A sigla DVD significa Digital Versatile Disc e este é um disco óptico de armazenamento que pode ser utilizado para o armazenamento de dados, incluindo filmes com vídeo e som de qualidade.
No que diz respeito à capacidade de armazenamento, quanto mais, melhor. Tendo como objectivo essa ideia e um suporte já muito utilizado e com provas dadas, o CD, o objectivo para o desenvolvimento do DVD era portanto obter maior capacidade de armazenamento num disco de dimensões iguais às de um CD. As duas maneiras mais óbvias de o conseguir são conseguir comprimir mais informação em cada faixa do disco ou gravar várias camadas do mesmo.
O DVD é uma tecnologia de disco óptico com uma capacidade de armazenamento de 4,7 GB numa face, de uma camada do disco, o que é suficiente para 133 minutos de filme. Os DVD’s podem ser de uma ou de duas faces, e podem ter duas camadas em cada uma das faces. Assim sendo, utilizando os avanços tecnológicos ao nível da precisão da gravação, consegue-se obter hoje a capacidade de 17,9 GB de informação num DVD de duas faces e duas camadas ao invés dos 700 MB do CD.
Todos os discos DVD apenas de leitura, independentemente do tipo, são discos DVD-ROM, isto inclui DVD’s vídeo, áudio e dados. Um DVD adequadamente formatado e estruturado para possuir um conteúdo de vídeo é designado de DVD Vídeo. DVD’s adequadamente formatados e estruturados para possuir um contudo de áudio são designados DVD Áudio. Todos os outros (incluindo outros tipos de DVD com vídeo) designam-se, como já foi referido, de DVD’s de dados. Muitas pessoas usam o termo DVD-ROM para se referir apenas a DVD’s de dados, mas isso, tecnicamente, não é correcto.
O DVD utiliza o modelo de ficheiro e compressão padrão, MPEG-2. As imagens MPEG-2 têm quatro vezes mais resolução que as imagens MPEG-1 e podem ser distribuídas em 60 campos entrelaçados por segundo onde dois campos constituem uma trama da imagem. A qualidade áudio dos DVD é, actualmente, comparável com a qualidade dos CD’s.
As normas e os esquemas de desenvolvimento do DVD são, todos eles, mantidos pelo grupo DVD Forum. Este grupo é formado pelas principais companhias dessa área do mercado, sendo na sua maior parte indústrias ligadas à electrónica.