Tem-se vindo a evidenciar, recentemente, um forte contributo e interesse na área das redes de sensores sem-fios multimédia (Wireless Multimedia Sensor Networks - WMSN), pois o seu potencial é imenso.

A ubiquidade e escalabilidade que lhe são naturalmente inerentes assumem neste artigo o estatuto de características chave no sucesso da sua investigação e desenvolvimento. A disponibilidade de sensores com câmaras e microfones integrados de baixo custo e consumo que permitem adquirir conteúdo audiovisual, assim como informação ambiental, de forma distribuída está a fomentar um aumento significativo da investigação nesta área. Pretende-se divulgar, com este artigo, o estado da arte e os principais desafios que decorrem do desenho de uma rede deste tipo. A arquitectura, tecnologias e protocolos que são tipicamente usados nas WMSN são descritos em detalhe.

Finalmente, referem-se algumas das aplicações que já existem actualmente e discutem-se as perspectivas do futuro, no que toca à investigação e ao mercado.

2010 Comunicação Áudio e Vídeo | Instituto Superior Técnico - Taguspark

Design by Grupo 7 | Powered by IST - Taguspark