História

História Do Blu-Ray
No final da década de 90, o investigador japonês Shuji Nakamura apresentou um díodo de laser azul-violeta com comprimento de onda de 405nm, contrastando com o laser vermelho de 650nm usado na altura nos DVD’s.
A Sony iniciou assim dois projectos explorando o novo laser: o UDO (Ultra Density Optical) e o DVR Blue, que desenvolvido juntamente com a Pioneer viria a tornar-se o Blu-ray Disc regravável (BD-RE).
Os primeiros protótipos do DVR Blue foram revelados na exibição CEATEC a Outubro de 2000 pela Sony, mas só a 19 de Fevereiro de 2002 é que o projecto foi oficialmente apresentado como Blu-ray Disc (a palavra blue não pôde ser usada como marca registada por ser uma palavra comum e usada no dia a dia, daí se optar pela palavra blu).
Inicialmente, o “grupo de fundadores do Blu-ray Disc”, criado a 20 de Maio de 2002 pelo MIT, contou com a participação de nove empresas:
Sony, Panasonic, Pioneer, Philips, Thomson, LG Electronics, Hitachi, Sharp e Samsung.
O primeiro aparelho de gravação de Blu-ray da Sony foi disponibilizado no Japão a 10 de Abril de 2003, a um preço de aproximadamente 3500€. Só mais tarde, em Junho de 2006, foram lançados os primeiros leitores de BD-ROM (ex.: Sony BDP-S1) e os primeiros títulos em Blu-ray, tais como "50 First Dates", "The Fifth Element", "Hitch", "House of Flying Daggers", "Underworld: Evolution xXx", "The Terminator (da MGM)"