Istlogo 


A História da Tv Analógica

Em 1920 realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através de um sistema mecânico baseado no disco de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, John Baird transmitiu contornos de objetos à distância e no ano seguinte fisionomias de pessoas. Em 1926, John Baird, fez a primeira demonstração pública no Royal Institution na cidade de Londres, para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC (British Broadcasting Corporation) para transmissões experimentais. O padrão experimental utilizado nessa altura tinha uma definição que possuía 30 linhas horizontais e era mecânico.

Descrição: http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/sistinform/10histtelev03.jpg

Por volta desta altura, mais concretamente no ano de 1923, o russo Vladimir Zworykin patenteou o Iconoscópio, invento que utilizava o tubo de raio catódico. Também Philo Earsworth em 1927 patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos mas com uma resolução considerada pouco satisfatória. Zworykin foi convidado pela RCA para encabeçar a equipa que viria a produzir o primeiro tubo de televisão chamado Orticon, que passou a ser produzido à escala industrial a partir de 1945.

Descrição: http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/sistinform/10histtelev04.jpg

Em Março de 1935, a Alemanha foi o primeiro país a oferecer um serviço de televisão pública, adotando um padrão de dita média definição com 180 linhas e 25 imagens (quadros) por segundo. Nesse mesmo ano, mas em Novembro a França iniciou as suas transmissões, estando na torre Eiffel as antenas do posto emissor.

A mundialmente conhecida BBC foi inaugurada em 1936, na Inglaterra, com uma imagem composta por 240 linhas, padrão mínimo que os técnicos chamavam de “alta definição”, por garantir uma boa qualidade e nitidez. No espaço de três meses o seu sistema oficial já era de 405 linhas. No ano seguinte três câmaras eletrónicas transmitiram a cerimónia da coroação de Jorge VI para cerca de 50 mil telespectadores.

Continuando pelos grandes países, na Rússia a televisão começou a funcionar em 1938. Foi apenas um ano depois que nos Estados Unidos se começou a oferecer ao público, onde a National Broadcasting Company (NBC) transmitia inicialmente para cerca de 400 aparelhos na cidade de Nova Iorque, utilizando uma resolução de 340 linhas com 30 imagens por segundo.

Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim sendo uma forma de propaganda usado na altura pelo regime Nazi e que continua a ser usado, por vezes, hoje em dia com os mesmos fins.

Com o início da segunda guerra mundial em 1939 a Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar durante esse período. França oficialmente voltou com as transmissões em Outubro de 1944 logo a seguir ao fim da Grande Guerra na Europa, Moscovo voltou a emitir em Dezembro de 1945 e a BBC em Junho de 1946 já bem depois do término das hostilidades.

O uso da televisão aumentou bastante depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos (boom) que ocorreram com as necessidades da guerra e ao crescimento de uma classe com rendimentos suficientes e com entusiasmo para a compra deste tipo de equipamento (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 6000 euros atuais (2012) e os conteúdos eram bastante reduzidos e a programação muito repetitiva).

 No ano de 1950 já a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, a Rússia com 625 linhas e os Estados Unidos e Japão com 525 linhas.

 A televisão em Portugal teve início em 1954 onde um radioamador fez a primeira transmissão de TV ainda antes da RTP (Radio Difusão Portuguesa).

 

Como foi em Portugal?

 

 

A Preto e Branco para Cores...