezembro o Serviço Móvel Terrestre atinge 2 800 assinantes.
1990 A 31 de Dezembro o serviço Móvel Terrestre atinge 6 500 assinantes.
1991 NTACS introduzido no Japão. Concurso público para atribuição de uma licença em tecnologia de segunda geração - GSM (faixa de 900 MHz). Apresentaram-se a concurso 8 candidatos. A Telecel foi a vencedora. No fim deste ano o serviço Móvel Terrestre atinge 12 600 assinantes.
A Era Celular Digital1991 Em Julho a primeira rede GSM, Radiolinja na Filandia foi oficialmente inaugurada. Em Outubro ocorreu a primeira chamada Europeia em “roaming” entre a Finlandesa PT e a Vodafone. Criados dois projectos de investigação com o nome CODIT (Code Division Testbed) e ATDMA (Advanced Time Division Multiple Access) levados a cabo pelos maiores fabricantes e operadores de redes Europeus. Os projectos CODIT e ATDMA investigavam a viabilidade da banda-larga por CDMA (Code Division Multiple Access) e TDMA (Time Division Multiple Access) base da tecnologia dos sistemas 3G. Este trabalho foi mais tarde continuado no projecto FRAMES (Future Radio Wideband Multiple Access System) e tornou-se a base dos trabalhos da ETSI no futuro UMTS até ser decidido em 1998 o futuro da tecnologia.
1992 World Radio Conference em Málaga (WRC-92) onde foram atribuídas as frequências para o uso do UMTS. As frequências 1885 - 2025 e 2110 - 2200 MHz foram identificadas para uso do IMT-2000. Todos os grandes operadores Europeus iniciaram a exploração comercial de redes GSM. O sistema Japonês Digital Celular (Japanise Digital Cellular (JDC)) foi introduzido. Em Portugal deu-se o início da actividade do segundo operador móvel, a Telecel, e entrada em funcionamento da rede GSM do operador TMN, a quem foi automaticamente atribuída uma licença GSM. No fim deste ano o Serviço Móvel Terrestre atinge 37 300 assinantes.
1993 Foi introduzido o primeiro sistema comercial DCS1800 (agora chamado GSM1800) no Reino Unido. A norma IS-95 CDMA foi finalizada. Em Portugal o Serviço Móvel Terrestre atinge 101 200 assinantes.
1994 Iniciada a exploração comercial do D-AMPS (IS-54) nos E.U.A.. Em Portugal no fim do ano o Serviço Móvel Terrestre atinge 173 500 assinantes.
1995 Iniciada a exploração comercial do N-CDMA (IS-95) na Coreia. Em Portugal o Serviço Móvel Terrestre atinge 340 800 assinantes.
1996 O Fórum UMTS estabeleceu, na sua reunião inaugural em Zurique (Suiça), que a norma Europeia WCDMA seria conhecida como o Sistema Universal de Comunicações Móveis - Universal Mobile Telecommunications System (UMTS). Em Portugal o Serviço Móvel Terrestre atinge 663 700 assinantes.
1997 O Fórum UMTS fez o seu primeiro relatório com o título "A regulatory Framework for UMTS". Foi também decidida qual seria a banda de funcionamento do UMTS. Em Portugal houve o concurso público para atribuição de uma licença em tecnologia de segunda geração - GSM e DCS1800 (faixas de 900 MHz e 1800 MHz). Apresentou-se a concurso 1 candidato, a Optimus, a quem a licença foi atríbuida. Atribuição de frequências em DCS 1800 aos operadores móveis presentes no mercado - TMN e Telecel. No fim deste ano o Serviço Móvel Terrestre atinge 1,5 milhões de assinantes.
1998 Na reunião do ETSI SMG em Paris as duas propostas, W-CDMA e TD-CDMA, foram combinadas, resultando na especificação da interface aérea do UMTS. As propostas de interfaces aéreas terrestres (UTRAN, WCDMA(s), CDMA2000(s), EDGE, EP-DECT, TD-SCDMA) foram adoptadas no ITU-R. Foi feita a primeira chamada com um terminal WCDMA da Nokia utilizando a rede experimental da DoCoMo, Japão. A ETSI SMG, T1P1, ARIB TTC, TTA criaram o 3GPP em Copenhaga, Dinamarca. Foram realizadas as primeiras reuniões dos grupos para a especificação técnica do 3GPP em Sophia Antipolis (França). Foi tomada a decisão no Parlamento Europeu e Conselho de Ministros impondo, por parte dos Estados Membros, que fossem tomadas todas a medidas necessárias para a coordenação e introdução progressiva dos serviços UMTS até, o mais tardar, 1 de Janeiro de 2002. Em Agosto foi iniciada a actividade do terceiro operador móvel Português, a Optimus. A 31 de Dezembro o Serviço Móvel Terrestre já contava com 3,1 milhões de assinantes.
1999 A Nokia afirmou que foi completada a primeira chamada mundial por WCDMA através de uma rede pública telefónica comutada. As chamadas foram feitas através da rede experimental da Nokia (Finlândia) usando um terminal WCDMA, subsistema de estação base WCDMA e um centro de comutação móvel GSM da Nokia ligado à rede telefónica pública. A Finlândia atribui as primeiras licenças mundiais usando a tecnologia móvel de 3ª Geração. As quatro licenças foram atribuídas às empresas Sonera, Radiolinja, Telia e Suomen Kolmegee. A ITU aprova , num encontro em Fortaleza (Brasil), as interfaces rádio para a 3ª geração de sistemas de comunicação móvel. A Ericsson e a Qualcomm concordaram partilhar o acesso à tecnologia, terminando uma disputa sobre patentes que já durava há dois anos. A Lucent Technologies, Ericsson e NEC anunciaram que foram escolhidas pela NTT DoCoMo para fornecer equipamento W-CDMA para a construção da futura geração de rede sem fios comercial da NTT DoCoMo no Japão. Este foi o primeiro anúncio de negócios relacionados com a infra-estrutura 3G WCDMA. A World Radio Conference (WRC-99) lidou com problemas regulatórios e de espectro disponível para aplicações avançadas para comunicações móveis no contexto do ITU-2000. O objectivo foi identificar bandas de frequência adicionais para satisfazer exigências de mercado entre 2005 e 2010. As questões relacionadas com roaming a nível mundial foram também discutidas. No fim deste ano em Nice (França) a ETSI finalizou a normalização das especificações para UMTS tanto em FDD como para TDD. Em Portugal houve uma Consulta Pública para recolha de manifestação de interesse sobre a prestação de serviços e/ou a constituição de redes no âmbito do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS). Em Outubro ocorreu o abandono pela TMN da tecnologia analógica. O Serviço Móvel Terrestre atinge 4,7 milhões de assinantes no fim do ano.
2000 A Siemens faz a primeira chamada mundial 3G/UMTS através de TD-CDMA (TDD). A World Radio Conference (WRC-2000) decide o alargamento da banda destinada ao UMTS/IMT-2000. Foram lançadas as primeiras redes comerciais GPRS. Vários operadores afirmam terem sido os primeiros a lançar este tipo de serviço. Foi transferida da ETSI TC SMG para a 3GPP a responsabilidade de manutenção e desenvolvimento de especificações GSM. A SK Telecom da Coreia lança a primeira rede comercial em CDMA2000. Em Portugal a 1 de Agosto, houve a abertura do concurso público para atribuição de quatro licenças de âmbito nacional para os Sistemas de Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT2000/UMTS) o prazo para as candidaturas terminou a 29 de Setembro. A 19 de Dezembro foram anunciadas as licenças atribuídas; Telecel, TMN, Oni Way e Optimus. No fim deste ano o Serviço Móvel Terrestre em Portugalatinge 6,7 milhões de assinantes.
2001 Foi inicialmente planeado que neste ano surgiriam as primeiras redes comerciais. Nenhuma rede 3G se encontrava em funcionamento em Janeiro de 2001. Em Palm Springs (E.U.A.) a 3GPP aprova a versão 4 da especificação UMTS. A Ericsson e a Vodafone no Reino Unido afirmam ter sido feita a primeira chamada de voz mundial através de uma rede comercial WCDMA. A NTT DoCoMo lança o primeiro serviço experimental 3G (para i-mode) e anuncia a disponibilidade de três modelos de telefones 3G para comercialização.
A Era da Alta Velocidade Celular2001 A Japonesa NTT DoCoMo lança a primeira rede móvel de 3G WCDMA. A Nokia e a AT&T Wireless fazem a primeira chamada ao vivo 3G EDGE. Em Dezembro a Norueguesa Telenor lança a primeira rede comercial UMTS. Os terminais UMTS só estariam disponíveis no 3º trimestre de 2002. Nesse mesmo mês a Nortel Networks e Vodafone em Espanha completam a primeira chamada internacional ao vivo na norma UMTS 3GPP por roaming entre Madrid (rede Vodafone) e Tóquio. Em Portugal foram emitidas as licenças UMTS e foi decidida a criação, por Resolução do Conselho de Ministros, de um grupo de trabalho para assegurar a ligação entre os operadores UMTS, o ICP/ANACOM e a Comissão Interministerial para a Sociedade da Informação. Em Outubro foi decidido que o arranque do UMTS seria adiado para 31 de Dezembro de 2002. O Serviço Móvel Terrestre atinge 8 milhões de assinantes.
2002 A Nokia faz a primeira chamada 3G WCDMA versão 3 (Release 99) cumprindo a normalização da 3GPP. Em Fevereiro a Motorola lança o primeiro produto GSM/GPRS e 3G/UMTS, o A820. Sendo a primeira marca a introduzir um produto que funciona em modo duplo. Em Março deste ano é lançada a 5ª versão da normalização UMTS, a data inicial de lançamento seria Dezembro de 2001. Em Setembro a Nokia introduz o primeiro “telefone de mão”do mundo, o 6650, para as redes WCDMA(UMTS) e GSM. Em Outubro a Qualcomm lança o primeiro produto Bluetooth que permite fazer chamadas de voz WCDMA (UMTS) e GSM. Ao mesmo tempo a Nokia e a Vodafone Omnitel afirmam ter feito a primeira chamada VoIP na versão 4 da norma 3GPP. A Ericsson anuncia que atingiu a fasquia comercial de entrega de 10000 estações base UMTS/WCDMA. Por essa altura a Nokia teria entregue aproximadamente o mesmo volume de equipamento. Em Novembro a Nokia introduz o primeiro telefone móvel com tecnologia GSM/EDGE 3G (Nokia 6200). Em Portugal foi decidida a prorrogação, até 31 de Dezembro de 2003, do prazo para o início da actividade licenciada pelos operadores UMTS. O Serviço Móvel Terrestre atinge 8,53 milhões de assinantes.
2003 Em Janeiro a Ericsson demonstra o funcionamento de rede IPv6 por 3G UMTS/WCDMA. Em Fevereiro a LG introduz o primeiro telefone de dupla-banda e duplo-modo, para ambas as tecnologias CDMA e WCDMA. O operador móvel Coreano KTF anuncia que planeia iniciar as transmissões de TV para telefones 3G via sistema CDMA2000 1xEV-DO. Em Junho a Samsung Electronics lança o telefone móvel, SCH-X820, com função de televisão a cores Em Julho a Cingular Wireless anuncia o primeiro lançamento comercial de serviços sem fios, que usa a tecnologia EDGE (Enhanced Datarate for Global Evolution). Em Agosto a Nokia anuncia a primeira chamada telefónica para transmissão de pacotes a alta velocidade utilizando a tecnologia CDMA2000 1xEV-DV, alcançando um pico de débito de dados de 3.09 Mbps. Em Portugal é feita a atribuição, por despacho do Ministro da Economia, de frequências adicionais aos outros três operadores UMTS - Optimus, TMN e Vodafone. Revogação, por despacho do Ministro da Economia, da licença de UMTS da OniWay. O Serviço Móvel Terrestre atinge 9,34 milhões de assinantes.
2004 Em 1 de Março a Nortel Networks anuncia a criação do primeiro Sistema Assistido de Posicionamento Global (A-GPS) compatível com a norma 3GPP UMTS. O sistema funciona nas frequências 2100 e 1900 MHz usando equipamento móvel, fornecido pela Qualcomm e Motorola, e a referência de satélite fornecido pela Global Locale. A 13 de Outubro a Nokia e a TeliaSonera Finland conduzem com sucesso a transmissão por pacotes para uma rede comercial usando tecnologia EDGE-WCDMA 3G. Finalmente em Portugal, a 21 de Abril foi iniciada a oferta comercial do sistema UMTS pelo operador TMN. O mesmo aconteceu para os operadores Vodafone e Optimus, a 5 de Maio e 4 de Junho, respectivamente.
O FuturoA decisão tomada pelo Parlamento e Conselho de Ministros Europeu a 14 de Dezembro de 1998 requeria que todos os Estados Membros tomassem as medidas necessárias para permitir que fossem coordenados esforços que permitissem a introdução progressiva do UMTS até Janeiro de 2002. A União Europeia sugere que em 2005 esteja coberta 80% da população. Em Portugal, segundo informação disponível via Internet (Novembro de 2004), o operador que se encontra mais perto de o concretizar é a Vodafone seguida da TMN com 13 cidades, e por ultimo a Optimus que apenas garante cobertura na grande Lisboa e grande Porto. Prevê-se que em 2005 o serviço UMTS esteja disponível na maioria dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.
|
Última actualização: 11/30/04
Autor: Mauro Camarinha