Aplicação à Sociedade - Codificação de Vídeo HD - Codec H.264/AVC

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Aplicação à Sociedade

Competição, Aspectos Económico-Sociais e Legais

Em países onde existem patentes sobre software, os produtos que usem o codec MPEG-4 tem de pagar os royalties, inclusive para o perfile Baseline. A organização privada MPEG LA administra os licenciamentos de patentes. Para alem do MPEG-4 esta entidade administra também MPEG-2 Part 1, MPEG-2 Part 2 Video e MPEG-4 Part 2
O H.264 internet vídeo encoder é gratuito para os utilizadores finais, contudo para todos os outros o licenciamento é pago e os termos da licença atualizados a cada 5 anos. Os pagamentos dos licenciamentos vão desde o pagamento por titulo, no caso de Storage ou uma subscrição no caso do Broadcast. Nota ainda que filmes com duração até 12 minutos estão livres de pagamento de royalties.
Em 2005 a Qualcomm, entidade encarregue de inúmeras patentes nos EUA processou a empresa Broadcom alegando que esta tinha infringido duas patentes ao fazer produtos que eram compatíveis com a norma H.264.
 Uma alternativa aos licenciamentos e pagamentos de royalties é a utilização de Codecs open source, esses codecs não são tao eficientes como os que lhes deram origem mas são uma boa opção para utilizações não profissionais, de entre eles destacam-se por exemplo o x264 que é implementação de código aberto amplamente usado para codificar o Codec MPEG-4 e Xvid – MPEG-4 Part 2 codec, compatível com DivX são as open sources mais usadas.
Uma alternativa as open sources são os Codecs que não necessitam de licenciamento, apesar de estarem sempre limitados pela sua fraca difusão face ao numero de utilizadores de MPEG-4 mostra-se uma boa alternativa a
este codec. Destaca-se o DIRAC que é um codec aberto e royalty free desenvolvido pela BBC Research fornece compressão de vídeo com alta qualidade para Ultra HDTV lançada em janeiro de 2008 competindo assim com o H.264 e o VC-1 (SMPTE 421M) que é o Codec desenvolvido pela Microsoft e que pode ser encontrado nos Blue-Ray, Windows media, entre outros.

O facto de existir codecs com elevados factores de compressão de vídeos em alta definição traz implicações sociais. Se dantes era impensável a visualização de vídeos em alta de definição na televisão, computador, ou mesmo no telemóvel, agora já é possível.
No que toca ao armazenamento tornou possível guardar filmes em alta definição nos DVDs convencionais (HD DVD). O aumento das dimensões das televisões fabricadas se deveu a este desenvolvimento de codecs, embora que não directamente. Tornou também possível a transmissão de canais HD por satélite ou por cabo. Caso não houvesse formas viáveis de visualização de vídeos em alta definição nas televisões, estas não teriam as evoluído da forma que evoluíram.
Quanto à difusão de televisão por satélite, depois do aparecimento do H.264/AVC e em conjunto com uma modulação 8-PSK o número de canais pode ser triplicado. Para a televisão terrestre o número de canais também pode ser duplicado usando a mesma banda.
Também as comunicações móveis beneficiaram da evolução dos codecs dado que os ritmos binários neste tipo de comunicação são muito limitados.
A criação destes codecs fez também com que para a transmissão de vídeos em alta definição fossem precisos cada vez ritmos binários mais baixos, o que possibilitou o aparecimento destes vídeos por toda a Internet. Seja o Youtube, seja qualquer outro site de streaming, beneficiou muito disto, e consequentemente nós consumidores. Também o aparecimento do video on demand é exemplo disto.
Por outro lado a pirataria é altamente incentivada pela criação destes codecs, pois torna a transferência de conteúdo muito mais fácil e rápida.


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