Este trabalho de pesquisa sobre Televisão Interactiva foi elaborado por um grupo de dois alunos da Licenciatura de Engenharia de Redes de Comunicação e Informação do pólo do TagusPark do Instituto Superior Técnico.
O trabalho foi subdividido em capítulos, o “Contexto” que explica sucintamente o que é a televisão interactiva, a “Tecnologia” que indica de uma forma clara mas não muito extensa as características técnicas. Os dois capítulos seguintes, “Aplicações” e o “Futuro”, falam do que existe actualmente e o que se pensa ser o passo seguinte da televisão interactiva respectivamente. O capitulo “Impacto Social” é um dos mais interessantes pois contem diversas e disparas opiniões de várias pessoas. Para finalizar temos a “Conclusão” onde terminamos o trabalho com um pouco da nossa opinião sobre a televisão Interactiva e como decorreu o trabalho.
Queremos ainda agradecer ao Eng. Fausto de Carvalho, da PT Inovação pela disponibilidade e informação que nos facultou e que foi de grande importância para perceber o cenário da televisão interactiva em Portugal, assunto sobre o qual tivemos mais dificuldades em encontrar informação actual.
Vivemos numa era de franca expansão multimédia e de mudança no paradigma da televisão, devido à massificação das actuais tecnologias de informação e comunicação em rede com a banda larga. Assiste-se ao desenvolvimento da Televisão Digital e com esta, possibilidades de novos formatos televisivos, do qual destacamos a Televisão Interactiva.
A Interactividade pode variar muito, indo desde a obtenção de mais informação sobre determinado programa, participar numa votação, participar num debate fazendo perguntas directas, enviar mensagens, etc. É também uma forma de Internet na televisão, permitindo aceder a conteúdos, comunicar com outras pessoas, enviar e receber e-mails, etc.
A televisão interactiva disponibiliza duas categorias importantes de serviços:
1. Serviços de acesso à Internet via televisão.
2. Serviços interactivos produzidos especificamente para televisão, onde se incluem:
- Enhanced TV, que representa a convergência da televisão e da Internet num só meio de comunicação mais completo e interactivo;
- Serviços interactivos independentes dos programas de televisão, como serviços de difusão de texto, som, imagem e vídeo, que se destinam a ser usados na televisão.
Este trabalho visa abordar a Televisão Interactiva como um meio de comunicação audiovisual e o impacto desta a nível social.