Cada disco HD-DVD tem 15GB por camada, sendo três vezes a capacidade de um DVD single layer. A versão com 12cm de diâmetro e 1.2mm de espessura é semelhante à sua geraçãao antecessora de DVD, oferecendo contudo oito horas de vídeo de alta-definição num disco single-sided, dual layer. Para além da capacidade adicional acrescentada, outras características compõem este género de discos, tais como:
Para efeitos de compatibilidade inversa (com os DVD's), o HD-DVD tem duas opções híbridas: ComboDisc e TwinDisc. No ComboDisc um dos lados está em formato HD-DVD e o outro em formato DVD-9 (situação ilustrada na Fig. 1). Este formato oferecia (na altura do lançamento da tecnologia) uma prova de intercompatibilidade futura, instigando da aquisição do produto em si por parte dos consumidores.
Fig.1 - HD-DVD ComboDisc
O TwinDisc é um disco com até três camadas, sendo uma dedicada a DVD e as outras dedicadas a HD-DVD como se pode ver na Fig. 2. Nesta opção, uma camada reflecte o vermelho e é transparente à luz azul-violeta, fazendo com que o leitor de DVD convencional veja o disco como um DVD-5 comum, enquanto o laser azul penetra a primeira camada para ler os dados HD-DVD lá armazenados.
Fig.2 - HD-DVD TwinDisc
A tecnologia em si é construída baseando-se na experiência ganha na edificação do formato DVD convencional, havendo a escolha de três estratégias de compressão de vídeo. São estas:
Ficheiros áudio são suportados por formatos tais como:
A capacidade de uso de LPCM de dois canais é mandatória, juntamente com o formato MLP de dois canais, adoptado para DVD-Audio. Para formatos lossless, usa-se o DTS HD.
A protecção de conteúdos usada é o AACS (tal como no Blu-Ray). Porém no HD-DVD não existe o conceito de regiões como no DVD ou no Blu-Ray. O AACS (Advanced Access Content System) é o sucessor de 128 bits do CSS (Content Scrambling System) usado em DVD, providenciando protecção a conteúdo HD e SD em discos HD-DVD. Inibe cópias ilegais, e providência a gestão da transferência de conteúdos para outros dispositivos (quando tal possível e permitido). Possibilita também mecanismos de chave-secreta, e um certificado de conteúdo assinado criptográficamente, juntamente com dados que permitem bloquear o acesso a dispositivos ou conteúdos compremetidos. Em contrapartida, o AACS fornece também chaves licenciadas aos seus fabricantes, que permitem o uso de discos legalmente produzidos.