logo    
 
   
 
 
 
Uma introdução ao 3D
 
Desde o seu aparecimento em 1926, o conceito de televisão têm vindo a sofrer profundas revoluções a todos os níveis. Desde a implementação da grande caixa que mostrava imagens a preto e branco em movimento chegamos agora até ao aparelho fino e apelativo de imagens em cores e alta definição que é visto como um bem essencial a todas as casas.
       
 
       
   
A televisão tem vindo cada vez mais a funcionar como um meio de transporte do quotidiano para outras realidades. Esta evolução vem sendo guiada pelo aumento da experiência que se quer transmitir para a frente do ecrã. Neste sentido é cada vez mais insurgente a utilização de imagens a 3 dimensões para o efeito que, aliadas a um sistema áudio stereo, vêm envolver o utilizador no que se transmite. Até a actualidade foram sendo desenvolvidas várias técnicas que permitiram melhorar esta experiência e a imersão 3D é uma tecnologia em crescente expansão.  
 

Esta evolução foi em parte possível com o surgimento do consórcio DVB cujo standard para televisão digital ofereceu inúmeras vantagens sobre os standards previamente existentes para televisão analógica.

DVB 3D-TV compreende o conjunto de especificações direccionadas para a transmissão de televisão 3D (TV 3D). Este foi aprovado em julho de 2010 abrindo as portas para a unificação do serviço e consequente expansão. Esta solução aborda serviços de TV 3D frame compatible a funcionar sobre uma rede de difusão com suficiente capacidade para sinais HD (high-definition), abrangendo a sua recepção e descodificação por um receptor digital. No entanto a norma não especifica modo de apresentação do sinal recebido permitindo a coexistência de várias tecnologias ao alcance e para escolha do utilizador. A criação de um standard para armazenamento de filmes 3D em formato Blu-Ray 3D vêm também abrir as portas para a industria cinematográfica levar as suas produções às casas com a maior qualidade possível.

 
Outras normas estão ainda em desenvolvimento pela ATSC (Advanced Television Systems Committee) que promete fornecer uma base para a transmissão da TV 3D por meios fixos e aéreos e DVS-1036 (Digital Video Systems) pela SCTE (Society of Cable Telecommunications Engeneers). No entanto sendo uma tecnologia recente são apenas estes os primeiros passos no sentido da estandardização.