Este formato livre, aprovado pela ISO no Novembro de 2001, é baseado na norma MJPEG, baseada pela sua vez na norma JPEG, usada pela codificação de imagens. É suportado pela Digital Cinema Initiatives, um consórcio que junta muitos grandes estúdios cinematográficos, que a utiliza para cinema digital. Ao contrário de todas as outras grandes normas, não explora a redundância temporal; cada trama é codificada em modo Intra com uma variante da norma para imagens JPEG2000 [9].
Existem outras normas privadas, entre as quais se destaca a Audio and Video Coding Standard (AVS). Esta norma foi desenvolvida
desde Junho de 2002, pelo departamento de ciência e tecnologia da China. Em Abril de 2005 a norma foi aprovada e passou a ser a norma nacional [10].
É utilizada, na China, para broadcast de alta resolução, gravação em DVD, comunicação sem fios e para multimédia na Internet. A propriedade
intelectual deste formato é possuída pela China.
Os autores dizem que a AVS tem uma eficiência de codificação parecida à da AVC e 2-3 maior que a da MPEG-2.
RealVideo é um formato da propriedade da RealNetworks. A primeira versão deste formato surgiu em 1997 e era baseada na H.263 até que, a sua versão 8, passa a usar uma codificação própria. Em 2006 surgiu a versão 10, a mais recente. A principal aplicação deste formato é o streaming de vídeo pela Internet. Os proprietários reclamam, para vídeos com a mesma qualidade, um débito binário 80 % menor do da MPEG-2, 15 % menor do da H.264 e 30 % menor do da WMV 9 [11].
Windows Media Video (WMV) é propriedade da Microsoft e foi originalmente desenhado para aplicaçóes de streaming na internet, como um competidor do RealVideo. A primeira versão do codec foi introduzida em 1999 e construída a partir da implementação da MPEG-4 parte 2, feita pela Microsoft. Em Março de 2006 o WMV 9 ganhou a adopção, atribuída pela Society of Motion Picture and Television Engineers para os formatos de distribuição física de HD DVD e Blu-ray Disc, com o nome de VC-1. A Microsoft afirma que a eficiência da compressão é 3 vezes maior que a da MPEG-2 e 2 vezes maior da MPEG-4 [12].