Propagação e Radiação

 

            As bandas de frequências utilizadas pela AM são:

 

·        Baixa frequência (LF – Onda Longa) de 148,5KHz a 283,5KHz (região 1).

·        Banda de frequências medias (MF - Onda Media) de 526,5KHz a 1606,5KHz (região 2)

·        A banda de altas frequências (HF – Onda Curta) de 2MHz a 27MHz

 

Nas ondas medias e longas só existe propagação terrestre, no entanto nas ondas curtas podem ocorrer reflexões na ionosfera, e se a onda for reflectida na superfície da terra podem ocorrer várias reflexões como se pode ver na figura 10.

         Fig. 10 – Reflexões na ionosfera

    

     A ionosfera é uma camada parcialmente condutora que funciona como um espelho provocando a reflexão das ondas curtas, se estas incidirem com um ângulo inferior ao “ângulo crítico”.

     O sinal de um transmissor de ondas curtas também pode ser recebido a curta distância (30Km a 100Km) devido à propagação terrestre (fig.11). Para lá desta distância o sinal perde-se devido à curvatura da terra.

     A reflexão para cada frequência varia com a hora do dia e depende da actividade solar, uma vez que esta influencia fortemente a ionização da alta atmosfera. Durante a noite a camada da ionosfera diminui e para a mesma frequência passa a ser necessário um ângulo incidente menor. (logo as frequências menores vão deixar de ser reflectidas pois precisam de um ângulo maior) É por esta razão que muitas vezes estamos a ouvir perfeitamente uma dada estação ao anoitecer e de repente ela desaparece.

     Por vezes a mesma onda de rádio pode chegar ao receptor através de caminhos diferentes, introduzindo assim um atraso (desfasagem) que pode provocar uma atenuação ou aumento. Em AM isto origina uma distorção devido à perda quase total da portadora. A DRM também é afectada pelo desvanecimento, mas ao contrário da AM os métodos de modulação são robustos e podem tolerar elevadas perdas.

                   Fig. 11 – Propagação terrestre