Inicialmente, o DVD foi desenvolvido e voltado para o mercado das aplicações de vídeo, que até então era dominado pelas cassetes tradicionais VHS. Devido aos problemas no início, nomeadamente de incompatibilidade com os vários leitores existentes, qualidade do vídeo, etc., foram-se fazendo melhorias, até que se começou a perceber que o DVD tinha vindo para substituir os CD’s no mercado.
Assim o DVD alcançou o sucesso rapidamente e com o passar do tempo, devido à sua grande capacidade de armazenamento e versatilidade, os DVD’s deixaram de ser apenas utilizados para aplicações de vídeo, e passaram a ter muitas outras funcionalidades, como por exemplo, áudio, dados, jogos, entre outras.
Com a realização deste artigo pretende-se explicar o conceito de DVD, a tecnologia que o sustenta, a sua relação com a cadeira de Comunicação de Áudio e Vídeo e como este revolucionou o mundo digital.
Neste artigo analisa-se a sua evolução ao longo do tempo, as suas características, aspectos técnicos, codificação de dados, particularidades e potencialidades, assim como a sua importância ao nível da indústria e mercado.