5. melhorias do aac sobre mp3
Como se viu anteriormente o MP3 apresenta algumas limitações em relação a outras normas. Assim o AAC surge com o objectivo de ter uma melhor performance.
Algumas das melhorias do AAC sobre o MP3 são:
· Mais frequências de amostragem (AAC: de 8 kHz a 96 kHz; MP3: de 16 kHz a 48 kHz);
· Permite o uso de até 48 canais, enquanto o MP3 apenas suporta o uso de dois canais;
· Tamanho das frames variável e débito binário arbitrário;
· Maior eficiência e um banco de filtros mais simples (híbrido → MDCT pura);
· Maior eficiência na codificação quer de sinais estacionários, quer de sinais transitórios;
· Consegue codificar melhor áudio com frequências abaixo dos 16 kHz;
· Joint Stereo mais flexível;
· Novas ferramentas que aumentam a eficiência de compressão, como por exemplo, TNS, PNS, LTP, etc.
Outra das vantagens do AAC é permitir uma maior flexibilidade no que diz respeito ao design e à concepção dos codificadores de áudio. Este facto, muitas das vezes, leva a uma maior concorrência nas estratégias de codificação e, como consequência, a uma compressão mais eficiente.
Apesar das suas limitações, o MP3 tem se mostrado extremamente robusto, sendo um dos métodos de codificação mais utilizados. Quando comparado com o AAC, a débitos superiores a 128 kbps, verifica-se que o MP3 apresenta uma qualidade semelhante ao AAC. A maior diferença entre eles regista-se para débitos binários menores que 128 kbps, onde o AAC tem uma melhor performance que o MP3.
Na tabela 1 apresenta-se alguns aspectos relevantes das duas normas apresentadas neste artigo.
Tabela 1 – Comparação das duas normas.
Norma |
MP3 |
AAC |
Criador |
ISO/IEC MPEG Audio Committee |
ISO/IEC MPEG Audio Committee |
Data da primeira publicação |
1993 |
1997 |
Última versão estável |
ISO/IEC 11172-3 |
ISO/IEC 14496-3 |
Implementações mais comuns |
OSI: LAME; Proprietary: Nero |
OSI: FAAC; Proprietary: iTunes |
Patenteada |
Sim |
Sim |
Algoritmo |
Com perdas |
Com perdas, hibrido |
Frequência de Amostragem |
8, 11.025, 12, 16, 22.05, 24, 32, 44.1, 48 kHz |
8 Hz to 192 kHz |
Débito Binário |
8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 160, 192, 224, 256, 320 kbit/s |
8 to 529 kbit/s (stereo) |